CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Matemática para todos Educação Básica
65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Depressão e crianças superdotadas
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Educacao e Tecnologia.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
- EDUCAR -.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Planejamento de Comunicação Introdução
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIVERSIDADE E VALORES:
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
- Educar -.
Escolhendo o nosso Futuro
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A atitude e a experiência filosófica
Educar.
O I L U M N S Professor: Odair.
Plano de Trabalho Docente
Educação.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fundamentos Filosóficos da Educação
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Orientação Educacional
Em busca de uma compreensão
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profª. Taís Linassi Ruwer
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
“Criatividade sob vários pontos de vista”
CULTURA ORGANIZACIONAL
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/ /07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO VIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CARLY CRUZ DISCIPLINA- ESTÁGIO EM PESQUISA i carlycruz@globo.com

O que é criatividade? Na antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista, como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas.”(Alencar, 2001,p.15). Havia também a concepção que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa.

Para Zorzal e Basso(2002) a conceituação de criatividade pode assumir orientações, no que se refere às suas origens e a sua manifestação, ambientalistas, inatistas e metafísicas. Ambientalista; Inatista; Metafísicas.

Vigotskii (1987) define atividade criadora ou criatividade como “[ Vigotskii (1987) define atividade criadora ou criatividade como “[...]toda criação humana criadora de algo novo, quer se trate de reflexos de algum objeto do mundo exterior, ou de determinadas construções do cérebro ou do sentimento, que vivem e se manifestam apenas no próprio ser humano.”(p. 7)

O cérebro[...] é também um órgão combinador, criador, capaz de reelaborar e criar com elementos de experiências passadas novas normas e posições. Se a atividade do homem se reduzesse a repetir o passado, o homem seria um ser voltado exclusivamente para o fazer e incapaz de se adaptar ao amanhão diferente. É precisamente a atividade criadora do homem que faz dele um ser projetado para o futuro, um ser que contribui para criar e que modifica seu presente(Vigotskii,1998)

O que é diversidade? Variedade; Multiplicidade. (Dicionário Houaiss) O que é diversidade na escola?

O que é inclusão? Inserção; Introdução; Adição; Integração como parte constituinte. (Dicionário Houaiss)

Criatividade,Diversidade e inclusão na escola? Vias para a Educação Inclusiva.

COMO ? Criando condições para todos os alunos pensarem de maneira analítica, criativa e prática.

Inteligência envolve três tipos de habilidades : habilidades criativas, para conceber novas idéias, habilidades analíticas, para saber se as idéias são boas, e habilidades práticas (ou bom senso) para pôr suas idéias em prática e persuadir os outros de seu valor. (Sternberg,2006)

Algumas ações para a promoção de vias para a Ed. Inclusiva(Sternberg) Incentivo contra a resistência aos riscos inerentes às ações comuns; Promoção do pensamento crítico sobre o que ouvem , lêem, vêem e falam; pensar antes de aceitar; Entendimento dos riscos de serem criativos; Explicação sobre a distinção de inteligência e sabedoria;

Ensino da importância de saber o que ainda não se sabe; Importância dos valores e do conhecimento como equivalentes; Predisposição ao “poder fazer”.

E a educação formal? A virada do milênio é a razão oportuna para um balanço sobre práticas e teorias que atravessaram os tempos. Falar de perspectivas atuais da educação” é também falar, discutir, identificar o “espírito” presente no campo das idéias, dos valores e das práticas educacionais que as perpassam, marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro. Moacir Gadotti

A COMPLEXIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO... Criar é tão difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário. Fayga Ostrower