PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO DEPARTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PARA O MUNICIPIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
Advertisements

O Estado e o BNDES no apoio à
Câmara Municipal de São Paulo Câmara Municipal de São Paulo C omissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente Seminário São Paulo e a Política Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Gestão para Resultados
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Política Nacional de Resíduos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Painel: Aspectos destacados
FUNDACIÓN AVINA PPP AMERICAS Setor de Resíduos Sólidos Salvador,
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
LEI FEDERAL /10.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
A força das Políticas Públicas e das Parcerias.
Prefeitura do Recife - EMLURB
Ministério da Educação
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
Trabalhando pelo desenvolvimento sustentável regional e urbano
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CIPA 2013/2014.
Desafios e lacunas para o controle social das questões de Meio Ambiente Urbano, em especial, na gestão de resíduos sólidos Rizpah Besen Dra. em Saúde Pública.
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretaria de Serviços Públicos
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Curitiba e Região Metropolitana.
Atividades da Logística PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 1/2013, DE 23 DE JANEIRO DE 2013.
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
Resíduos Sólidos Domiciliares
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO TOTAL : ,73 KG toneladas.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Ministério do Meio Ambiente
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO DEPARTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PARA O MUNICIPIO DE BELÉM PARA ATENDER AS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS. Setembro – 2014.

PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PARA O MUNICIPIO DE BELÉM. O GRANDE PROBLEMA SERÁ ABASTECER O CENTRO DE TRIAGEM DOS CATADORES DO AURÁ. NESTE MODELO, ATENDERÁ A DEMANDA DE MATERIAL NECESSÁRIO PARA VIABILIZAR SUA OPERAÇÃO.

Pontos de entrega voluntária COLETA SELETIVA Ecopontos Pontos de entrega voluntária Cooperativas Empresas de coleta Poder Público Grandes geradores Centro de Triagem do Aurá

Grandes Geradores Supermercados Shopping Center Condomínios Grandes Empresas Os grandes geradores farão a separação e armazenamento do material reciclável, e a PMB fará a coleta e o transporte para o galpão do Aurá.

A PMB Fará o Transporte até a Centro de Triagem do Aurá. Ecopontos Uma rede de ECOPONTOS será instaladas em pontos estratégicos no Município de Belém. A PMB Fará o Transporte até a Centro de Triagem do Aurá. As Associações e Cooperativas poderão se habilitar a realizar esta coleta sendo remunerados transportanto o material para o CT do Aurá.

Pontos de Entrega Voluntárias Serão instalados pontos de entrega voluntária nos galpões de triagem que serão construídos no Município de Belém. A coleta e o transporte será executado pela PMB ou por Associações e Cooperativas mediante pagamento e o material será destinado ao Centro de Triagem do Aurá.

Cooperativas e Associações Cada Associação e/ou Cooperativa terá sua área de atuação pré-determinada e compatíveis com sua estrutura. Como exemplo abaixo: Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) Área de Atuação da Cooperativa LEGENDA BAIRROS Pratinha São Clemente Parque Verde Bengui Val-de-Cans Mangueirão

Cooperativas e Associações IMPORTANTE As Cooperativas e/ou Associações receberão aporte financeiro da Prefeitura Municipal de Belém, para se manter no mercado em condições aceitavéis.

Empresas de coleta As Empresas que prestam serviços de coleta domiciliar, através de aditivo no contrato farão a coleta seletiva em alguns bairros do município previamente selecionados pela PMB, assim como, o transporte e para o Centro de Triagem do Aurá.

Poder Público As instituições publicas federais, estaduais e municipais farão a coleta seletiva nos seus respectivos órgãos, em atendimento ao Decreto 5.940. Este material reciclável será doado ao CT dos catadores do Aurá.

Criação do Comitê de Coleta Seletiva Será criado o Comitê de Coleta Seletiva de Belém com a participação dos seguintes órgão: Prefeitura Municipal de Belém; Ministério Público do Estado; Defensoria pública; Cooperativas e Associação de Catadores; Outros;

Recursos Financeiros para a Coleta Seletiva A Prefeitura de Belém disponibilizará recursos na ordem de R$ 1.000.000,00 (um Milhão de Reais) mensalmente para o programa de Coleta Seletiva do Município de Belém. Recursos esses serão devidamente rateados com todos os atores anteriormente descritos: Grandes Geradores, Ecopontos, Pontos de Entrega Voluntária, Associações e/ou Cooperativas, Empresas de Coleta.

FIM