Conceito de Pirâmide de Maslow

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

Trabalho elaborado por: Gertrudes, Ana, Vanessa e Adrian.
Assistente Administrativo
Teoria Comportamental da Administração
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Curso de Gestão de Empresas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
15:20.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
Qualidades profissionais
“Administração de Recursos Humanos II”
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
Análise de Projeto do Sistema Produtivo
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
Curso de Gestão de Empresas
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO.
Gestão da Qualidade – Motivação
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Administração Geral - Aula 04
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Críticas e contribuições do trabalho de Maslow
Abraham Maslow e Sua Teoria da Motivação
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Prof. Esp. Diego Louzzada
AUTOESTIMA É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
Organização, Sistemas e Métodos
Abordagem comportamentalista
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Disciplina: FCA II Aula 8: Teoria Comportamental
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A teoria motivacional de Maslow
Teoria Comportamental da Administração
TEORIA COMPORTAMENTAL
Abordagem Comportamental da Administração
1 Recursos Humanos A função Recursos Humanos é encarregada de trazer a paz social e o cumprimento da legislação. Hoje a função RH é uma função de gestão.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
MOTIVAÇÃO.
Psicologia do trabalho e organizações I
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Atividade Interdisciplinar I
TEORIA COMPORTAMENTAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Transcrição da apresentação:

Conceito de Pirâmide de Maslow Criada por Abraham H. Maslow, e também conhecida como a Pirâmide das Necessidades, a Pirâmide de Maslow hierarquiza as necessidades humanas numa escala ascendente com o objectivo de compreender as motivações das pessoas.

As necessidades descritas por Maslow são, por ordem crescente, as seguintes: Necessidades Fisiológicas: representam as necessidades instintivas de sobrevivência tais como a alimentação, o descanso, a proteção contra elementos naturais, etc. Necessidades de Segurança: surgem quando estão satisfeitas as necessidades fisiológicas e representam as necessidades de estabilidade e segurança no emprego e de proteção contra privações, perigos e ameaças. Necessidades Sociais: Incluem as necessidades de participação, de dar e receber afeto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à autoexclusão.

Necessidades de Autoestima: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo. Necessidades de Autorrealização: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades. Apesar de atualmente ser considerada como desajustada e demasiado redutora da realidade das necessidades humanas, a Pirâmide de Maslow continua a merecer a atenção dos académicos e gestores por ser considerada como a primeira tentativa de caracterização das necessidades do Homem.