Auditoria Interna SGQ FCDL-SC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de ação [sua empresa]
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Unimed Tubarão.
Visão Geral das Normas ISO
Apresentação das propostas
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Oficina: Gestão da Estratégia
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Instrutor: Objetivos:.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
HISTÓRICO NBR ISO 9001/2000:2008. HISTÓRICO NBR ISO 9001/2000:2008.
Auditoria Interna SGQ FCDL/SC NOV-10
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando: Congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo.
SGQ FCDL-SC NBR ISO 9001:2008. SGQ FCDL-SC NBR ISO 9001:2008.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando: Congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo.
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA FAMILIA DIRETORIA DE TRABALHO E RENDA SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO - SINE-SC Acompanhamento e Supervisão do PEQ.
PIDG – PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE CDL
SGQ FCDL-SC NBR ISO 9001:2008.
Auditoria e Segurança da Informação
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
PERFIL FCDL/SC CAPACITAÇÃO, SERVIÇOS E TECNOLOGIA PARA OS LOJISTAS CATARINENSES A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina foi.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Auditoria Interna SGQ FCDL-SC
Auditoria Interna SGQ FCDL-SC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
QUALIDADE EMPRESARIAL
Produções Importadas da Plataforma Lattes Produção Institucional.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento de 04 a 09 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Avaliação de desempenho através.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE AUDITORIA EXTERNA
Compras – Planejamento de Estoque
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Promover com excelência a educação,
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
PERFIL FCDL/SC CAPACITAÇÃO, SERVIÇOS E TECNOLOGIA PARA OS LOJISTAS CATARINENSES A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina foi.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
PriceOne Consultoria Empresarial
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
ISO 9000.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
MÓDULO AUDITORIA E CONTROLE INTERNO SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
Transcrição da apresentação:

Auditoria Interna SGQ FCDL-SC NBR ISO 9001:2008

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina Resultados da Auditoria Interna: 11.12.12 a 21.12.12

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA O processo de auditoria interna ocorreu no período de 11.12.12 a 21.12.12, possibilitando a avaliação de todos os processos envolvidos com a certificação da NBR ISO 9001:2008. Observou-se o entendimento da Política da Qualidade e sua aplicabilidade nas atividades, a conscientização em manter os indicadores sempre atualizados, pois estes informam a necessidade de ações que os processos devem acompanhar e monitorar para manter o desempenho do setor, comprometimento da equipe nas suas atividades, ressaltando o atendimento com agilidade e presteza, as aberturas dos RACPs, demonstrando que as reclamações e insatisfações estão sendo resolvidas e o associado atendido. Ficou identificado que os POs e as utilizações dos RQs, em quase todos os processos foram pontos fortes nesta auditoria, somente nos processos: Suporte de Sistemas e TI – Gestão de Infraestrutura onde se evidenciou incertezas e dúvidas na equipe quanto à identificação, utilização e a importância do preenchimento dos RQs. No geral houve evolução e maturidade no SGQ-FCDL/SC conforme mencionado e pelo número expressivo de pontos fortes (47).  

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA As Melhorias Aplicadas nos processos foram o diferencial nesta Auditoria Interna. Este ponto relevante evidencia o trabalho dos funcionários em aprimorar e oferecer o melhor de si no desenvolvimento profissional e da Entidade. Destacamos os processos que tiveram Melhorias Aplicadas em seu setor: Comercial: Implantação Market Share; Treinamento EAD Vendas; Criação da Aba Comercial no Portal FCDL/SC; Contratação Consultor Comercial Externo para atuação regional no auxílio do fortalecimento da marca SPC, onde vai estar contemplado ao PEX – Programa de excelência das CDLs; Implantação das Estatísticas às CDLs e disponibilizada as informações no Site; Contratação de Representante Comercial na região Meio Oeste Catarinense; Contato com mais 03 palestrantes de renome para fazer parte do portfolio dos Workshops, totalizando 50 temas de palestras (07);

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA Eventos: Alteração no PO do item 4 Descrição citando o objetivo do processo com alguns focos específicos; Criação do RQ 751.3.4 – Relatório Pós Evento; Inclusão no RQ 751.3.5 – Critério de Verificação para Seleção de Fornecedores Pré Eventos os itens de segurança (03); Expansão: Criação do RQ 721.1.9 - Planejamento de Visitas e Contatos, que tem a finalidade de auxiliar o responsável no trabalho com foco e direcionamento das localidades potenciais identificadas; Criação do RQ 721.1.8 – Check List Criação CDLs, onde estão contempladas as atividades que devem ser realizadas (02); Financeiro: Realizada a inclusão de uma “Nota” no PO - Item 4.2 que exceções a NIF 31 serão tratadas pela Diretoria; Alteração do RQ 751.12.13 conforme recomendação do trabalho dos Auditores Internos (02); Jurídico: Criação do “banco dos Informativos Jurídicos” na Aba Jurídico do Portal FCDL/SC (01);

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA Qualidade: Criação do Programa Excelência no Atendimento, um trabalho conjunto com os Auditores Internos a partir de 2013; Implantação do Relatório de Justificativas dos PAs no Sistema RealEMS; Cadastro automático dos novos usuários no Sistema RealEMS (03); Relacionamento: Inclusão da opção “Excelente” na Enquete de Chamados; Aumento do prazo de encerramento automático dos chamados com status “aguardando” de 72h para 96h no Sistema de Apoio (02); RH – Implantação do Sistema de Cargos e Salários (SCR – Sistema de Carreira e Remuneração) (01); - TI Gestão Infraestrutura: Implantação da atualização automática dos Windows das estações, ação gerenciada pelo servidor; Implantação do Backup automático das estações; Melhoria na estrutura dos servidores dos usuários de domínio e dos arquivos de compartilhamento (mapeamento) (03);  Estes processos desenvolveram e aplicaram ações de melhorias no seu setor refletindo positivamente no cliente externo e interno da FCDL/SC, totalizando 24 ações de melhorias aplicadas.  

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA Embora tenham sido levantadas algumas Não Conformidades, sendo 03 no processo Administrativo, 01 no processo Comunicação, 01 no processo RH e 03 no processo TI - Gestão de Infraestrutura, totalizando 08 NC, nenhuma pode ser considerada crítica, porém mesmo não tendo gravidade devem ser analisadas e tratadas para evitar recorrências. Ainda, durante a auditoria interna, foram constatados 28 (vinte e oito) apontamentos, sendo 19 OM e 09 OBS, estes devem ser analisados pelos responsáveis das áreas para a realização de ações no seu processo (aberturas dos RACPs), priorizando as ações de consolidação e/ou melhorias que se fizerem necessárias, investigando as causas dos fatos relatados.

CONCLUSÃO DA EQUIPE AUDITORA Quantidades (47) Pontos fortes (24) Melhorias Aplicadas (19) Oportunidades de Melhorias  (09) Observações  (08) Não-conformidades

AUDITORES INTERNOS FCDL/SC Christiane Montano Vega; Jucélia Maria da Rosa; Klaus Victor N Q de Lima; Karine Mendonça Böing; Leandro Rubert Jacomini; Márcio Roberto Silveira; Nicole Stefani Campos Ramos; Rosmeri Manfroi Stempniewski; Suzana Fátima Deotti Zucco; Silvia Regina Pelicioli. RD – Ademir Ruschel

Comparativo Ai 2011 / 2012 Quantidades Quantidades (2011) (2012) (27) Pontos Fortes (07) Melhorias Aplicadas (22) Oportunidades de Melhorias  (21) Observações  (10) Não-conformidades Quantidades (2012) (47) Pontos Fortes (24) Melhorias Aplicadas (19) Oportunidades de Melhorias  (09) Observações  (08) Não-conformidades