Aprendizados com a expansão da Rede de M&A:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
A Gestão Social pode ser vista como...
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Como o Governo formula sua Estratégia
Monitoramento e Avaliação
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Superintendência de Gestão Planejamento e Finanças
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Capacitação 1ª Etapa – 2ª Parte
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO SEPLAN/MT - SPP
O RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Monitoramento e Avaliação
Fórum de Secretários Executivos
Gestão Estratégica na Política Pública
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
1 Brasília – DF 23 DE SETEMBRO DE 2014 Custos no Serviço Público.
Avaliação na Atenção Básica
CFEMEA- CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIA Seminário Sistema Estadual de Participação Cidadã: A construção do PPA participativo na perspectiva das.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2008
Capacitação no Modulo de Cadastramento do FIPLAN
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Calendário da Gestão Pública Municipal: Ferramenta de apoio ao Controle Interno Alexandre Alves Diretor Executivo do FECAM
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
SIPLAG Sistema de Planejamento e Gestão
Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento GOVERNO DE RORAIMA “ AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS ”
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Administrador Público – CRA/DF
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico Fundamentos no Orçamento Participativo.
Transcrição da apresentação:

Aprendizados com a expansão da Rede de M&A: a experiência da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia Maria Aparecida Fortes de Almeida Presidio Jamille Santos dos Santos Lima Alexandre Vasconcelos Junqueira Fabiane Louise Bitencourt Pinto

Experiência registrada por nós, que atuamos na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, mas vivenciada por todas as pessoas do Executivo Baiano envolvidas nos Processos de Monitoramento e de Acompanhamento.

Processo de Monitoramento Processo de Acompanhamento

Processo de Monitoramento Processo de Acompanhamento Verifica a execução da Ação Orçamentária, constatando o cumprimento da entrega de bens e serviços descritos no produto, sua quantidade e localização. Verifica como os Órgãos e Entidades do Executivo Baiano estão caminhando para atingir as METAS definidas para os COMPROMISSOS assumidos. Analisa dados e informações sobre as metas dos compromissos dos Programas de Governo que compõem o Plano Plurianual. Possibilita a consolidação de dados sobre a execução física da meta da Ação Orçamentária.

Processo de Monitoramento Processo de Acompanhamento Oferece um conjunto de etapas, definidas e encadeadas, que subsidiam de informações o processo decisório, retroalimentando o planejamento e a programação orçamentária. Oferece uma ferramenta tecnológica para que os dados oriundos da execução da Ação Orçamentária sejam armazenados com segurança. Articula com todos os atores envolvidos na entrega de bens e serviços necessários à execução do Programa de Governo. O que foi entregue? Quanto foi entregue? Onde foi entregue?

Articula com todos os atores envolvidos na entrega de bens e serviços necessários à execução do Programa de Governo. A primeira etapa do Processo de Monitoramento é exatamente a identificação das pessoas envolvidas na execução dos Programas de Governo, definindo a Governança do Programa com a identificação dos responsáveis por sua Execução, compondo a Linha Decisória e a Equipe do Programa.

Linha Decisória e a Equipe do Programa no Processo de Monitoramento Tomadores de Decisão sobre a Execução das Políticas Públicas expressas nos Programas de Governo: Secretários, Chefes de Gabinete e Superintendentes. Execução de Políticas Públicas Executores das Políticas Públicas expressas nos Programas de Governo, responsáveis pela entrega de Bens e Serviços: Superintendentes, Diretores, Coordenadores e Técnicos.

Gestores Orçamentários no Processo de Acompanhamento Articulação com os Atores envolvidos na Gestão Orçamentária dos diversos Órgãos e Entidades. PPA LOA LDO Diretores Orçamentários, Coordenadores de Programação Orçamentária e Coordenadores de Acompanhamento e responsáveis pelas Unidades Setoriais de Planejamento.

Processo de Monitoramento Processo de Acompanhamento PPA LDO LOA Execução de Políticas Públicas PPA LOA LDO

Processo de Monitoramento Processo de Acompanhamento Execução de Políticas Públicas PPA LOA LDO Coleta de dados com baixo índice de registro administrativo. Coleta de dados com alto índice de registro administrativo.

Processo de Processo de Monitoramento Acompanhamento Execução de Políticas Públicas PPA LOA LDO Coleta de dados com baixo índice de registro administrativo. Coleta de dados com alto índice de registro administrativo. Secretários, Chefes de Gabinete, Superintendentes, Diretores, Coordenadores e Técnicos. Diretores Orçamentários, Coordenadores de Programação Orçamentária e Coordenadores de Acompanhamento e responsáveis pelas Unidades Setoriais de Planejamento.

PPA LOA LDO Secretários, Chefes de Gabinete, Superintendentes, Diretores, Coordenadores e Técnicos. Diretores Orçamentários, Coordenadores de Programação Orçamentária e Coordenadores de Acompanhamento e responsáveis pelas Unidades Setoriais de Planejamento. Execução de Políticas Públicas

PPA LOA LDO Secretários, Chefes de Gabinete, Superintendentes, Diretores, Coordenadores e Técnicos. Diretores Orçamentários, Coordenadores de Programação Orçamentária e Coordenadores de Acompanhamento e responsáveis pelas Unidades Setoriais de Planejamento. Execução de Políticas Públicas

Responsável pela Unidade Setorial de Planejamento Linha Decisória e Equipe do Programa dentro do Processo de Monitoramento Gestores Orçamentários dentro do Processo de Acompanhamento

Gestores Orçamentários Linha Decisória, Equipe do Programa e Gestores Orçamentários Responsável pela Unidade Setorial de Planejamento

Responsável pela Unidade Setorial de Planejamento Linha Decisória, Equipe do Programa, Gestor Orçamentário e Responsável pela Unidade Setorial de Planejamento Nível Estratégico Nível Programático Nível Orçamentário

Obrigada! Maria A. Fortes de Almeida Presidio Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Diretora de Monitoramento DAM/SGA/SEPLAN - Ba maria.presidio@seplan.ba.gov.br 71 3115-3603