Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Redução da Carga Tributária;  Não depender só da demanda interna;  Diversificar negócios e riscos;  Fortalecer a marca;

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Transcrição da apresentação:

Prof. MSc. Cláudio Cabral

 Redução da Carga Tributária;  Não depender só da demanda interna;  Diversificar negócios e riscos;  Fortalecer a marca;  Melhorar a imagem da empresa;  Etc.

 Pesquisa de Mercado  Tecnologia e Gestão  Requisitos Técnicos e jurídicos  Marca  Promoção Comercial

 Selecionar mercados;  Identificar tendências e expectativas;  Reconhecer a concorrência;  Avaliar oportunidades e ameaças.

 PERFIL DO MERCADO: Descrição do país, histórico,sistema político, econômico e legal. Nível de estabilidade social.  PERFIL DO COMÉRCIO EXTERIOR DO PAÍS: Pauta de exp/imp dos produtos da mesma categoria e substitutos.  BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS: Alíquotas, especificações técnicas, barreiras sanitárias.

PERFIL DA CONCORRÊNCIA: Participação de mercado, pulverizado ou concentrado. ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO: Atacadistas, distribuidores, importadores. PERFIL DA CLIENTELA: Consumidores industriais, consumidores individuais, características demográficas.

 Semelhança entre o mercado alvo e o mercado doméstico.  Proximidade. Ex Características dos produtos, como normas técnicas ou componentes adequados ao nosso clima. Temperatura média, umidade e frio locais.

 O mercado alvo possui acordo de preferência com o Brasil.  Nível dos impostos os produtos brasileiros.  Existe segurança no fornecimento de energia elétrica, segurança pública, e demais instituições.

 Poder de compra da população.  Acordo de Convênio de Crédito Recíproco (CCR).  Capacidade de pagamento do país.

 Hábitos das pessoas no mercado-alvo,  Fatores religiosas,  Diferenças entre práticas comerciai,  Imagem do Brasil no mercado- alvo.  Idioma

 Especificações adequadas para o produto existente no mercado alvo.  Prazo de garantia,  Tempo de prateleira, validade, design, etc.  Requisitos.

Para ser mais competitiva internacionalmente, a empresa deve investir em Tecnologia e Gestão eficaz. Com a Tecnologia a empresa pode obter:  Inovação,  Melhor qualidade,  Custos reduzidos,  Processos mais eficientes,  Menos rejeitos industriais.

A Empresa que quer exportar deve adaptar sua gestão em todas as fases:  Definição de Metas;  Planejamento;  Controle Financeiro;  Processo Produtivo, etc.

Fonte: ABDI, 2008

 A empresa que pretende exportar deve se prevenir com relação a “Barreiras Técnicas”  A ABNT, quando possui acordos de reconhecimento com outros países, pode emitir Certificado de conformidade técnica.  O Certificado ajuda na competitividade e assegura maior agilidade na exportação.

Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se:  Fomentar técnicas de gestão da qualidade, metrologia e regulamentos técnicos na indústria nacional;  Fornecer ao exportador brasileiro informações com o intuito de auxiliá-lo na superação de barreiras técnicas; (ALERTA EXPORTADOR)  Promover o intercâmbio com entidades e organismos internacionais.

 Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue um produto de outros. O registro de marcas deve ser feito para :  Proteção de uso exclusivo  Bem material de valor econômico  Ajuda na conquista de novos mercados No Brasil as marcas e patentes devem ser registradas no INPI (Inst. Nacional de Propriedade Industrial)

MISSÕES TÉCNICAS E COMERCIAIS  Analisar a estrutura política, econômica e social do mercado alvo e coletar informações  Observar a concorrência e legislação comercial do país (patentes, barreiras técnicas, entre outras);  Estabelecer contato com importadores;  Viabilizar acordos e parcerias comerciais

FEIRAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Uma das formas mais eficazes de se explorar um mercado, conhecer a concorrência, realizar vendas e promover o seu produto.  Apresentação do estande e dos produtos  Catálogos e material promocional  S ISTEMA DE R EGISTRO DE I NFORMAÇÕES DE P ROMOÇÃO - SISPROM

HAVAIANAS - A BRASILEIRA QUE CONSTRUIU UMA MARCA GLOBAL Com uma engenhosa estratégia que tornou sua Havaianas um ícone de moda mundial, a Alpargatas conquista o prêmio Empresa do Ano, de EXAME Ao completar um século de existência, em abril de 2007, a São Paulo Alpargatas, maior fabricante nacional de calçados e acessórios esportivos, já terá fincado sua bandeira em Nova York, a meca mundial do consumo. Trata-se da porta de entrada no processo de transformação da Alpargatas, controlada pelo grupo Camargo Corrêa, numa das novas multinacionais brasileiras. Quando chegar a Nova York, a companhia, que foi criada em 1907 e produzia encerados e um rudimentar calçado de lona, terá se equiparado a nomes como Votorantim, Gerdau, Natura e Vale do Rio Doce — as poucas empresas nacionais que já ultrapassaram as fronteiras do país para conquistar o mercado mundial.

A dura construção de uma imagem global Elas querem conquistar o mundo, Empresas de países emergentes trabalham para colocar suas marcas entre as mais valiosas do mundo. O caminho é longo Por Daniel Hessel Teich EXAME As empresas globais de países emergentes já se provaram capazes de competir em escala mundial e de operar com um grau de eficiência muitas vezes superior ao de suas concorrentes dos países desenvolvidos. Apesar de todas as conquistas já realizadas, ainda resta um desafio a essas companhias o de construir marcas de projeção internacional que reflitam a riqueza, o potencial competitivo e que, principalmente, se transformem em parte relevante de seus ativos.

Obrigado Até a próxima aula