Profª Ana Patrícia Fernandez Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos Profª Ana Patrícia Fernandez
Sua origem... Como surgiu? Início do século XX John Dewey Pensadores da Pedagogia Ativa
O QUE SIGNIFICA? Pedagogia de Projetos do espaço escolar Re-significação
Como funciona? Professores Alunos Envolvidos Projetos Problematizaçao Planejamento Realização Execução Apresentação Avaliação
Tipos de Projetos Pedagógicos Pedagogia de Projetos Tipos de Projetos Pedagógicos Multidisciplinaridade Pluridiscilinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade
Não há uma real integração. Pedagogia de Projetos Multidisciplinar Recorre-se a informações de várias matérias p/ estudar determinado assunto, sem a preocupação de interligar as disciplinas em si. Não há uma real integração.
M U L T I D S C P N A R Literatura História Física Biologia Geografia Gramática Artes Química
A abordagem ultrapassa as Pedagogia de Projetos Pluridisciplinar A abordagem ultrapassa as diferentes áreas do conhecimento, porém sua finalidade permanece inscrita no quadro de pesquisa disciplinar. As disciplinas continuam em um mesmo nível, com pequenas e raras contribuições, mas sem um coordenação.
Pluridisciplinaridade Matemática Física Biologia Geografia Química Artes
Interdisciplinaridade (Anos 70) Real cooperação e troca de informações Há interação entre as diferentes disciplinas A formação do aluno leva em conta suas experiências e aprendizagens
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade Recente Vai além da simples integração das disciplinas Não há fronteiras entre as áreas do conhecimento Não se distingue onde começa e onde termina determinada disciplina
Transdisciplinaridade Química Matemática Física Biologia Geografia
Possibilidades para o aluno Contextualizar Articular Interligar Globalizar Reunir
Prof. Esp. Marcelo Valente
ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO: Qual o tema desenvolvido? Por quem? Com quais especificações? Data? Local? Contexto? JUSTIFICATIVA: Fundamenta a escolha do tema e sua pertinência ao momento vivido e ao grupo a que se destina. Relevância... Para quê? PROBLEMATIZAÇÃO: O que já sabemos sobre o tema? O que queremos saber sobre o tema? Qual o nosso propósito? Por quê? CONTEXTO VIVIDO: Qual a relação do tema com a vivência dos educandos? Qual a necessidade de implantação desse projeto? Qual a possibilidade de mudança?
OBJETIVOS: GERAL e ESPECÍFICOS LINHA CENTRAL: É necessário identificar qual é a grande questão, o que significa o tema para o grupo, qual o maior interesse. OBJETIVOS: GERAL e ESPECÍFICOS TEMAS TRANSVERSAIS: Correspondem aos problemas sociais contemporâneos vividos pelo homem, objetivando a formação do cidadão e que devem pontuar todo o projeto: Ética Saúde Orientação Sexual Trabalho e Consumo Diversidade etc.
TEMPO AVALIAÇÃO PÚBLICO-ALVO RECURSOS Financeiros Humanos Materiais Cronograma AVALIAÇÃO Contínua e processual