Organização Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Advertisements

Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
GESTÃO ESCOLAR: guia do diretor em dez lições Pedro Faria Borges
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
ENCONTRO 11 GARANTINDO A QUALIDADE.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Visão e Missão Difundir conhecimentos e experiências sobre a teoria e prática das melhores realizações mundiais sobre Estratégias.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Empreendedorismo.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
AULA 5 - Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de equipes
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO:
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
Responsabilidade Social
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Importância e objetivos da formalização dos Valores
Modelo de Excelência em Gestão
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Gestão por Competências
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
NOÇÕES DE ÉTICA.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Novos Padrões & Divulgação Virtual
Administração no mundo atual.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
O DNA - Essência da Organização
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Desenvolvimento Interpessoal
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
A TRANSROTA TRANSPORTES E LOGÍSTICA surgiu há 20 anos para atender às necessidades especificas de cada cliente, com atendimento personalizado com foco.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Organização Empresarial

O que é uma organização social? Um conjunto de pessoas com um ou mais propósitos comuns. A administração é a coordenação dos esforços coletivos das pessoas e dos recursos institucionais disponíveis para o alcance dos objetivos traçados.

O que é uma empresa? Empresa é uma Organização Social. O sonho de toda organização tem que ser o de tornar-se uma instituição de reconhecida qualidade – um centro de excelência. A qualidade pessoal é traduzida em três aspectos: competência profissional, comprometimento com a missão institucional ação coordenada e integrada.

Características de uma empresa eficiente Geração de resultados satisfatórios Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Foco no cliente e no mercado Responsabilidade social e ética Valorização das pessoas Inovação Agilidade Aprendizado organizacional

Uma empresa cristã Prestação de serviços qualificados Alto nível de comprometimento ético Índice elevado de sintonia social Respeito aos valores do humanismo cristão (Bem, Justiça, Verdade, Solidariedade)

A mística cristã do trabalho É mediante o trabalho que o homem deve procurar o pão quotidiano e contribuir para o progresso contínuo das ciências e da técnica, e sobretudo para a incessante elevação cultural e moral da sociedade, na qual vive em comunidade com os próprios irmãos. (João Paulo II, Laborem Exercens).

A mística cristã do trabalho O trabalho é um bem do homem - é um bem da sua humanidade - porque, mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, se torna mais homem. (João Paulo II, Laborem Exercens).

O trabalho humano Sentido Negativo Sentido Positivo Peso, sofrimento, castigo. Ganhar a vida. Instrumento de produção: ter mais. Busca de status. Sentido Positivo Alegria, entusiasmo, oportunidade. Aprender a viver. Instrumento de realização: ser mais. Interesse em servir.

O papel do colaborador Educar Na organização, todos somos educadores. Educar é transmitir conhecimentos e valores. O exemplo educa tanto ou mais que as palavras.

O papel do colaborador Servir Estar a serviço de uma causa. Estar a serviço da educação: deveria ser o nosso grande ideal. Ter a consciência de ser semeador e saber que a colheita não é imediata. O espírito de serviço impede que reine na empresa um clima de competição e de rivalidade (clima altamente deseducador).

O papel do colaborador Testemunhar O sentido da vida. O valor da justiça e do bem. A importância do respeito ao outro. A grandeza da honestidade, da integridade e da firmeza de caráter. O valor da constância e da austeridade saudável.

Trabalho e clima organizacional Busca da qualidade e da excelência Saber fazer. Fazer bem feito. Aprimorar os métodos. Melhorar os processos. Maximizar os resultados. Não perder o foco: somos educadores.

Trabalho e clima organizacional Responsabilidade Pessoal Assumir compromissos. Adotar postura condizente com os padrões éticos da instituição. Conhecer e seguir as orientações da instituição. Zelar pelo nome e pelo patrimônio da casa.

Trabalho e clima organizacional Trabalhar em equipe Reconhecer a presença e o valor do outro. Aprender o valor da escuta, da tolerância, da paciência e do respeito. Saber ser líder e aprender a ter líderes. Melhorar os processos de comunicação. Substituir a inveja e a competição pelo incentivo e a colaboração.

Trabalho e clima organizacional Abertura à mudança Aprender a ser flexível e aberto ao novo. Compreender a novidade não como ameaça, mas como oportunidade. Estar disposto a sempre aprender: quando as regras mudam, todos voltamos a zero. Despertar o espírito de iniciativa e de empreendedorismo