A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Encontro com professores
PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
EMEB Professor Florestan Fernandes PROJETO ALGAR EDUCA Diretora: Paula M. Furco Moreira Coordenadora: Márcia E. Porto Professoras: Fátima e Cristina.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Trabalho de Conclusão de Curso
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
III Encontro de Boas Práticas
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
INTRODUÇÃO OBJETIVO - Olhar para aquilo que estrutura e materializa a troca (ou não) da palavra entre os sujeitos em sala de aula para que se repense esse.
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Aprendizagem por aconselhamento Communicative Approach
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
em Educação em Direitos Humanos
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
O sentimento da infância
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Replicação Metas Curriculares de Português
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Leilian França dos SANTOS – Bolsista PIBID Mônica Freitas Morais LOPES –Bolsista PIBID Profª. Drª. Fernanda Coelho – Orientadora – PIBID - UESB Apresentamos a alternativa didático- metodológica garimpo textual associado a depoimento de colegas bolsistas PIBID e professores supervisores e elencamos diretrizes de trabalho com a pratica nas salas de aula campo de pesquisa. Neste pôster, demonstramos nossa aposta na diversidade textual – encontrada em meio urbano e também na zona rural, materializada em avisos, propagandas, placas, outdoors, entre outros – como objeto de ensino nas e para as aulas de línguas. Para isso, temos desenvolvido a prática de “garimpo textual” no escopo do Núcleo de Linguagens PIBID Letras UESB VC   COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Aula de português: palavras e contra-palavras (2012a). In: Anais II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA, maio 2012, Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/905.pdf. Acesso em 22 out.2012. COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Contrapontos entre linguagem e educação: a docência como objeto de discurso. (2012b). In: Anais II SEMFEX inário sobre Formação de Professores em Exercício. Formação de professores em exercício: cenários contemporâneos, setembro 2012, Volume 1, Número 1, UFBA, 2012. ISSN 2316-3399.CD-ROM. COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Dialogia e uso de materiais didáticos na sala de Aula: o gênero discursivo como objeto de Ensino (2012c). In: Anais SEDis Seminários de Estudos do Discurso, novembro 2012, UFBA, a sair. COELHO, Fernanda de Castro Batista. A construção identitária e(m) comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos: um alemão e um brasileiro. 2011. 266f. Tese (Doutorado em Linguística e em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.   Nossas discussões vinculam-se a um projeto maior, em desenvolvimento, que quer articular princípios e abordagens para o ensino de línguas materna (português) e estrangeira (inglês) a aspectos intra e interculturais bem como relativos aos multiletramentos tendo em vista “a necessidade de uma ação escolar comprometida e próxima da realização cotidiana da linguagem, reduzindo a artificialidade das praticas discursivas na escola, a fim de se conferir ao processo pedagógico um encaminhamento que favoreça a aprendizagem significativa” COELHO; SOUZA (2012c)