Profª Ana Patrícia Fernandez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Origem da vida Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em.
Escola Superior de Educação
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
III Encontro de Boas Práticas
ACADÊMICA: JACQUELINE A. F DOS S. JORDÃO 3°PERÍODO –TARDE
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Reunião Geral de Pais e Mestres
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prof. Esp. Marcelo Valente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aprendizagens em Arte Coordenadora
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Sistemas de Educação inclusivos
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Revisão de Filosofia.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Feira de Ciências E Cultura 2015.
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Metodologia de projetos
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Área de Ciências da Natureza
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Sr. AIRTON CESAR DOMIGUES DIRETORA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO MÔNICA ESTEVAM.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
ETAPAS DA PROBLEMATIZAÇÃO Prof. Esp. João Carlos Sinott Balbi 2010.
Transcrição da apresentação:

Profª Ana Patrícia Fernandez Pedagogia de Projetos Ampliando conceitos Profª Ana Patrícia Fernandez

Sua origem... Como surgiu? Início do século XX John Dewey Pensadores da Pedagogia Ativa

O QUE SIGNIFICA? Pedagogia de Projetos do espaço escolar Re-significação

Como funciona? Professores Alunos Envolvidos Projetos Problematizaçao Planejamento Realização Execução Apresentação Avaliação

Tipos de Projetos Pedagógicos Pedagogia de Projetos Tipos de Projetos Pedagógicos Multidisciplinaridade Pluridiscilinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade

Não há uma real integração. Pedagogia de Projetos Multidisciplinar Recorre-se a informações de várias matérias p/ estudar determinado assunto, sem a preocupação de interligar as disciplinas em si. Não há uma real integração.

M U L T I D S C P N A R Literatura História Física Biologia Geografia Gramática Artes Química

A abordagem ultrapassa as Pedagogia de Projetos Pluridisciplinar A abordagem ultrapassa as diferentes áreas do conhecimento, porém sua finalidade permanece inscrita no quadro de pesquisa disciplinar. As disciplinas continuam em um mesmo nível, com pequenas e raras contribuições, mas sem um coordenação.

Pluridisciplinaridade Matemática Física Biologia Geografia Química Artes

Interdisciplinaridade (Anos 70) Real cooperação e troca de informações Há interação entre as diferentes disciplinas A formação do aluno leva em conta suas experiências e aprendizagens

Interdisciplinaridade

Transdisciplinaridade Recente Vai além da simples integração das disciplinas Não há fronteiras entre as áreas do conhecimento Não se distingue onde começa e onde termina determinada disciplina

Transdisciplinaridade Química Matemática Física Biologia Geografia

Possibilidades para o aluno Contextualizar Articular Interligar Globalizar Reunir

Prof. Esp. Marcelo Valente

ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO: Qual o tema desenvolvido? Por quem? Com quais especificações? Data? Local? Contexto? JUSTIFICATIVA: Fundamenta a escolha do tema e sua pertinência ao momento vivido e ao grupo a que se destina. Relevância... Para quê? PROBLEMATIZAÇÃO: O que já sabemos sobre o tema? O que queremos saber sobre o tema? Qual o nosso propósito? Por quê? CONTEXTO VIVIDO: Qual a relação do tema com a vivência dos educandos? Qual a necessidade de implantação desse projeto? Qual a possibilidade de mudança?

OBJETIVOS: GERAL e ESPECÍFICOS LINHA CENTRAL: É necessário identificar qual é a grande questão, o que significa o tema para o grupo, qual o maior interesse. OBJETIVOS: GERAL e ESPECÍFICOS TEMAS TRANSVERSAIS: Correspondem aos problemas sociais contemporâneos vividos pelo homem, objetivando a formação do cidadão e que devem pontuar todo o projeto: Ética Saúde Orientação Sexual Trabalho e Consumo Diversidade etc.

TEMPO AVALIAÇÃO PÚBLICO-ALVO RECURSOS Financeiros Humanos Materiais Cronograma AVALIAÇÃO Contínua e processual