Avaliação de Usabilidade: Software para Internacionalização Michel Grando Mauricio Gerhardt Paulo Henrique Mariane Soares Jader.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Procedimentos para a Produção/Verificação da SCN10K.
Projeto e Execução dos Testes Responsáveis: Filipe Motta Walter Felipe.
MEIO DE COMUNICAÇÃO, TRANSMISSÃO E REGISTRO DE INFORMAÇÕES
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Concepção Centrada no Utilizador 8ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Professor Sílder Lamas Vecchi
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
Alex de Magalhães Machado
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Algoritmos e Programação
Ferramentas para Avaliação de Software
Web: criação de páginas
ANDON GESTÃO VISUAL.
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Orientações sobre usabilidade
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Auditoria da Qualidade
Transferência de aprendizagem
Projeto: Capacitação em GP
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Aula T06 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 4) Túlio Toffolo
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Professor: Márcio Amador
Paradigmas de Linguagens de Programação Aula 2
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES
Identificando Oportunidades
Projeto de Sistemas de Informação Microsoft C++ Grupo 8: Claudia Rocha Leonardo Rezende Ricardo Pereira.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Gestão de defeitos.
Unidade III Fluxogramas
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Formulários.
Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina de Oliveira
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
PROCESSOS DE TESTES Thivial Clinic. Processos O processo de Teste está dividido da Seguinte Maneira. 1.Plano de Teste 2.Projeto de Teste 3.Procedimento.
Especificação de processos Ademar Aguiar & Gabriel David 1 Desenho de Workflow Gabriel David, Ademar Aguiar
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Usabilidade: Software para Internacionalização Michel Grando Mauricio Gerhardt Paulo Henrique Mariane Soares Jader

Sistema Avaliado: MultiLinguas Ferramenta para Internacionalização de Software Ferramenta para Internacionalização de Software Aplicação Específica: Usuários Avançados (geralmente programadores) Aplicação Específica: Usuários Avançados (geralmente programadores)

A Avaliação OBJETIVO: OBJETIVO: Localizar problemas na interface que afetem (obstruam?) a interação sistema-usuário Localizar problemas na interface que afetem (obstruam?) a interação sistema-usuário METODOLOGIA METODOLOGIA Primeiro passo: Avaliação Heurística Primeiro passo: Avaliação Heurística Segundo passo: Ensaio de Interação Segundo passo: Ensaio de Interação

Primeiro Passo: Avaliação Heurística Avaliadores receberam treinamento no software Avaliadores receberam treinamento no software Realizada por estudantes de graduação (Não- Profissionais do ramo) Realizada por estudantes de graduação (Não- Profissionais do ramo) Maior probabilidade de não encontrar problemas Maior probabilidade de não encontrar problemas Objetivos: Objetivos: Encontrar problemas em potencial na interface Encontrar problemas em potencial na interface Dados para gerar o Ensaio Dados para gerar o Ensaio

Avaliação Heurística Inexistências de muitas tarefas: logo, todas as possíveis tarefas do software foram executadas Inexistências de muitas tarefas: logo, todas as possíveis tarefas do software foram executadas Atividades Usuais da execução do software: Atividades Usuais da execução do software: Criação de Tipos e Identificadores Criação de Tipos e Identificadores Atribuição de Textos Literais aos Identificadores Atribuição de Textos Literais aos Identificadores Acréscimo/Decréscimo de Idiomas Acréscimo/Decréscimo de Idiomas Ferramentas de navegação (Procura, substituição, etc) Ferramentas de navegação (Procura, substituição, etc)

Resultados da Avaliação Heurística Detectados vários problemas de pouca significância, que não devem interferir no resultado final. Porém, trarão atraso na realização das tarefas Detectados vários problemas de pouca significância, que não devem interferir no resultado final. Porém, trarão atraso na realização das tarefas

Resultados da Avaliação Heurística Problema mais grave no Formulário de Mesclagem: muitos dados e pouca informação visual de como o usuário deve proceder com o sistema Problema mais grave no Formulário de Mesclagem: muitos dados e pouca informação visual de como o usuário deve proceder com o sistema

Segundo Passo: Ensaio de Interação Concebido com dados colhidos na análise heurística Concebido com dados colhidos na análise heurística Verificação no momento em que o usuário interage com o sistema, buscando saber se os problemas relatados na análise heurística procedem Verificação no momento em que o usuário interage com o sistema, buscando saber se os problemas relatados na análise heurística procedem

Ensaio de Interação Ambiente: Local de trabalho Ambiente: Local de trabalho Troca constante de informações Troca constante de informações 3 Classes de usuários: 3 Classes de usuários: Iniciante Iniciante Intermediário Intermediário Experiente Experiente

Ensaio de Interação - Tarefa Geração de uma sequência de tarefas, contendo 27 passos (sub-tarefas) Geração de uma sequência de tarefas, contendo 27 passos (sub-tarefas) Tarefas passam por todo o software, dando ênfase nos pontos de maior probabilidade de erros Tarefas passam por todo o software, dando ênfase nos pontos de maior probabilidade de erros

Ensaio de Interação Usuário 1: Iniciante Usuário 1: Iniciante Tempo de interação: 45minutos Tempo de interação: 45minutos Dificuldades apresentadas: Dificuldades apresentadas: Soube realizar as tarefas sem muita dificuldade, elogiou a facilidade com que aprendeu a usar e corrigir problemas Soube realizar as tarefas sem muita dificuldade, elogiou a facilidade com que aprendeu a usar e corrigir problemas Alguma demora para localizar as ferramentas (falta de condução) Alguma demora para localizar as ferramentas (falta de condução) Erros pequenos, porém, repetidos várias vezes (??) Erros pequenos, porém, repetidos várias vezes (??) Bastante dificuldade no formulário de mesclagem (todos os problemas possíveis?) Bastante dificuldade no formulário de mesclagem (todos os problemas possíveis?)

Ensaio de Interação Usuário 2: Intermediário Usuário 2: Intermediário Tempo de interação: 30minutos Tempo de interação: 30minutos Dificuldades apresentadas: Dificuldades apresentadas: Soube realizar as tarefas sem dificuldade, já estava bem adaptado às rotinas do sistema Soube realizar as tarefas sem dificuldade, já estava bem adaptado às rotinas do sistema Fez todas as tarefas sem dificuldades em localizar ferramentas, mas igualmente ao caso anterior, se perdeu no formulário de mesclagem Fez todas as tarefas sem dificuldades em localizar ferramentas, mas igualmente ao caso anterior, se perdeu no formulário de mesclagem Já com alguma visão crítica, reclamou de alguns itens na interface que não estavam bem colocados, ou pelo trabalho levemente demasiado em realizar tarefas repetitivas simples (legibilidade, ações mínimas) Já com alguma visão crítica, reclamou de alguns itens na interface que não estavam bem colocados, ou pelo trabalho levemente demasiado em realizar tarefas repetitivas simples (legibilidade, ações mínimas)

Ensaio de Interação Usuário 3: Experiente Usuário 3: Experiente Tempo de interação: 10minutos Tempo de interação: 10minutos Dificuldades apresentadas: Dificuldades apresentadas: Soube realizar as tarefas sem qualquer dificuldade, elogiando a facilidade e rapidez com que conseguia realizar a maioria das tarefas, e a segurança que a interface lhe passava nas operações Soube realizar as tarefas sem qualquer dificuldade, elogiando a facilidade e rapidez com que conseguia realizar a maioria das tarefas, e a segurança que a interface lhe passava nas operações Assim como no caso anterior, também reclamou de alguns procedimentos em que precisava repetir alguns passos para uma mesma tarefa repetitiva Assim como no caso anterior, também reclamou de alguns procedimentos em que precisava repetir alguns passos para uma mesma tarefa repetitiva Não teve praticamente nenhuma dificuldade com o formulário de mesclagem, pois já conhecia todas as ferramentas e deficiências do mesmo, sabendo quais rumos tomar para não perder tempo Não teve praticamente nenhuma dificuldade com o formulário de mesclagem, pois já conhecia todas as ferramentas e deficiências do mesmo, sabendo quais rumos tomar para não perder tempo

Conclusões Pontos positivos: Pontos positivos: Todos os usuários utilizados no ensaio conheciam o domínio do problema: dados concisos para o relatório final Todos os usuários utilizados no ensaio conheciam o domínio do problema: dados concisos para o relatório final Ensaio feito em local de trabalho Ensaio feito em local de trabalho Problemas encontrados pelos avaliadores na análise heurística, na sua grande maioria, foram verificados como problemas à interação sistema-usuário Problemas encontrados pelos avaliadores na análise heurística, na sua grande maioria, foram verificados como problemas à interação sistema-usuário Comprovada a utilidade da avaliação de usabilidade no software: Comprovada a utilidade da avaliação de usabilidade no software: Detectados problemas que “já eram esperados” Detectados problemas que “já eram esperados”

Conclusões Pontos negativos: Pontos negativos: Analise Heurística e criação das tarefas: feitas por não-profissionais, porém, não chegaram a afetar muito, devido ao tamanho reduzido do software Analise Heurística e criação das tarefas: feitas por não-profissionais, porém, não chegaram a afetar muito, devido ao tamanho reduzido do software Formulário de mesclagem: problemas que podem comprometer a concisão dos dados se o usuário não se manter atento Formulário de mesclagem: problemas que podem comprometer a concisão dos dados se o usuário não se manter atento