Ciência na Formação do Engenheiro Welles A. M. Morgado (FIS)
O que é um engenheiro? Solucionador de problemas. Pesquisador tecnológico. Calculista para projetos. Consultor de empresas. Administrador. Orientador pedagógico. Professor!
Tem espaço para a formação científica? Formação básica em Física, Química e Matemática. Previsões necessitam modelos científicos (empíricos ou não). Novas tecnologias derivam da ciência de ponta.
Ciência não se restringe ao CB Cursos avançados de engenharia envolvem aspectos científicos (fenômenos de transporte, otimização, semicondutores, etc). Domínio de novas tecnologias necessita forte de formação científica.
Comparação Brasil x EUA Universidades: PUC-Rio x MIT. Financiamento: anuidades x (overhead + endowment + anuidades). Orçamento anual aproximado (MUS$): 50 x Corpo discente (kAluno): (12 + 2) x (5 + 6).
Alunos vem de contextos diferentes Alunos nas grandes universidades americanas são altamente selecionados (tipicamente topo 1 o ou 2 o lugar de suas escolas) Muitos possuem conceitos avançados de cálculo; curva de aprendizado muito inclinada. Alunos brasileiros tem formação que vai do excelente ao não tão bom ao entrar na Universidade. Curva de aprendizado é um pouco mais lenta.
Culturas locais são diferentes: Ambas são instituições líderes, respeitadas localmente e globalmente. PUC: ciclo básico engloba apenas a área cientifico-tecnológica. MIT: ciclo básico engloba TODAS as áreas (incluindo Música, Ciências Políticas, etc) pois formação cientifica faz parte da CULTURA do aluno local (IHTFP!!!).
Mercados locais são diferentes: Principais atividades após formatura: Atividades técnico / administrativas x Atividades técnico / pesquisa (indústria). Brasil: alunos raramente se tornam pesquisadores na indústria. Tendência de seguir carreiras mais técnicas com pouca necessidade de conhecimento cientifico mais atualizado. EUA: bastante comum a carreira de pesquisa na indústria necessitando forte conteúdo científico para a boa formação profissional (top universities).
In medium virtus? Ciência não é somente um instrumento para uso profissional futuro: faz parte da cultura geral e da compreensão da Natureza. Tempo durante a formação do engenheiro é precioso e deve ser observado o equilíbrio entre a formação geral (a Ciência está aqui) e a formação utilitária para seu futuro profissional (a Ciência também está aqui). Ciência deve se envolver ao mesmo tempo na formação e informação para o futuro engenheiro.