Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GLICÍDIOS OU CARBOIDRATOS
Advertisements

BIOQUÍMICA Gabriel Gouveia.
Bioquímica Carboidratos
CARBOIDRATOS Profª glaucia.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Pirâmide Alimentar.
Profª.: Daniela Benaion Barroso
BIOLOGIA Profª.: Daniela Benaion Barroso. Bioquímica Conceito: Ciência que estuda a estrutura das moléculas orgânicas e as transformações que ocorrem.
AÇÚCARES - CARBOIDRATOS
Propriedades Nomenclatura Aplicabilidade
IQB201 – Bioquímica Básica I
Glicídios Prof. Daniel Magalhães.
Prof. Dumont, Adair Euston
REUNI: Estrutura e Função de Carboidratos
Disciplina: Bioquímica Química de carboidratos
CARBOIDRATOS: O DOCE SABOR DA VIDA
Composição molecular da célula
Bioquímica (Compostos Orgânicos de importância Biológica)
Carboidratos Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra. Cada ano a fotossíntese realizada pelas plantas e pelas algas converte.
Carboidratos.
Carboidratos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Macromoléculas.
COMPOSTOS ORGÂNICOS : GLICÍDIOS
Carboidratos (Glicídios)
Carboidratos.
Professora: Letícia F. Melo
Carboidratos: Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n.
LCB BIOQUIMICA Carboidratos.
Proteínas, peptídeos e aminoácidos
Orbitais atômicos, ligações sigma () e pi (), hibridização de orbitais Prof. Emiliano Chemello –
Lipídeos Prof. Emiliano Chemello
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DE POA – GLICÍDIOS
Carboidratos Os carboidratos (hidratos de carbono) fazem parte de um grupo de macronutrientes que se constitui na mais significativa, é a principal fonte.
Glicídios Carboidratos Hidratos de carbono
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Estrutura e metabolismo
Carboidratos.
Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido
ESTRUTURA E FUNÇÃO DE CARBOIDRATOS
Carboidratos.
FUNÇÃO, ESTRUTURA E PROPRIEDADES
Metabolismo energético
Revisão para o simulado ENEM
Poli = muitas; meros = parte
Classificação MonossacarídeosDissacarídeosOligossacarídeosPolissacarídeos.
Introdução aos carboidratos,
QUIMICA BIOQUIMICA FISIOLOGIA CELULAR.
Carboidratos.
GLICÍDIOS PROFESSOR ÉDER CADERNO 6V, V.1, FRENTE A, MÓDULO 3.
Professor: Robinho AULA 12 – QMC E BIOQUÍMICA.
Carboidratos e lipídeos
Glicídios Fonte:SlideShare.
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Carboidratos Professora Mestre Elis Fatel Fisioterapia – FAP
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
Prof. Carolina Vasconcelos
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
BIOQUÍMICA - CARBOIDRATOS
ESTRUTURA DOS CARBOIDRATOS.
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos.
CARBOIDRATOS Prof. Greicy Michelle Conterato
CARBOIDRATOS.
CARBOIDRATOS (HIDRATOS DE CARBONO)
Carboidratos.
Carboidratos Prof. MSc. Rodrigo Alves do Carmo. Compõem a maior parte da matéria orgânica do planeta. Funções:  Fonte e armazenamento de energia;  Fazem.
FACULDADE R.SÁ FISIOTERAPIA
Prof ª. Me. Dayana do Nascimento Ferreira
BIOQUÍMICA LIPÍDEOS → produtos naturais de origem animal ou vegetal onde predominam ésteres de ácidos graxos superiores. Os lipídeos mais comuns são conhecidos.
Transcrição da apresentação:

Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br

Carboidratos! Questões fundamentais sobre eles. Questões para serem respondidas ao final do vídeo: Quais são os elementos que constituem os carboidratos? Quais são os tipos de carboidratos? Qual a função dos carboidratos em nossa alimentação? Indique dois exemplos de cada tipo de carboidratos. Qual tipo de isomeria existe entre a glicose e a frutose? Qual a função dos carboidratos nos vegetais? Carboidratos! Questões fundamentais sobre eles.

Assista o vídeo no endereço acima http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/e%20tempo%20de%20quimica/alimentos/carboidratos/video%20para%20web/video.html Assista o vídeo no endereço acima

Quais os elementos que constituem os carboidratos? O nome carboidrato vem da fórmula (C.H2O)n. Portanto: os carboidratos são constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio Quais os elementos que constituem os carboidratos?

Quais são os tipos de carboidratos? Temos basicamente três tipos de carboidratos: Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos Quais são os tipos de carboidratos?

Quais são os tipos de carboidratos? Monossacarídeos Os monossacarídeos dividem-se em Aldoses e Cetoses São incolores, sólidos cristalinos solúveis em água e insolúveis em solventes apolares. Não geram carboidratos mais simples por hidrólise. aldeído cetona Cetose Aldose Quais são os tipos de carboidratos?

Quais são os tipos de carboidratos? Oligossacarídeos Consistem em estruturas de dois a dez monossacarídeos Os blocos constituintes dos oligossacarídeos são ligados entre si através de ligações glicosídicas. De maneira geral, esta ligação glicosídica pode ser representada pelo seguinte esquema abaixo: Quais são os tipos de carboidratos?

Uma ligação glicosídica  Quais são os tipos de carboidratos?

Quais são os tipos de carboidratos? Exemplos de oligossacarídeos importantes bioquimicamente Obtido industrialmente a partir da cana de açúcar e da beterraba Constituído pela união de uma molécula de -D-glicose com uma de -D-frutose. A hidrólise da sacarose gera os monossacarídeos constituintes. Sacarose Quais são os tipos de carboidratos?

Quais são os tipos de carboidratos? Polissacarídeos São polímeros de dez, cem ou até milhares de unidades monossacarídicas unidas por ligações glicosídicas. Suas funções mais importantes na bioquímica, nos animais ou nas plantas, é de fonte de reserva/armazenamento de energia componente estrutural. Quais são os tipos de carboidratos?

Amido (-D-Glicose)n Quais são os tipos de carboidratos?

Glicogênio (-D-Glicose)n Quais são os tipos de carboidratos?

Celulose (-D-Glicose)n Quais são os tipos de carboidratos?

Qual a função dos carboidratos em nossa alimentação?

Indique dois exemplos de cada tipo de carboidrato Monossacarídeos - Glicose (aldose) e frutose (cetose) Oligossacarídeos - Sacarose (frutose+glicose e Lactose (galactose + glicose) Polissacarídeos -glicogênio (glicose.n) e celulose (glicose.n) Indique dois exemplos de cada tipo de carboidrato

C6H12O6  Isômeros de função aldeído cetona Cetose Aldose C6H12O6  Isômeros de função Qual tipo de isomeria existe entre a glicose a frutose?

Mapa conceitual dos carboidratos Qual a função dos carboidratos nos vegetais?