Epistemologia e o Aprendizado de Física e Química 1 º Colóquio em epistemologia e pedagogia das ciências no ensino médio Reinaldo Calixto de Campos Dep.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

ÁREA DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
PESQUISA Conceito: “processo (racional e sistemático) através do qual busca- se dar respostas (e ou explicações) aos problemas que se lhe apresentam”.
Ensino Médio Química Professora: Marcia Conceição
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
MÉTODO CIENTÍFICO.
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
SÉCULO XX.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Pesquisa e Prática em Educação
Profª.: Daniela Benaion Barroso
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
Filosofia / Silenciais
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
Metodologia de Pesquisa
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica
Ciência e tecnologia no ensino médio
A Bioquímica é uma Ciencia Química : o que se estuda em bioquimica?
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
Frente A Módulo 02 Leis das Reações Químicas
Fundadora do Movimento dos Focolares
EM DIREÇÃO À CIÊNCIA CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem com qualidade social. . MAR PORTUGUÊS.
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO?
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Os PCN e o Ensino Médio.
O que é Ciência.
Émile Durkheim
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
O conhecimento vulgar..  Senso comum é um saber adquirido através de experiências e observações, sem comprovações científicas. Geralmente é transmitido.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Trabalho apresentado a profª. Carol, na disciplina de química
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Documentos e Propostas legais
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
VOLEIBOL – Ensino Médio 1º - MASC
Filosofia – 2° ano do Ensino Médio A dúvida.
Transcrição da apresentação:

Epistemologia e o Aprendizado de Física e Química 1 º Colóquio em epistemologia e pedagogia das ciências no ensino médio Reinaldo Calixto de Campos Dep de Química, PUC-Rio

Física: um mundo arrumado e = vt Q = m c Δθ E = RI

Inclusive na linha do tempo Um mundo que se encaixa O método científico O mundo determinista ?

O mundo da Física do nível médio não se choca com o senso comum. Aprofunda-o, organiza-o, dá segurança a quem o compreende, e cumpre o papel da ciência de explicar o mundo. O mesmo se dá com sua história, com heróis bem definidos, cantados em versos nas próprias unidades. Deus

E a Química? 100 elementos Milhões de Combinações Milhões de Substâncias Irredutíveis a leis simples Elemento: conceito unitário e coletivo Propriedades próprias Conceitos Qualitativos ou a posteriori: ΔG<0 átomos Leis ponderais Átomos Modernos

A linha do tempo O método científico O mundo determinista ? Stahl Dalton

O Drama Os fenômenos são macroscópicos, mas a base da explicação é microscópica, abstrata e complexa. Os fenômenos são visíveis mas irredutíveis a um ponto comum O resultado é um pacto de aceitação: NaOH + HCl = NaCl + H 2 O NaCl + H 2 O NaH + ClOH OCl + NaH 2 etc NaOH + HCl

O desespero F = - kx X

O desespero II Trocentas representações Água H2OH2OH-O-H H O H H O H δ-δ- δ+δ+ δ+δ+ H H O x xx x

O desespero A Química é um conjunto de exceções com algumas regras! Ou Eu odeio Química! Funções: O desespero em ordenar Ordem na Química ! Nomenclatura

O trânsito Feymann: a matéria é formada por átomos! Qual a importância da Química? Atkins: 7 objetivos: é demais Os físicos dão a deixa: Trânsito do macroscópico para o microscópico! Duas experiências

NO INÍCIONO FIMReagiu Razão mAmB mA+mB mABmAmBmFmAmBB/A 5,6614,5320,1917,98-2,2120,195,6612,322,18 5,1523,4628,6116,35-12,2928,645,1511,172,17 9,275,5714,848,126,69-14,812,585,572,16 0,531,152,17 0,531,122,11 Resultados