1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de 2014. 2 Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Elisa Maria de Assis
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Práticas no ensino da língua
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronaldo Correia dos Santos
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
“Universidade e Escola”
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Linguagem, Formação e Aprendizagem
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Formação de Professores na UFMS:
Curso de Especialização em Educação Infantil
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Simone barros intermídia design & aprendizagem. i n t e r m í d i a d e s i g n & a p r e n d i z a g e m estrutura apresentação do grupo apresentação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Cultura digital na educação:
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Concepções em Educação Matemática
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de 2014

2 Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp, 2008) Atuação Profissional Docência na Educação Superior privada (UNIVALI– 1999 a 2007) Assessora no Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL ) Docência na Educação Superior pública (UNIPAMPA – desde 2008) – Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (2013) Formação Acadêmica

3 Extensão Ciclo de Debates em Estudos da Linguagem ( ) Ciclo de Colóquios Interdisciplinares ( ) Cursos de formação continuada de professores (2010-atual) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID ) Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF 2013-atual)

4 Extensão Laboratório de Leitura e Produção Textual (2010-atual)

5 Pesquisa Grupo de Pesquisa Linguagem e Currículo (GELC - CNPq) Grupo de Pesquisa Fronteira e Linguagem no Espaço Platino (FLEP) Grupo de Pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Diferentes Mídias (Unicamp – CNPq) Contextos digitais e ensino Práticas docentes e processos de ensino- aprendizagem Políticas linguísticas Linguagem e mediação tecnológica

6 Pesquisa Projeto atual: “Letramentos e (form)ação docente” ( ) – Letramento acadêmico, digital e profissional em diferentes licenciaturas; – Diversidade cultural e linguística na sala de aula das licenciaturas e da educação básica; – Texto como produto cultural de diferentes grupos, em diferentes mídias; – Políticas educacionais voltadas para a diversidade cultural e/ou linguística.

7 Perspectivas teórico-metodológicas Campo aplicado de estudos da linguagem – visão inter/transdisciplinar para a língua e a cultura – Pesquisa-ação em contextos educacionais – Etnografia, microetnografia e netnografia (ou etnografia virtual) em contextos educacionais e midiáticos