Normas de Segurança da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Advertisements

OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Segurança e Auditoria de Sistemas Normas de Segurança
Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação através da Integração das Normas ISO/IEC 27001:2006 e ISO/IEC (SSE-CMM) Josiane.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Administração e segurança de redes
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Sistemas Integrados de Gestão
SMS.
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Visão Geral das Normas ISO
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Estudo de caso Construindo um programa de segurança usando ISO 27001
Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle.
Auditoria da Qualidade
Fonte: Seiffert, M. E. B. ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Auditoria e Segurança da Informação
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
Normas para Segurança da Informação
Boas práticas para Segurança da Informação
QUALIDADE EMPRESARIAL
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
ISO/IEC NBR Qualidade de TI.
O que é ISO 9001? Aplicação no mercado
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Sistemas de Informação para processos produtivos
Especialização em Gestão de Pessoas
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
4 – Políticas de Segurança
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Métricas e Artefatos para a Priorização de Investimentos no Ajuste de Conformidade à Norma ISO Métricas e Artefatos para a Priorização de Investimentos.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

Normas de Segurança da Informação Segurança de redes Normas de Segurança da Informação

O que são Normas? Necessidade do mercado em reconhecer práticas adequadas Maneira de criar um senso comum sobre um assunto Estabelecidas por órgãos internacionais de normatização

O que são Normas? As normas mais comuns são: ISO 9001 – Qualidade ISO 14001 – Meio Ambiente As normas podem definir melhores práticas e/ou requisitos para a certificação Certificação somente para empresas

Norma ISO 27001 ISO/IEC 2005 – All rights reserved

Norma ISO 27001 Origem: BS 7799, do British Standards Institution, BSI Reconhecida pela ISO (International Standards Organization) com o nome “ISO 17799” Em 2005 teve sua numeração unificada, como ISO 27001, substituindo a ISO 17799

Norma ISO 27001 Brasil Certificação A norma ISO 27001 possui uma versão brasileira, a NBR ISO 27001:2005 Certificação A ISO 27001 possibilita que um ou mais processos de uma empresa sejam certificados A BS 7799 também permite a certificação, mas a última data de certificação será Agosto/2007 A ISO 17799 não permitia a certificação

Norma ISO 27001 É dividida em duas partes: A descrição de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação Anexo A – Objetivos de controle

Norma ISO 27001 Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) Termo original da Norma: ISMS – Information Security Management System Descreve como sistematizar as atividades de Segurança da Informação de uma empresa

O SGSI Um Sistema de Gestão da Segurança da Informação possui 4 grandes tarefas: P – Plan (Planejamento) D – Do (Realização) C – Check (Verificação) A – Act (Ação)

O SGSI – Plan PLAN Fase em que as atividades gerais do SGSI são planejadas Criação de Políticas, Regras, Processos e Procedimentos que irão nortear as atividades de segurança Avaliação de riscos

O SGSI – Do Do Implementação das atividades planejadas na fase “Plan” Fase em que os planos para a redução de riscos são colocados em prática Todas as atividades previstas devem ser realizadas nesta etapa

O SGSI – Check Check Etapa de verificação das atividades planejadas e executadas na fase anterior Auditorias são a base desta etapa Verificação se as atividades realizadas na fase “Do” foram efetivas na redução do risco detectado na fase “Plan”

O SGSI – Act Act Etapa em que as lições aprendidas durantes as fases Plan, Do e Check são analisadas Nesta etapa são propostas melhorias para o próximo ciclo, permitindo que o nível de risco seja reduzido Ciclo que permite a melhoria contínua

ISO 27001 – Anexo A O Anexo A contém os requisitos técnicos e operacionais para a manutenção da segurança São 12 áreas com objetivos de controle Para a certificação é necessário que todos os requisitos do Anexo A sejam atendidos

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved

ISO 27001 – Anexo A ISO/IEC 2005 – All rights reserved