1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de 2014
2 Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp, 2008) Atuação Profissional Docência na Educação Superior privada (UNIVALI– 1999 a 2007) Assessora no Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL ) Docência na Educação Superior pública (UNIPAMPA – desde 2008) – Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (2013) Formação Acadêmica
3 Extensão Ciclo de Debates em Estudos da Linguagem ( ) Ciclo de Colóquios Interdisciplinares ( ) Cursos de formação continuada de professores (2010-atual) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID ) Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF 2013-atual)
4 Extensão Laboratório de Leitura e Produção Textual (2010-atual)
5 Pesquisa Grupo de Pesquisa Linguagem e Currículo (GELC - CNPq) Grupo de Pesquisa Fronteira e Linguagem no Espaço Platino (FLEP) Grupo de Pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Diferentes Mídias (Unicamp – CNPq) Contextos digitais e ensino Práticas docentes e processos de ensino- aprendizagem Políticas linguísticas Linguagem e mediação tecnológica
6 Pesquisa Projeto atual: “Letramentos e (form)ação docente” ( ) – Letramento acadêmico, digital e profissional em diferentes licenciaturas; – Diversidade cultural e linguística na sala de aula das licenciaturas e da educação básica; – Texto como produto cultural de diferentes grupos, em diferentes mídias; – Políticas educacionais voltadas para a diversidade cultural e/ou linguística.
7 Perspectivas teórico-metodológicas Campo aplicado de estudos da linguagem – visão inter/transdisciplinar para a língua e a cultura – Pesquisa-ação em contextos educacionais – Etnografia, microetnografia e netnografia (ou etnografia virtual) em contextos educacionais e midiáticos