Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Geração de Negócios em Feiras e Eventos
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Use, Vista e Fale USE VISTA FALE Os produtos e conquiste resultados
Acompanhamento e atendimento ao cliente
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA DE MINAS GERAIS
Seja Líder De Si Mesmo.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
MARKETING PESSOAL GRAZIELEIONELEANDROSHAYENNE. INVISTA EM SUA SAÚDE Alimente-se muito bem Alimente-se muito bem Pratique exercícios físicos regularmente.
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Conselhos Para Viver Por Dale Ditto
Monitoria GDI Aula Prática
MARKETING PESSOAL Prof. Ellen Thaís Azevedo. Belém – PA 2011.
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
Pesquisa de Clima Organizacional
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Putting in in my CV Faci Eliane Akiyama Scapellato TM Member.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
O ingresso na Universidade
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Currículo & Entrevista
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
MERCADO DE TRABALHO.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados A Utilização das Redes Sociais no Desenvolvimento.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Que os Participantes tragam Convidados e Indique novos Participantes.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
MARKETING PESSOAL Adm. Eliana Luiza Dias.
Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim.
Comunicação pessoal - I
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Perguntas frequentes em uma entrevista
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Marketing Pessoal.
Competências básicas para o sucesso profissional..
Transcrição da apresentação:

Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC MARKETING PESSOAL Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC

OBJETIVOS Conhecer o conceito de Marketing Pessoal Identificar os elementos fundamentais do MP Fazer um Plano de Marketing Pessoal

Conceito de Marketing Pessoal MP uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes numa perspectiva pessoal e profissional. Envolve o planeamento de ações bem definidas a fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes. In http://marketingpessoal.org/44-marketing-pessoal-estrategia-sucesso/

Conceito de Marketing Pessoal É uma nova disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura (Kotler, 2000).

Conceito de Marketing Pessoal Marketing pessoal não é SÓ divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim tornarmo-nos pessoas melhores, reconhecermos as nossas limitações e investirmos fortemente nas nossas qualidades. MP é um processo de desenvolvimento pessoal.

Elementos Fundamentais do MP 1. Qualidade do posicionamento emocional 2. Comunicação interpessoal 3. Rede de relacionamentos 4. Posicionamento da imagem 5. Prática de ações de apoio ao outro

Elementos Fundamentais do MP 1. Qualidade do posicionamento emocional. Forma como agimos e interagimos com os outros. Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo.

Elementos Fundamentais do MP 2. Comunicação interpessoal. A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós. Articular um bom discurso. Usar Português correto (escrito/falado), adequado a cada contexto. Vencer a timidez. Usar diálogos motivadores e edificantes. Manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas.

Elementos Fundamentais do MP 3. Rede de relacionamentos. Situar-se socialmente, quer nas relações verticais (com os superiores hierárquicos) quer horizontais (com os seus semelhantes). Redes sociais/Network. Manter o contacto, enviando mails, sms, participar em eventos sociais… Atenção e cordialidade.

Elementos Fundamentais do MP 4. Imagem/Postura Adequar o vestuário ao local, momento e contexto. Cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmoniosa e atrativa da imagem.

Elementos Fundamentais do MP 5. Prática de ações de apoio ao outro Apoiar e incentivar os outros. Atitudes de cooperação, praticadas de forma genuína e sincera, são uma ferramenta eficaz para o alcance do sucesso pessoal, social e profissional.

Elementos Fundamentais do MP Posicionamento emocional Comunicação interpessoal Imagem M.P. Cooperação Rede de relacionamentos

Estou preparado para o desafio???? Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio????

Análise do EU Interior Que princípios me orientam? Quais são meus valores básicos? Qual é o meu talento? Quais são meus pontos fortes? Em que preciso melhorar? Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que procuro? (objetivo) O que alcancei até agora? Qual meu planeamento pessoal e profissional?

Análise do EU Exterior Que imagem têm os outros de mim? Como as pessoas me recebem? Lembram-se de mim no meu aniversário, natal, ano novo e outras ocasiões festivas? Convidam-me para festas, receções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas? O que as pessoas pensam de mim?

DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DO PRODUTO “EU” Qualificações Competências Habilidades Conhecimentos Disponibilidade Afetividade Equilíbrio Responsabilidade O que posso fazer O que quero ser Quem sou EU

Estou preparado para o desafio???? Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio???? Estou decidido a mudar????

DECISÃO X AÇÃO P – Estão 5 sapos num tronco. 4 decidiram saltar. Quantos ficaram? R – 5! Porque só decidiram, nenhum saltou.

DECISÃO X AÇÃO Qual a melhor HORA para mudar?

Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle Conseguir 2 entrevistas de emprego, uma delas numa empresa multinacional, até ao final de 2013 Fazer um curso intensivo de inglês. - Procurar 1 curso reconhecido no mercado; Efetuar a matrícula; Organizar o horário de estudo. Set./2013 Nota final do curso Fazer o C.V. Fazer o levantamento dos certificados obtidos; Elaborar o CV Procurar/pesquisar instituições –alvo de interesse; Fazer cartas de motivação; Contactar as instituições. 15/Out./ 2013 CV Preparar a Entrevista de Emprego. Pesquisar curso de formação nas IES; Contactar o IEFP; Pesquisar dicas e conselhos na net; Recolher inf, acerca da Inst. Entrevistadora. 20/Out./ Manual com informação Criar Perfil nas redes sociais Pesquisar redes sociais indicadas na área de formação. Consultar perfis. Construir o perfil. Out./2013 Perfil

Marketing Pessoal LIFE = RISK http://www.youtube.com/watch?v=4r0eYOF9gJg

Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle Desenvolver competências ao nível do relacionamento interpessoal Fazer 2 cursos de Formação Pesquisar nas áreas de assertividade, gestão de conflitos… Inscrever no curso Set/2013 Certificado do curso Fazer voluntariado numa Inst. Procurar informação sobre V. Contactar instituições. Inscrever-se. 15/Out./ 2013 Horário de V. Marcar 5 saídas com amigos/colegas (café, cinema, jantar, etc) Dinamizar o perfil na rede social Procurar inf. acerca dos acontecimentos sociais da cidade. Enviar sms, mails. Dirigir convites. Ir aos locais frequentados pelas pessoas suas conhecidas 15/Nov/ Registos Melhorar a Imagem Pessoal Fazer um curso em maquilhagem pessoal Procurar sites, páginas de interesse, blogs… Procurar o curso Inscrever-se/treinar Dez/2013 Comprar 6 peças de vestuário até 100euros Procurar sites, páginas de interesse, blogs, etc, com dicas… Ir ao Centro comercial… Roupa

Marketing Pessoal SUPERAR OBSTÁCULOS http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JBeAb6PuaU4#

Marketing Pessoal - ESFORÇO INICIATIVA MOTIVAÇÃO http://www.youtube.com/watch?v=BCPrNg1SO_g&feature=related

Marca – característica distintiva Desafio do marketing Criar marcas

Mix de Marketing Pessoal Conteúdo Produto Embalagem Preço Praça Promoção/Networking

Mix de Marketing Pessoal Formação/Conhecimentos Competências Atitudes Currículo Conteúdo Produto Imagem / Postura Cuidados de Saúde Estilos de vida saudáveis Embalagem

Mix de Marketing Pessoal Preço / Valor “O Homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” François Rabelais

Mix de Marketing Pessoal Praça Estar no lugar certo, no momento certo. Definir a sua área de atuação. Fazer marketing.

Mix de Marketing Pessoal Promoção / Networking Saia de casa. Participe em atividades Faça voluntariado Telefone, envie sms, mails Participe nas redes sociais Faça parte de associações

“Remix” de Marketing Pessoal Invista no CV Invista na formação Tenha foco/objetivo Seja confiante Cuide/valorize a imagem Valorize o esforço Divulge o que faz bem/as suas qualificações Prepare-se para as atividades (comunicação em público) Estabeleça relações cooperativas Seja positivo Aumente o auto-conhecimento

Terminámos??? Vamos começar. http://www.youtube.com/watch?v=loXCk_VHA-o