Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Desenvolvimento de PROJETOS.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
OS TRÊS PORQUINHOS.
Princípios Gerais para Execução do Trabalho de Campo
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
DIDÁTICA MAGNA.
O Uso Pedagógico do Blog
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
APRENDIZ DA VIDA!.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
Conquistando Competências e
Quando me amei de verdade
Bom dia!... By Vânia Maria.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Trabalho de conclusão de curso
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Perguntas de Modelação
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Quando me amei de verdade
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Por que o jornal na escola?
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Experimento – APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
ESCOLA BÁSICA 2.3 DE S. GONÇALO LITERACIA LITERACIADAINFORMAÇÃO “Quatro coisas há no mundo Que eu desejava saber: Era dançar, tocar viola, Jogar pau e.
Transcrição da apresentação:

Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski

IdadePessoas não responderam 2 Total 27 pessoas

1. Quando eu penso > quais são as três primeiras palavras que me vêem a mente? Amor Análise Anotar Aprendizagem Buscar algo de importante Buscar Conhecimento Buscar informações da qual necessitamos e interessamos Comida Como repassar os dados pesquisados Comprovação Conhecimentos Crítica Curiosidade Dados Descoberta Deus Dinheiro Entendimentos Estudar Estudo Felicidade Força de vontade Google IBGE Informações Informar Inteligência Internet Inventar Jornais Ler Livros Mãe Manter-me atento Melhorar o conhecimento Mente Mínimos Muita leitura Parâmetro Pensar Pergunta Pessoas Política População Procurar Questionário Relatórios Resultado Testes Tirar dúvidas Trabalho Variedades de respostas

2. Que imagem me vem quando eu comparo esta palavra a qualquer coisa? > é como: A mesa de estudo Aluno Buscar algo Buscar uma resposta Ciência Colocar as idéias em ordem (Alguém estudando) Colocar em ordem pensamentos e conhecimentos que já sabia, mas agora com mais aprofundamento Computador Conhecimento Conhecimento novo Conhecimentos Dificuldade Doença Estudar Estudo Gráfico Informações Internet Jornais Levantar dados e informações Livros Meu emprego Meu quarto Passar horas lendo Pergunta Prancheta Registro Relatório Remédio Revistas Testes Tudo azul Um sinal de interrogação? Viagem

3. O que me ajuda a entender >? A linguagem clara A televisão Analisar Análise Aprimoramento As questões Conhecimento Consultar informações nos gráficos Descoberta Entendimento Esclarecimento de conteúdo com várias fontes Esclarecimento dos fatos Esclarecimentos do professor Estudo Força de vontade de buscar informações Gráficos Informações Internet Ir atrás de algo Leitura Ler sobre o que se quer pesquisar Livros Maneira na qual interpreto Muita leitura Músicas calmas O enunciado da proposta O prévio conhecimento adquirido Os dados levantados Paciência Pensamentos Procurar informações Procurar informações sobre algo Quando tenho noção do que será pesquisado Reflexão Sucesso Um vídeo explicativo

4. O que me atrapalha a entender >? A televisão Acho que não tenho essas dificuldades Aprofundar o conhecimento As preocupações Barulho Confronto de idéias (vários autores) Conteúdos chatos Dados Confusos Dados incorretos Dados matemáticos Descobrir se está certo ou errado Dificuldade Dúvidas Dúvidas sobre o assunto que às vezes é complexo e sem graça Esclarecimento dos fatos Falta de informação Falta de recursos Gráficos Informações que não são seguras Mitos Muito nervoso Não saber buscar informação Números Números matemáticos O cansaço Preguiça Quando é algo complexo, que não tenho conhecimento do que seja Se é pesquisa é algo que não temos conhecimento Se estiver em sala, a conversa paralela se estiver em casa, a distração. Tempo corrido Tudo Utilização Variedade de Respostas

5. Que questões eu me coloco no que reporta-se a >? A fonte é confiável? Como começar? Como fazê-la? Como o pensador chegou a esta conclusão? Como realizar uma boa pesquisa? Como? Conclusão? Dependendo do assunto? Dificuldades? Está certo? Está errado? Fantasias? Fonte segura? Gostos pessoais? Método de pesquisa? O porquê? O que é? O que? Onde isso agregará na minha vida? Onde será usado? Onde? Os fatos são verdadeiros? Para que serve? Para quê? Pesquisa hoje é só tecnologia? Pesquisar para quê? Por onde começo? Por onde devo começar? Por onde? Quais números de pesquisados? Qual a fonte a ser pesquisada? Qual o motivo real desta? Quando? Quero descobrir algo? Questões abertas? Realmente é verídica? Será que tenho entendimento para poder passar o que eu aprendi? Sociais, Geográficos, Políticos?

6. O que eu gostaria de explorar, descobrir e compreender no que diz respeito a >? EXPLORAR: A mente Algo já existente Aprender As fases As várias maneiras de realizar a mesma Assuntos interessantes Assuntos interessantes não ligados diretamente a pedagogia Assuntos relacionados a criança Buscar informações Coletar dados Conhecimentos Conteúdos Dados Diversos assuntos Informações Intelecto infantil Leitura de livros Minha capacidade Novos campos de conhecimento O diferente O máximo que puder e conseguir Os métodos utilizados Pesquisar Ser humano Sociedades Tudo Um assunto interessante

Descobrir: Novidades Algo novo Os métodos Novos lugares Qual a intenção da pesquisa Estar de frente com o novo Minhas qualidades Novas maneiras de aprender Gostos Como se instala o pensamento da criança Novas formas de aplicação Casos que me ajudem na profissão A maneira de usar Perfil Sucesso na pesquisa O diferente Informação que são importantes para a vida Como formular questões O que realmente necessito ou gostaria de saber Como realmente se faz uma pesquisa Dados Adquirir conhecimento Coisas novas

Compreender: A minha maior necessidade Aprendizagem As diferenças Atitudes das pessoas autores Cálculos Coisas complexas (diferença) Com mais facilidade Como desenvolver uma boa pesquisa Conteúdos Dados Entender algo Entender qual e como a pesquisa terá utilidade minhas dúvidas Melhor as coisas Mundo O assunto a ser pesquisado O desconhecido O outro O porquê O porquê dos assuntos O processo de desenvolvimento da criança O que a pesquisa retrata O que leio O que nos leva a ter certeza O resultado Os conteúdos Para entender melhor Solucionar dúvidas Tudo aquilo que é eficaz Utilização de dados