ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
COMO CONSTRUIR HIPÓTESES
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologias de Investigação
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Como elaborar projetos de pesquisa
MÉTODO CIENTÍFICO.
Definições operacionais. PASSOS A SEGUIR DEPOIS DESTA AULA 1. Deixe bem claro o problema de investigação com o patrocinador (ou orientador), se preciso.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Caso Homero: Metodologia da problematização
Fluxograma da pesquisa.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
O que é um Resumo Expandido?
Como formular um problema de pesquisa
Pesquisa: Conceitos e Definições
Metodologia para Elaboração de Problema.
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Pesquisa em Serviço Social
Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
PROBLEMAS, HIPÓTESES E VARIÁVEIS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Março/2014
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
A Psicologia Experimental
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
TEMA E PROBLEMA.
Metodologia de Pesquisa
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Apostila de Práticas Investigativas
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
O que é Ciência.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Metodologia da Problematização
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

SUMÁRIO: Teorias; Leis ; Problemas; Hipóteses; Variáveis.

TEORIAS A teoria pode sempre se inovar; De acordo Stephen Hawking, "uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras"1 ;

TEORIAS Karl Popper as teorias ; Comparação lógica das conclusões umas com as outras, para se testar a coerência interna do sistema; Investigação da forma lógica da teoria, com objetivo de determinar se ela apresenta caráter de uma teoria empírica, científica ou tautológica; Comparação com outras teorias, para ver se há avanço de ordem científica ; Comparação da teoria por meio de aplicações empíricas das conclusões que dela se possam deduzir.

TEORIAS

A lei da oferta e da procura LEIS Já as leis não sendo visto como jurídico, mais sim é realizada a partir de observação, e materiais fundados com o propósito de resolver um questionamento, dúvidas. Podendo daí responder a questão de leis sendo apenas o conjunto de teorias sobre determinado questionamento. As leis científicas se tornaram o grau maior de informações vista que tem o maior grau de informações.   Tendo como exemplo: A lei da oferta e da procura As leis de Newton

PROBLEMAS “O problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual: ORDEM PRÁTICA: A prefeitura de uma cidade pode estar interessada em verificar em que medida a construção de uma via elevada poderá provocar a deterioração da respectiva área urbana. ORDEM INTELECTUAL: pode-se estar interessado em verificar em que medida fatores não econômicos agem como motivadores no trabalho.

PROBLEMAS “Um problema é de natureza científica, quando envolver variáveis que podem ser tidas como testáveis”; “Ambos, problema e hipótese são enunciados de relações entre variáveis, a diferença reside em que o problema constitui sentença interrogativa e a hipótese sentença afirmativa”; “A pergunta atua como um vetor orientando o caminho, os métodos a serem utilizados no decorrer do trabalho”; “De modo geral, o estudante inicia o processo da pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização”.

HIPÓTESES http://www.google.com.br/imgres?q=imagem+de+exemplos+de+hip%C3%B3teses+em+pesquisa+cient%C3%ADfica&um=1&hl=pt-BR&sa=G&biw=1092&bih=499&tbm=isch&tbnid=cNBo1cifGZnIAM:&imgrefurl=http://www.esb.ucp.pt/twt4/motor/display_texto.asp%3Fpagina%3DTrabalhoExperimental313788688%26bd%3Dpepino&docid=1fReqoexJW4ogM&imgurl=http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/TrabalhoExperimental313.

HIPÓTESES “Hipótese pode ser tida como a possível solução provisória de um problema, que depois de colocado à observação e à teste pode se obter uma afirmação verdadeira ou falsa”.

NÍVEIS DE HIPÓTESE Ocorrência : são hipóteses que não tem sustentação empírica,o seja, são suposições sem fundamentação teórica tendo como exemplo teorias que não se desenvolveram na ciência; Empírica : essa hipótese não se sustenta e nem se baseia numa fundamentação lógica, sendo ela portanto uma hipótese que não se baseia nos sistemas de conceitos existentes na ciência; Plausíveis : essa hipótese apresenta coerência e lógica e é posta a teste. É a hipótese que se relaciona com outras teorias já reconhecidas; Convalidadas : essa hipótese permite o uso de teste empírico, sendo a única que se fundamenta e se baseia em um sistema de teorias e que ao mesmo tempo se relaciona com hipóteses empíricas. A mesma obtém do uso dos ideais da ciência sendo eles o da objetividade e o da consistência.

VARIÁVEIS Variáveis são fatores que dão sentido em um objeto de estudo, ou seja, é a explicação contida por trás do objeto em observação que dá sentido ao mesmo, visando assim, melhor exemplificar a hipótese dando-lhe mais clareza e objetividade de como os fatores influenciam na causa e efeito dos objetos colocados em estudo.

VARIÁVEIS CLASSIFICAÇÃO: Variável independente: é aquele fator no qual o investigador tem como manipulá-lo para que assim a sua influência exerça um resultado;   Variável dependente: é o fator resultante do estímulo causado pelo investigador na variável independente; Variável moderadora: é o fator que modifica a inter-relação entre as variáveis dependente e independente; Variável de controle: é nessa variável em que os fatores que de alguma forma afeta a variável dependente devem ser separados e anulados pelo investigador, para que assim não venham interferir os resultados que as variáveis sozinhas resultariam; Variável interveniente: é o fator em que o investigador não tem como manipulá-la e que de alguma forma ele irá afetar o objeto em estudo.

DEFINIÇÕES EMPÍRICAS DOS CONCEITOS Para Hempel as definições têm a finalidade de “enunciar ou descrever o que se aceita como significado (...) de um termo já em uso e ou atribuir por estimulação ou significado especial a dado termo”.

DEFINIÇÃO NOMINAL Utiliza termos pré-teóricos já conhecidos e esclarece os sentidos de conceitos já utilizados; Exemplo: Filogênese é o estudo que indicas formas de evolução da vida. DEFINIÇÃO OPERACIONAL descreve as atividades que se pode realizar e para constatar a existência de construtos. Hempel (1970) dpa um exemplo de definição operacional na química. “Para se achar o termo ‘ácido se aplica a um dado líquido’: coloque uma tira de papel de tornassol azul: o líquido é um ácido e somente se o papel ficar vermelho”.

REFERÊNCIAS: http://wwwp.fc.unesp.br/~verinha/ADEFINICAODOPROBLEMA.pdf; http://www.professorwellington.adm.br/problema.html ; http://www.carlosfernandes.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=2628123 http://pt.scribd.com/doc/27945286/Metodologia-Cientifica-Lakatos-e-Marconi http://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf

OBRIGADO! Equipe: Arlene Maria Cíntia Daniele Pereira de Oliveira Souza Janicleide Medeiros Wanessa Alencar Orientação: Prof. Kleber Costa da Silva Apoio: