O EMOCIONAL E A APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDANDO COM A MORTE Curso Técnico de Enfermagem
Advertisements

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
PSICOLOGIA.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Avaliação Psicomotora
Alteridade.
Um subgrupo da depressão
O Aluno a Distância.
experiências INESQUECÍVEIS!
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
ESTRATÉGIAS DE IDENTIDADE
O que significa afetividade/ afeto?...
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sintomas, alterações e particularidades
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Livre arbítrio.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA
Idade adulta -Por que tantas pessoas optam por ter filhos?
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais segura. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Diga sim à vida Estiloja.com.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani.
Depressão.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
O desenvolvimento do adulto
Caracterização do Paciente Neurológico
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
Ativação, ansiedade e estresse
Depressão.
Transcrição da apresentação:

O EMOCIONAL E A APRENDIZAGEM MINICURSO 15 O EMOCIONAL E A APRENDIZAGEM

Palestrante: Psicóloga formada pela UCS Marli Lúcia Trevisan Gasperin Professora da Rede Municipal Psicóloga formada pela UCS Licenciatura Plena em Psicologia Especialista em Terapia de Casal e Família Pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar

Pauta: 1- Apresentação 2- Técnica da folha 3- Significado do aprender 4-Origem das dificuldades emocionais 5-Teoria do desenvolvimento 6- Sintomas emocionais 7- Técnica das mãos 8- O desenho infantil como instrumento para identificar dificuldades emocionas 9- Estudo dos desenhos 10- Encerramento - MENSAGEM

O papel representa nossa vida Balançar a folha com os olhos fechados e prestar atenção: que barulho faz? Que barulho lembra? Agora serão ditas alguma palavras relacionadas a sentimentos relacionados ao trabalho e à vida. Na medida em que estes sentimentos tiverem significado e intensidade na sua vida você amassará o papel.

Eu realizo uma função que desconheço ou tenho pouco conhecimento do que faço? Sinto insegurança? Tenho medos? Tenho vontade de desistir? Sinto-me reconhecido? Sinto-me feliz quando consigo executar alguma tarefa que eu criei? Me sinto desanimado? Sei o valor do meu trabalho? Sinto a importância do companheirismo da equipe?

O papel na mão é como a vida, somos responsáveis por ela O papel na mão é como a vida, somos responsáveis por ela. Somente nós controlamos nossa vida. Agora desamassem o papel e vejam como ficou. Que marcas ficaram no papel? Novamente balancem o papel e tentem identificar o som que o papel faz. Percebem que não faz barulho?

Assim é nossa vida e nosso trabalho Assim é nossa vida e nosso trabalho. Estas são as marcas que temos na vida, mas que sem elas não teríamos uma história para contar . Elas são provas dos desafios que conseguimos ultrapassar. Olhem para as marcas que ficaram no papel. Fechando os olhos pensem no barulho..que faz o papel. Apesar de termos que enfrentar os problemas e dificuldades de nossa vida, sempre há uma forma de aquietar as tempestades e acalmar a nossa alma para estarmos sempre prontos para aprender, crescer e enfrentar novos desafios.  

Inclusão: A inclusão é um desafio. Ser professor é um desafio. Múltiplos sentimentos são gerados por todo esse processo, pois não estamos preparados e precisamos entender de psicologia, de síndromes e de como ajudar este aluno a aprender. O que realmente cabe a nós ? Qual o meu papel diante de tudo isso?

Significado do aprender NÃO APRENDER NÃO É CONTRÁRIO DE APRENDER O NÃO APRENDER CUMPRE UMA FUNÇÃO APRENDER é desvendar a história Simbolizar a minha história As crianças não aprendem por fatores emocionais, porque aprender significa entender o que acontece na sua vida; isso pode causar muita dor, então os processos de aprendizagem são bloqueados.

Origem das Dificuldades Emocionais As crianças tem comportamentos diferentes: Calmos, agitados, agressivos, apáticos, mais sociais, antissociais, tímidos, extrovertidos. O que determina os comportamentos? FATOR HEREDITÁRIO: No momento da concepção certas qualidades são fixadas e exercem influências no comportamento. Ex: Tamanho, constituição física, mais capacidade em atividades motoras, posições de liderança e maior segurança, maior valorização dos pais e auto estima mais elevada

A capacidade intelectual também é limitada pelo fator hereditariedade, porém a estimulação precoce e o tratamento adequado podem promover adaptações consideráveis. A criança com capacidade mental limitada tem maiores dificuldades com honestidade, cooperação e tendências a comportamentos instáveis, isto também pode ser herdado.

Exemplos: Atitude dos pais em relação ao nascimento. INFLUÊNCIAS ORGANICAS: Dificilmente isolável dos fatores hereditários e operam a parte do nascimento Ex: nutrição, problemas endócrinos, epilepsia, encefalite, anóxia INFLUENCIAS AMBIENTAIS (Família, meio): Formam e modelam o comportamento do indivíduo. Grande impacto e profundo efeito sobre o comportamento. Exemplos: Atitude dos pais em relação ao nascimento. Grau de afeição, valorização e estimulação do processo de crescimento e independização, atritos conjugais.

INFLUÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS: O comportamento também é determinado por pressões e tradições culturais. Ações e crenças determinadas por grupos sociais. Status econômico: nível econômico exerce fator determinante sobre a conduta. Estudos mostram que crianças com lares que o fator econômico é precário são mais vulneráveis a problemas de personalidade, tem mais potencial de desenvolver comportamentos antissociais.

A relação entre as dificuldades em aprender e o emocional Fases de desenvolvimento segundo Freud Fases de desenvolvimento segundo Piaget A fixação ou a passagem com lacunas nessas fases vai determinar estruturas psíquicas mais saudáveis, ou não, como também a internalizarão da aprendizagem Tudo que quantifica algo deve nos chamar atenção

É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR SEJA CONTINENTE É necessário que se criem espaços para a saúde mental. ( tratamento, jogos, ludicidade) O NÃO APRENDER É A IMPOSSIBILIDADE DE INCORPORAR OS OBJETOS DE CONHECIMENTO À EXPERIÊNCIA DA VIDA

Muitas vezes a energia psíquica está envolvida em outras tarefas e a aprendizagem fica bloqueada ou reprimida O ego está envolvido em tarefas que comprometem a energia disponível Ex: depressão, mortes, segredos, fobias

Teoria do desenvolvimento e da personalidade

Estágios de Desenvolvimento segundo Piaget

SINTOMAS EMOCIONAIS ANSIEDADE Se caracteriza por preocupação excessiva, nervosismo Tensão muscular Sudorese, boca seca, tonturas, dores de estomago Resposta de sobressalto exagerada Medo que as pessoas da família irão adoecer ou morrer Crianças com ansiedade tendem a ter uma preocupação excessiva com seu desempenho escolar Necessitam exageradamente de asseguramento

Depressão: Perda do interesse e do prazer Desanimo, desesperança e sentimento de desvalia e culpa Dor emocional agonizante( angústia) Fobia à escola Humor irritável Alterações psicomotoras ( incapacidade de ficar sentado, mexer as pernas, fala diminuída, lentidão) Dificuldade de terminar tarefas, em concentrar-se

Agressividade: TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) • Padrão de comportamento : -negativista -hostil -desafiador COMUM EM CRIANÇAS DE DOIS ANOS, PORÉM QUANDO PERMANECE E TRAZ PREJUÍZO SIGNIFICA TRANSTORNO.

TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) • Perde a calma • Discute com adultos • Desacata ou se recusa ativamente a obedecer a solicitações ou regras de adultos • Incomodativo • Culpa os outros por seus erros • Se irrita com facilidade • Enraivecido e ressentido • Rancoroso e vingativo

TRANSTORNO DE CONDUTA (TC) • Padrão repetitivo persistente de comportamento, no qual são violados: • os direitos individuais dos outros ou • as normas ou regras sociais importantes próprias da idade

TRANSTORNO DE CONDUTA (TC) • Agressão a pessoas e animais • Destruição de patrimônio • Defraudação ou furto • Sérias violações a regras 2 TIPOS: -INÍCIO NA INFÂNCIA (ATÉ OS 10 ANOS) - INÍCIO NA ADOLESCÊNCIA (A PARTIR DOS 11 ANOS)

DIFERENÇAS BÁSICAS EMOÇÕES ENRAIVECIDO FRIEZA E ENRAIVECIDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PREJUDICADA CURSO E PROGNÓSTICO LEVE A MODERADA GRAVIDADE ALTA GRAVIDADE

• SE NÃO TRATADO: • RISCO DE EVOLUIR PARA TC • 80% DESENVOLVEM OUTROS TRANSTORNOS MENTAIS NA VIDA ADULTA (T. HUMOR, DROGAS) • RISCOS DE COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL NO ADULTO • MAIOR CAUSA DE PROCURA POR SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (33-50% dos atendimentos) • TDO: 2-16% • TC: 1-10% • >35% das famílias de baixa renda

O desenho infantil como instrumento para identificar dificuldades emocionas

Técnica das Mãos OBJETIVO: Entrar em contato com o colega através do sentir e adivinhar o que o outro pode estar pensando. INSTRUÇÕES: Em duplas, de mãos dadas, de frente um para outro. É PROIBIDO FALAR DOIS APERTOS DE MÃO É SIM UM APERTO DE MÃO É NÃO

Pensar em um objeto quem tem na sala Um sentimento bom PROCEDIMENTOS: Pensar em um objeto quem tem na sala Um sentimento bom Responder as perguntas pelo aperto de mão. Começa com a letra A? Sente todos o dia? Termina com a letra R? Começa com B? Tem a letra A? Tem 7 letras? Tem menos de 7 letras? Tem a Letra M no meio?

Quando estamos conectados com o outro muitas vezes Agora tentem adivinhar o que o colega pensou. Quando estamos conectados com o outro muitas vezes não necessitamos de palavras, pelo olhar, percebe-se muitos sentimentos.

DEPRESSÃO: Aparência triste, costuma auto-desvalorizar-se e tem sentimentos de inferioridade, alterações de sono, insatisfação Agressividade, raiva, agitação, comportamentos para chamar a atenção.

Encerramento: Que todos nós possamos entender a inclusão como um processo, difícil , desafiador porém o seu êxito trará uma satisfação importante e trará muito conhecimento a nossas vida. PEÇA AJUDA, TRABALHE EM EQUIPE Ninguém sabe tudo e ninguém é obrigado a saber tudo.