Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Gabinete do Comandante do Exército
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Regina Célia Baptista Belluzzo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Equivalente à média dos países da OCDE
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
PLANO DE GESTÃO.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Gestão do Conhecimento na prática
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Seção de Planejamento e Coordenação
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Talentos para Inovação
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
A Política de Gestão de Pessoas
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Profissional de GC / Função de GC
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
TRANSFORMAR.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Laboratório de Ensino a Distância
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Universidade Corporativa Procenge
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
“A DIMENSÃO HUMANA É A FORÇA DA NOSSA FORÇA”.
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria AGC\DECEx Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria Rodrigo Pereira, MSc. Email: nossa.consultoria@hotmail.com Cel.: (21) 9 9140-0099 Skype: nossa.consultoria Beto do Valle, MBA Email: betodovalle@uol.com.br Cel.: (11) 9 8181-3113 Heitor José Pereira, PhD Email: heitorrh@gmail.com Cel.: (41) 9102-6006 Lourdes Carniello, MSc Email: lucarniello@gmail.com Cel.: (21) 9 8111-1061

Cronograma - MAcro 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento 05. Definições Estratégicas Relatório Final Apresentação Final Fevereiro Março Abril Maio Junho 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento Pesquisa Oficina Relatório 05. Definições Estratégicas Reuniões Executivas Relatório Final Apresentação Final Pontos de Atenção: Carnaval; Feriados de Abril/Maio; Copa do Mundo;

Direcionamento Estratégico de GC Infraestrutura e Ferramentas de GC Modelo Conceitual de Referência para GC Direcionamento Estratégico de GC Governança de GC Capturar Orientadores Organizacionais Resultados Organizacionais Aplicar Inovar Mobilizar Cultura Redes Infraestrutura e Ferramentas de GC

Construção do Modelo de GC Desafios Estratégicos (aspirações) Modelo de GC Conhecimentos Críticos (temas prioritários) Diretrizes Estratégicas (definições orientadoras) Portfólio de Soluções e Práticas Desafios do Contexto (potenciais e limitações) Requisitos da Plataforma de GC

Documentação Gerada no Projeto Relatórios Páginas Anexos F.01-Projeto Executivo 9 F.02-Sensibilização 14 3 93 F.03-Mapa de Conhecimentos 24 8 115 F.04-Rede Relacionamentos 23 10 91 F.05-Modelo GC 17 6 122 Totais globais 87 27 421

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO TEMPO CAPACIDADES 2008 2009 2011 2010 2012 2013 ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate TRANSFORMAR MODERNIZAR ADAPTAR

Desafios identificados Novos tipos de missões e novas funções em combate: Consciência situacional em tempo real; Comando e controle digital; Conectividade individual; Inteligência e guerra eletrônica; Baixa familiaridade com os documentos estratégicos do EB; Dificuldade de acesso à informação (73%); Novas oportunidades de aprendizagem baseadas em conexão e colaboração; Fluxo de conhecimentos e relacionamentos predominantemente internos em cada assessoria. Baixa densidade / interatividade nas redes internas; Maior pressão por eficiência e efetividade; Intercâmbio com meio acadêmico civil orientado para o capital intelectual; Retrabalho (56%); Processos organizacionais pouco efetivos; Novas gerações com novos interesses; Ênfase no conhecimento explícito (Fontes de conteúdo utilizadas regularmente: 21% tácito, 79% explícito) Falta de mecanismos de facilitação e incentivo à busca de novos conhecimentos (54%)

Propostas de Diretrizes de Gestão do Conhecimento Identificar, desenvolver e mobilizar os conhecimentos críticos para atuação conforme as novas capacidades do Exército da Era do Conhecimento. Promover disseminação e discussão regular dos documentos estratégicos e suas implicações para o DECEx. Garantir disseminação e acesso a informação crítica do DECEx. Alavancar a aprendizagem colaborativa para aumentar a efetividade da educação e da integração cultural. Promover a interação horizontal no DECEx. Promover o intercâmbio de boas práticas para aprimorar efetividade dos processos. Desenvolver iniciativas conjuntas e projetos de pesquisa, em temas convergentes, para intercâmbio institucional. Adotar programa de captura, disseminação, adoção e reconhecimento de boas práticas. Contribuir ativamente para a estruturação e integração dos processos organizacionais. Identificar novas abordagens para atrair, integrar e reter talentos. Adotar práticas de interação e compartilhamento de conhecimentos que promovam o intercâmbio estruturado de conhecimentos tácitos ao longo de toda a carreira.

Soluções e Práticas de GC Captura Mobilização Inovação Ext Int Inovação Aberta Crowdsourcing Mídias Sociais Eventos / Congressos / Painéis Parcerias Pesquisa Básica © Beto do Valle Cursos / Programas de Capacitação Parcerias Pesq. Aplicada Comunidades e Grupos Híbridos (externos + internos) Consultoria / Assessoria Programas de Ideias Benchmarking Storytelling Portais / Intranets / Ambientes Colaborativos / Fóruns / Wikis Design Thinking / Processos de Ideação MODELO SIMPLIFICADO Grupos de Inovação Programa de Lições Aprendidas / Boas Práticas Comunidades de Prática Internas After Action Review

Proposta para o DECEx

Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria AGC\DECEx Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria Rodrigo Pereira, MSc. Email: nossa.consultoria@hotmail.com Cel.: (21) 9 9140-0099 Skype: nossa.consultoria Beto do Valle, MBA Email: betodovalle@uol.com.br Cel.: (11) 9 8181-3113 Heitor José Pereira, PhD Email: heitorrh@gmail.com Cel.: (41) 9102-6006 Lourdes Carniello, MSc Email: lucarniello@gmail.com Cel.: (21) 9 8111-1061

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO 2º PAINEL DE GC PLANEJAMENTO AGC

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC 1. FINALIDADE Implementar a Gestão do Conhecimento (GC) no DECEx. 2. REFERÊNCIAS - Diretriz do Processo de Transformação do Exército, Port nº 075, de 10 Jun 10; - Diretriz Geral do Comandante do Exército – 2011/2014, de 01 Jan 11; - Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx), Port nº 388, de 26 Maio 08; - Diretriz Estratégica do Sistema de Ensino do Exército, Port nº 716, de 06 Dez 02; - Diretriz do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; - Premissas Básicas do Pano de Gestão do DECEx 2011 / 2012, de 14 Dez 11; e - Relatório final da empresa Nossa Consultoria Ltda.   3. OBJETIVO Regular as atividades necessárias à implementação da GC no âmbito do DECEx.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC 4. CONCEPÇÃO GERAL a. Justificativa O presente planejamento visa cumprir determinações contidas nas Diretrizes e documentos constantes do item 2. REFERÊNCIAS. Coerente com tais demandas e com a intenção de orientar os trabalhos relativos à implementação de GC no Departamento, ao final do ano de 2013 ocorreu a contratação de uma empresa civil especializada em consultoria de GC (Nossa Consultoria Ltda). Em junho de 2014, pela conclusão dos seus trabalhos, foi entregue relatório que apresentou como produto final, 03 (três) propostas: - Modelo de Gestão do Conhecimento (GC); - Portfólio de Soluções e Práticas de GC; e - Requisitos funcionais da Plataforma Colaborativa de GC.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC b. Objetivos - Atender às necessidades de obtenção, sistematização, disseminação e uso do conhecimento no âmbito de toda a estrutura do Departamento. - Estabelecer os processos de criação e inovação, captura e codificação, organização, compartilhamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento no âmbito do DECEx. - Dinamizar os fluxos de conhecimento. - Estimular as práticas de Gestão do Conhecimento. - Transformar o conhecimento disponível em valor para o DECEx e seus integrantes. - Valorizar os integrantes do DECEx, como ativos mais importantes da instituição. - Preservar talentos. - Desenvolver e apropriar o capital intelectual (competências, processos e relacionamentos). - Racionalizar os recursos. - Melhorar o desempenho organizacional. - Desenvolver uma cultura de Gestão do Conhecimento. - Colaborar com o processo de formulação estratégica do DECEx. - Utilizar o conhecimento em apoio à tomada de decisão. - Criar condições para a inserção do DECEx na Era do Conhecimento.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC 5. DIRETRIZES DE GC E SUA APLICAÇÃO (11) 1 - Promover o intercâmbio de boas práticas para aprimorar efetividade dos processos; 2 - Identificar novas abordagens para atrair, integrar e reter talentos; 3 - Alavancar a aprendizagem colaborativa para aumentar a efetividade da educação e da integração cultural; 4 - Identificar, desenvolver e mobilizar os conhecimentos críticos para atuação conforme as novas capacidades do Exército da Era do Conhecimento; 5 - Desenvolver iniciativas conjuntas e projetos de pesquisa, em temas convergentes, para intercâmbio institucional; 6 - Promover disseminação e discussão regular dos documentos estratégicos e suas implicações para o DECEx;

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC 5. DIRETRIZES DE GC E SUA APLICAÇÃO (continuação) 7 – Possibilitar a disseminação e acesso a informação crítica do DECEx; 8 - Adotar programa de captura, disseminação, adoção e reconhecimento de boas práticas; 9 - Adotar práticas de interação e compartilhamento de conhecimentos que promovam o intercâmbio estruturado de conhecimentos tácitos ao longo de toda a carreira; 10 - Contribuir ativamente para a estruturação e integração dos processos organizacionais; e 11 - Promover a interação horizontal no DECEx.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC 6. AÇÕES A REALIZAR A - PALESTRAS DE APRESENTAÇÃO DAS ASSESSORIAS (Dtz 1, 9 e 11) Visam difundir as principais atividades, as missões e a organização interna de cada setor do Departamento. Também buscam aproximar as Assessorias, Seções e Escritório entre si, tanto como órgãos internos, quanto os indivíduos que as compõe. Esta ação é resultado do levantamento feito pela consultoria que apontou como pontos fracos a segmentação interna (assessorias fechadas), pouca interatividade e baixa relação de confiança. B - REUNIÕES DE COORDENAÇÃO INTERNAS (Dtz 1, 6, 9 e 11) Visam melhorar a coordenação das atividades departamentais e estreitar os relacionamentos interpessoais, particularmente das chefias. Serão desenvolvidas no formato de reuniões tipo Estado-Maior, já executadas rotineiramente no Exército, reunindo os chefes de assessorias e gabinete.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC C – EXECUÇÃO DE PAINÉIS, SIMPÓSIOS OU CONGRESSOS (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, e 11) Visam difundir conhecimentos específicos, motivando e aperfeiçoando o público interno nos aspectos ligados a GC, servindo para difundir conhecimentos tácitos e explícitos adquiridos por membros do Departamento. Como exemplos de ações já realizadas podem ser citados o ESTAP nível I e o Encontro de Itaipava, ambos anuais. D – MOTIVAR E ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO ESTUDO DE DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS BÁSICOS (Dtz 5, 6, 7 e 11) Visa corrigir o ponto fraco identificado pela consultoria, que é o desconhecimento profundo de tais documentos nos diversos níveis funcionais. Esta ação é fundamental para permitir, por parte de todos os componentes do Departamento, principalmente as chefias, planejamentos, trabalhos, idéias e soluções pedagógicas técnicas e estratégicas alinhadas com as orientações e determinações do escalão superior, como também com o processo de transformação do EB. E – PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO NO MAPEAMENTO DE PROCESSOS (Dtz 10) Visa atender uma importante demanda do Departamento que é a falta de processos mapeados. Esta ação será desenvolvida por todos os seguimentos do Departamento, de forma individualizada, sob orientação da AGC, por meio de documentação apropriada, reuniões de coordenação e palestras.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC F – INSTRUÇÃO DE QUADROS (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) Visa manter o público interno (chefia, colaboradores e militares em geral) informado e atualizado em conhecimentos diversos. Cumpre também a finalidade de dar ampla difusão aos conhecimentos Tácitos e Explícitos, aplicando plenamente esta função de GC. Será desenvolvida normalmente por meio de palestras, as segundas-feiras na reunião matinal, podendo tratar de assuntos de caráter geral e/ou profissional militar. Devem também divulgar conhecimentos adquiridos em viagens a serviço ou missões, no Brasil ou no exterior, ao maior efetivo possível. G – CAPACITAÇÃO DO PESSOAL (Dtz 1, 2, 8 e 9) Visa qualificar militares do Departamento em áreas específicas e de interesse setorial, por meio da participação destes militares em cursos e atividades pedagógicas internas e externas ao Departamento.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC H – ADOÇÃO DE UMA PLATAFORMA COLABORATIVA (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, e 11) Visa congregar numa ferramenta de TI conceitos e soluções de GC que motivem os componentes do Departamento a viverem em um ambiente colaborativo e de aprendizagem. Esta ação será desenvolvida em estreita cooperação entre a ATI e a AGC. I – INCREMENTO DE ATIVIDADES TIPO ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) (Dtz 2, 3, 4, 7, 8, 9, e 11) Esta técnica já utilizada em ambientes operacionais deve também ser aproveitada nas mais diversas situações burocráticas para se identificar, gerar, capturar e difundir novos conhecimentos, além de servir como instrumento de aperfeiçoamento de processos. Deve, portanto, ter maximizada sua prática. J – DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NA TELA DE AVISOS DO DEPARTAMENTO (Dtz 2, 3, 4, 8, 9 e 11) Esta prática deve permitir uma ampla divulgação de novos conhecimentos, atualizando informações e a situação presente, mesmo que de forma sintética. O uso desta tecnologia torna atrativa e essencialmente dinâmica esta ação de GC.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC K – APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Dtz 1, 2, 3, 8, 9 e 10) Já tradicionalmente posta em prática por força regulamentar. Sempre que um militar se apresenta ao superior hierárquico por término do cumprimento de missões, reporta a este os principais conhecimentos adquiridos e resultados alcançados, cabendo a chefia julgar pela propriedade, ou não, da divulgação imediata deste conhecimento aos demais componentes do Departamento. L – AMPLIAÇÃO DE PORTAIS NO AMBITO DO DEPARTAMENTO (Dtz 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11) A plena utilização desta ferramenta de TI atenderá adequadamente os objetivos previstos na implementação de GC no DECEx. Assim, deve-se incentivar ao máximo a adoção desta prática sem deixar de orientá-la no sentido de se buscar resultados de GC.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO PLANEJAMENTO AGC Foi elaborada uma tabela de ações com os respectivos responsáveis, que veremos a seguir.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO O quê? Por quê? Como? Quem? (Rspnl / Ptc) Quando? A Palestras de apresentação das assessorias Pelo desconhecimento mútuo e isolamento das assessorias Palestras de 20 minutos a todo o efetivo do DECEx (Plj a cargo da AGE) Ch Asse e Escritório / Todos Anual (por Asse do Dpt) B Reuniões de coordenação internas Pela necessidade de Coor e Ap mútuo nas atividades diárias Reu tipo EM, Coor pelo mais antigo presente Ch DECEx / Dir e Ch Asse, Escritório Semanal C Execução de painéis, simpósios ou congressos Pela necessidade de se tornar dinâmico o processo de difusão do conhecimento Pl interno das Asse do Dpt (aplicação de painéis, simpósios ou congressos) Ch Asse, Escritório / Todos Conf Plj D Motivar e acompanhar a evolução do estudo de Doc estratégicos básicos Pelo desconhecimento dos documentos básicos, visando o alinhamento das decisões e Plj Através de palestras para motivação da leitura e estudo destes Doc (Plj da AGC) AGC / oficiais e graduados em função de assessoria E Participação e execução no mapeamento de processos Os processos do DECEx não estão mapeados Exec do mapeamento dos processos (Coor da AGC) AGC / Todos F Instrução de quadros Carência de conhecimentos em áreas diversas Palestras a todo o efetivo do DECEx (Plj a cargo da AGE) Todos G Capacitação do pessoal Nec de incrementar a qualificação do pessoal do Dpt em áreas específicas Inscrição de componentes do Dpt em cursos e estágios (Plj a cargo dos Ch Asse) Ch Asse / Todos

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO (continuação) O quê? Por quê? Como? Quem? (Rspnl / Ptc) Quando? H Adoção de uma plataforma colaborativa É uma ferramenta básica e fundamental de suporte e implementação de GC Construção ou aquisição de uma Plf colaborativa, sob Coor TI / AGC TI e AGC / Todas as Dir e Asse Conf Plj I Incremento de atividades tipo análise pós-ação Bsc e difusão de conhecimento crítico para o Dpt (curto prazo) Incremento de APA nas Asse do Dpt (orientação da AGC) Todos - J Divulgação de informações e conhecimento na tela de avisos do departamento Difusão de conhecimento no Dpt (curto prazo) Incentivo as Asse no sentido de contribuir com Info (Coor ACS) ACS / Todas as Dir e Asse Diário K Apresentação de relatórios sobre atividades desenvolvidas Cada militar se apresenta ao Ch Imto por término de missão e expõe seu relatório, na forma oral ou escrita L Ampliação de portais no âmbito do departamento Orientação / motivação da AGC e supervisão / Ap técnico da TI AGC / Todas as Dir e Asse

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PLANEJAMENTO AGC Conclusão Assessoria de Gestão do Conhecimento Cel Gelbvaks Cel Bandeira Cel Wanderley 2º Ten Jônatas 2º Sgt Ademar 2519-5264