Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
A Responsabilidade dos Sistemas na Regulação do Ensino
Prática de Ensino: Educação Básica
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
Políticas Públicas Municipais
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Lei do Sistema de Ensino
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Uma proposta de mudança
Conselho Municipal de Educação
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Organização dos sistemas de ensino
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Contexto de atuação do CME
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Encontro Estadual de Formação
PROJETO INTEGRADOR (MÓDULO 5)
Procuradoria Geral do Estado
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Estatuto da OAB Aula 14.
Atuação dos agentes de Controle Social
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
S ISTEMA DE E NSINO E OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Regina Lúcia Borges Araújo 2013.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
CEE/MT SISTMA MUNICIPAL DE ENSINO - SME. CEE/MT SISTMA MUNICIPAL DE ENSINO - SME 01 - O que é Sistema Municipal de Ensino – SME? É a organização legal.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida

Sistema Municipal de Ensino Base Legal  Constituição Federal (art. 211): A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.  LDB (art. 8º, §2º): Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta lei.

Sistema Municipal de Ensino Vantagens  Autonomia normativa  Celeridade e agilização dos processos educacionais – não dependência do CEE  Adequação das decisões às peculiaridades de cada município

Sistema Municipal de Ensino Natureza Criação por Lei Municipal Autonomia administrativa Dotação orçamentária própria

Sistema Municipal de Ensino Composição Institucional Rede Municipal de Escolas (EF + EI)+ Rede Privada de EI; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação.

Sistema Municipal de Ensino Infraestrutura e Organização Recinto exclusivo e equipamentos; Quadro de pessoal - assessoria técnica e secretaria; Regimento interno.

Sistema Municipal de Ensino Infraestrutura e Organização Normas próprias claramente definidas Dotação orçamentária Autonomia na escolha do presidente ( sem interferência do executivo Definição de agenda de reuniões Condições materiais de funcionamento Apoio – técnico;tecnológico, material e financeiro

Sistema Municipal de Ensino Funções Normativa; Consultiva; Deliberativa; Fiscalizadora; Propositiva; Mobilizadora.

Sistema Municipal de Ensino instrumentos político-administrativos Atos normativos do CME Pareceres Resoluções Atos administrativos e procedimentos técnicos da SMEC Portarias e Instruções Planejamento

Sistema Municipal de Ensino instrumentos político-administrativos Procedimentos do CME acolhida de requerimentos; exame de questões por iniciativa própria; audiências públicas; trabalho em comissões; sessões plenárias; assessoramento técnico.

Sistema Municipal de Ensino Competências Normativa – definir normas para o sistema de ensino Interpretativa – interpretar e dirimir conflitos Credencialista Ouvidoria – defesa dos direitos educacionais dos cidadãos

Sistema Municipal de Ensino Função Normativa Essa função é restrita aos órgãos normativos dos sistemas de ensino, pois, de acordo com a LDB (art. 11, III), compete ao Município baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. As normas Complementares limitam-se à abrangência ou jurisdição do sistema.

Sistema Municipal de Ensino Função Normativa No desempenho da função normativa, o CME irá elaborar normas complementares e interpretar a legislação e as normas educacionais, limitando-se a abrangência do Sistema Municipal de Ensino.

Sistema Municipal de Ensino Atos Normativos Indicação – Ato propositivo por um ou mais conselheiros contendo sugestão justificada de estudos sobre matérias de interesse do CME. Ato pelo qual o CME propõe sugestões de estudo sobre matéria de sua competência para expansão e melhoria de ensino.

Sistema Municipal de Ensino Atos Normativos Parecer – Ato pelo qual o CME pronuncia-se de forma impositiva sobre matéria de sua competência podendo ser normativo ou opinativo.

Sistema Municipal de Ensino Atos Normativos Resolução – Ato decorrente de Lei ou Parecer pelo qual o CME normatiza as matérias de sua competência que devem ser observadas pelos Sistemas Municipais de Ensino.

Sistema Municipal de Ensino Função de Conselheiro Segundo Carlos Jamil Cury, a função de conselheiro implica em ser um intelectual da legislação da educação escolar para, em sua aplicação ponderada, garantir um direito da cidadania”.

Agradeço a atenção de todos! Adriana Paim de Almeida Professora e Advogada OAB/RS Consultoria Técnica e Jurídica Contatos: Fones: 54 –