Organização Empresarial
O que é uma organização social? Um conjunto de pessoas com um ou mais propósitos comuns. A administração é a coordenação dos esforços coletivos das pessoas e dos recursos institucionais disponíveis para o alcance dos objetivos traçados.
O que é uma empresa? Empresa é uma Organização Social. O sonho de toda organização tem que ser o de tornar-se uma instituição de reconhecida qualidade – um centro de excelência. A qualidade pessoal é traduzida em três aspectos: competência profissional, comprometimento com a missão institucional ação coordenada e integrada.
Características de uma empresa eficiente Geração de resultados satisfatórios Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Foco no cliente e no mercado Responsabilidade social e ética Valorização das pessoas Inovação Agilidade Aprendizado organizacional
Uma empresa cristã Prestação de serviços qualificados Alto nível de comprometimento ético Índice elevado de sintonia social Respeito aos valores do humanismo cristão (Bem, Justiça, Verdade, Solidariedade)
A mística cristã do trabalho É mediante o trabalho que o homem deve procurar o pão quotidiano e contribuir para o progresso contínuo das ciências e da técnica, e sobretudo para a incessante elevação cultural e moral da sociedade, na qual vive em comunidade com os próprios irmãos. (João Paulo II, Laborem Exercens).
A mística cristã do trabalho O trabalho é um bem do homem - é um bem da sua humanidade - porque, mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, se torna mais homem. (João Paulo II, Laborem Exercens).
O trabalho humano Sentido Negativo Sentido Positivo Peso, sofrimento, castigo. Ganhar a vida. Instrumento de produção: ter mais. Busca de status. Sentido Positivo Alegria, entusiasmo, oportunidade. Aprender a viver. Instrumento de realização: ser mais. Interesse em servir.
O papel do colaborador Educar Na organização, todos somos educadores. Educar é transmitir conhecimentos e valores. O exemplo educa tanto ou mais que as palavras.
O papel do colaborador Servir Estar a serviço de uma causa. Estar a serviço da educação: deveria ser o nosso grande ideal. Ter a consciência de ser semeador e saber que a colheita não é imediata. O espírito de serviço impede que reine na empresa um clima de competição e de rivalidade (clima altamente deseducador).
O papel do colaborador Testemunhar O sentido da vida. O valor da justiça e do bem. A importância do respeito ao outro. A grandeza da honestidade, da integridade e da firmeza de caráter. O valor da constância e da austeridade saudável.
Trabalho e clima organizacional Busca da qualidade e da excelência Saber fazer. Fazer bem feito. Aprimorar os métodos. Melhorar os processos. Maximizar os resultados. Não perder o foco: somos educadores.
Trabalho e clima organizacional Responsabilidade Pessoal Assumir compromissos. Adotar postura condizente com os padrões éticos da instituição. Conhecer e seguir as orientações da instituição. Zelar pelo nome e pelo patrimônio da casa.
Trabalho e clima organizacional Trabalhar em equipe Reconhecer a presença e o valor do outro. Aprender o valor da escuta, da tolerância, da paciência e do respeito. Saber ser líder e aprender a ter líderes. Melhorar os processos de comunicação. Substituir a inveja e a competição pelo incentivo e a colaboração.
Trabalho e clima organizacional Abertura à mudança Aprender a ser flexível e aberto ao novo. Compreender a novidade não como ameaça, mas como oportunidade. Estar disposto a sempre aprender: quando as regras mudam, todos voltamos a zero. Despertar o espírito de iniciativa e de empreendedorismo