LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A dinâmica da vida de Cristo no meio do seu povo
Advertisements

IMPLANTANDO E GERENCIANDO PEQUENOS GRUPOS.
Gestão de pessoas: gestão estratégica de pessoas
LIDERANÇA.
A Comunicação nos Processos de Gestão Aspectos Preponderantes A forma de atuação das lideranças tem implicações consideráveis sobre o comportamento, a.
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Consultor Paulo Queija
UALIDADE COMEÇA EM MIM!!! EU SOU O PONTO DE PARTIDA.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Perfil do Profissional de Segurança da informação.
ITs my World Áreas de atuação: Gestão de banco de dados, manutenção e análises de sistemas, desenvolvimento de softwares, design de websites e atividades.
DESAFIANDO LIDERES PARA UM TEMPO DE COLHEITA
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Como garantir resultados através das pessoas
BSC Balanced Score Card
Mariana Camargo neopatrimonialismo.
Crescimento Integral Sustentável
Os Cinco Níveis de Liderança
Uma Visão para Empresas de TI
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Governança para resultados
Programa de discipulado
O próprio Deus nos chama à liderança.
- Minister (subordinação ou obediência)
Clube de Jovens Clube de Jovens.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Engajamento: Desafio de todos nós
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Gestão da Qualidade Rumo à Excelência
Crescimento Sustentável IPRB
É o ato de gerir, administrar, organizar, planejar, e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou uma organização.
Apresentação Inicial Objetivo: Introduzir o Conceito de Qualidade Evento: Treinamento Data de Aplicação: 31/08/2010 Apresentador/Criador: Ana.
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Bem-vindos.
LIDERANÇA E DISCIPULADO
Livros para Sua Vida e Família
É um Programa de Estado, ancorado na SEAD, que utiliza a metodologia do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e o Modelo.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
GESTÃO DA QUALIDADE.
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
ATRIBUIÇÕES DO DISTRITAL DE MÚSICA
LÍDERES ACEITAM AJUDA. Humildade e Gentileza.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Gestão Cooperativa em UCs: desafios e perspectivas – Litoral Norte SP Ilhabela – SP Maio 2009 Gilberto Sales
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Teoria da Administração
Administração Geral - Aula 01
Formação e Treinamento de Liderança
Como Administrar na Sociedade Moderna
Técnicas Gerenciais de Desenvolvimento fora do Trabalho Seminários Externos Alice de Melo Beraldo – Larissa Alves Guimarães Paola Priscila.
Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?
ESTEJA PREPARADO PARA O CENTENÁRIO!. Temas para a Celebração do Centenário Liderar através do serviço Convidar para causar impacto Conectar-se com a comunidade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
LIDERANÇA.
Planejamento da Informação -Prof. Ms. Adilson Lima Thiago Oliveira Ewerton Ohara.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo

ESCOLHA OU NECESSIDADE? Muitas vezes as circunstâncias, a necessidade ou funções levam as pessoas a posições de liderança, mas o líder de sucesso é o que assume uma atitude consciente de liderança e se aperfeiçoa neste papel.

APRENDIZADO PERMANENTE Um líder de sucesso se desenvolve através de um processo contínuo e permanente. A disposição em aprender sempre e a busca do crescimento são marcas da liderança de sucesso.

LIDERANDO A SI MESMO Quem deseja ser um bom líder deve aprender a ser liderado, mas principalmente deve liderar a si mesmo. Sem autodisciplina o crescimento e o êxito podem ser comprometidos.

DEFINA AS PRIORIDADES Urgentes: devem receber atenção prioritária. Importantes: devem ser ordenadas em sequência. Necessárias: podem parecer menos importantes, mas devem ser realizadas.

SER E FAZER MELHOR Ser um bom líder não é o suficiente se podemos ser o melhor. Fazer bem feito não é o suficiente se podemos fazer o melhor. O bom pode ser inimigo do melhor, não se contente com ele.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA - Ser eficiente é fazer as coisas da maneira certa. Ser eficaz é fazer a coisa certa. A eficiência é a base da qualidade. A eficácia é a base da excelência. Ser eficiente é bom, ser eficaz é melhor. Fazer a coisa certa da maneira certa é fundamental para um líder de sucesso.

SEJA CONFIÁVEL Ser confiável é pré-requisito para uma liderança de sucesso. A confiabilidade deriva de um caráter íntegro e de um comportamento coerente, ético e moralmente correto.

VISÃO E FOCO O líder deve ter uma visão clara de onde quer chegar e o que fazer para chegar aonde quer. Não deve permitir que distrações desviem sua atenção de seus objetivos. Manter o foco é tão importante como ter uma visão clara de seus objetivos.

O PODER DA INFLUÊNCIA A natureza essencial da liderança é a capacidade de influenciar pessoas. Ainda que não haja consciência deste fato não existe liderança sem o poder impactante da influência.

CONQUISTANDO LIDERADOS As pessoas podem seguir um líder em função da posição que ele ocupa, por vontade própria, pelo que o líder fez pela organização ou por elas; mas o desafio é ter liderados que seguem o líder pelo que ele representa.

LIDERANÇA REPRESENTATIVA As pessoas precisam seguir um líder que represente a missão, a visão e a natureza da igreja. Esta representatividade é encarnacional. A força do líder cristão é proporcional a sua experiência com Deus e com a causa dEle.

DISCIPULADO O líder deve se multiplicar nos liderados. Cristo, quando Deus encarnado entre nós, ordenou que seus seguidores fossem Seus representantes e multiplicadores. “Façam discípulos” (Mt 28.18)

LIDERANÇA CAPACITADORA Discipular é influenciar, capacitar e equipar pessoas através de relacionamentos para que se tornem representantes de Cristo; vivendo e proclamando o evangelho.

LIDERANÇA INTENCIONAL O líder deve saber onde quer chegar e o que fazer para chegar lá, tanto nos projetos da igreja como na preparação de pessoas. Suas ações precisam ser intencionais e espiritualmente motivadas.

LIDERANÇA MISSIONAL A igreja tem uma missão: estabelecer o reino de Deus e preparar um povo para o encontro com Cristo. Transformar pessoas comuns em cidadãos deste reino – fazer discípulos. Uma igreja missional com uma liderança missional.

DIRECIONAMENTO Lidando com atitudes e pensamentos: Diferentes - na mesma pista, mesma direção, velocidades diferentes (discípulos de Cristo). Convergentes - pistas diferentes, origens independentes, mesmo destino (Paulo e Apolo, I Co.3.3-6,22). Divergentes - pista contraria, contramão, risco de colisão (Paulo e Barnabé, At 15.39).

DEIXANDO UM LEGADO Uma das evidências do sucesso de um líder se revela na preparação de pessoas para sucessão de seu ministério e a na formação de outros líderes.

O EXEMPLO DE NEEMIAS A santa energia e elevadas esperanças de Neemias comunicaram-se ao povo. Contagiados por esse espírito, ergueram-se por algum tempo ao nível moral de seu líder. Cada qual, em sua esfera, era uma espécie de Neemias; e cada um fortalecia e apoiava seu irmão na obra. {LVN 23.5}

O EXEMPLO DE NEEMIAS Carecemos hoje de Neemias na igreja — não de homens capazes de pregar e orar apenas... O procedimento seguido por esse patriota hebreu na realização de seus planos deveria ser ainda adotado pelos pastores e dirigentes. {LVN 24.1}

O EXEMPLO DE NEEMIAS Façam com que o povo compreenda os planos e tome parte na obra... O êxito que acompanhou os esforços de Neemias mostra o que podem realizar a oração, a fé e uma ação sábia e enérgica... O povo refletirá em alto grau o espírito manifestado pelo dirigente. {LVN 24.1}

O DESAFIO FINAL A liderança cristã deve deve estar focada nas pessoas. Lideramos pessoas através de cargos, departamentos e funções. Dirigimos departamentos, servimos pessoas – liderança servidora. Nossos planos, projetos e programas devem ser ferramentas para formar discípulos que cumpram a missão.

Fernando Lopes de Melo fernando.lopes@adventistas.org..br @prfernandolopes