Design Pattern 4 Fundamentos da Engenharia de Software –Leonardo de França Rosa –Rodrigo de Carvalho Rocha.

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Transcrição da apresentação:

Design Pattern 4 Fundamentos da Engenharia de Software –Leonardo de França Rosa –Rodrigo de Carvalho Rocha

Introdução 4 O que é um Design Pattern? 4 Descrição de Design Pattern 4 Solução de Problemas de Design 4 Como escolher o Pattern correto 4 Como Usar 4 Os erros mais frequentes

O que é Design Pattern? 4 É uma solução genérica para uma classe de problemas 4 Seu uso deve contribuir para reutilização e modularização em processos de desenvolvimento de software OO 4 Possui descrição estruturada e catalogada, de maneira a oferecer clareza a seus usuários

Descrição de Patterns 4 Deve ser aderente à meta de reutilização 4 Na criação de catálogos, as descrições devem seguir uma estrutura 4 Cada autor define sua estrutura de descrição, mas fundamentalmente, devem ser apresentados exemplos práticos

Solução de Problemas de Design –Quais os Principais desafios? 4 Achar objetos que não vêm da análise 4 Determinar a granularidade dos objetos 4 Especificar Interfaces de objetos 4 Especificar Implementações 4 Usar mecanismos de reutilização 4 Criar Design flexível

Como escolher o Pattern certo –Abordagens sugeridas: 4 Saber quais problemas de Design a serem enfrentados 4 Achar um Pattern cujo propósito se encaixe ao problema 4 Estudar Patterns similares. Comparar escolhas

Como escoher o Pattern certo (Cont.) 4 Examinar possíveis causas de Redesign 4 Considerar o que poderia variar no seu Design

–Método passo-a-passo: 4 Leia o Pattern 4 Entenda as classes e objetos envolvidos 4 Estude a seção de exemplos 4 Escolha nomes significativos (na sua aplicação) para os participantes do Pattern Como usar

Como usar (Cont.) 4 Defina as classes oriundas da escolha do Pattern 4 Defina (na sua aplicação) nomes significativos para as operações oriundas da escolha do Pattern 4 Implemente as operações coerentemente

Os erros mais frequentes 4 1-”Um Pattern é uma solução para um problema de contexto” 4 2-”Pattern são somente jargões, regras, truques, estruturas de dados...” 4 3-”Viu um, viu todos”

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