Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista O que é autoavaliação institucional? DIA D.

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Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista O que é autoavaliação institucional? DIA D

CONCEITO  Avaliação Institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para melhoria da qualidade da instituição escolar. (pág 23).  Progestão: Como desenvolver a avaliação institucional na escola – Módulo IX

RELEVÂNCIA A avaliação institucional busca o aperfeiçoamento ou melhoria da escola e do sistema. Está ancorada no Pilar 2 – Aprimorar as ações e a gestão pedagógica da rede com foco no resultado dos alunos.

AUTOAVALIAÇÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA Há mesmo relação entre avaliação institucional e a proposta pedagógica da escola? Isso não fica só no discurso? Como é mesmo que a avaliação institucional e a proposta pedagógica se ajudam mutuamente?  

AUTOAVALIAÇÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA A força da proposta pedagógica está na possibilidade de integração, na definição conjunta de princípios e na teorização de linhas e ações. Sem isso, tornamo-nos tarefeiros (pessoas que se perdem no número excessivo de tarefas), repetidores que executam ordens sem discutir concepções. Para que a proposta pedagógica se estabeleça na escola, é fundamental que haja processos de avaliação. Inserida nas várias ações desenvolvidas no interior da escola, avaliação se coloca como mediadora no crescimento da comunidade escolar.

Ações de autoavaliação já desenvolvidas na Escola PGE ou PAP – Plano de Ação – avaliar coletivamente Relatório Anual – refletir coletivamente Planejamento – legitimar as ações e projetos ProEMI – Diagnóstico e Projetos - socializar e refletir Um dia na escola de meu filho – apresentação da escola, da Proposta Pedagógica e equipe Tudo deve convergir para o mesmo Plano de Ação Tudo sustentará a revisão da Proposta Pedagógica da escola

MOVIMENTOS DE AUTOAVALIÇÃO DA ESCOLA Relatório Anual – equipe gestora ao final do ano 2º movimento Planejamento – professores , funcionários e alunos 3º movimento Dia D – equipe gestora, professores, alunos, pais e comunidade externa 4º movimento Plano de Gestão - representantes dos diferentes segmentos e equipe gestora para finalizar o Plano de Ação.