Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Prof. Leonardo Queiroga
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
APRENDER A APRENDER Juan Delval
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Transferência de aprendizagem
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Como resolver problemas
O aluno elaborando conceitos
Immanuel Kant
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Competência Interpessoal
Interpretação Consecutiva
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Forma Canônica e Definições
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docência do Ensino Superior
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
A dissertação: esmiuçando o gênero
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
A pré história da linguagem escrita
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Habilidades Cognitivas DE PENSAMENTO NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

SÃO INSTRUMENTOS OU PRÉ-REQUISITOS PARA O “BEM PENSAR” Habilidades Cognitivas São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem se desenvolvem ainda mais. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

H A B I L I D A D E S C O G N I T I V A S 1 - RACIOCÍNIO 2 - I N V E S T I G A Ç Ã O 3 - F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O 4 - T R A D U Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

1 - H A B I L I D A D E S D E R A C I O C Í N I O São fundamentais e necessitam ser desenvolvidas em todas as crianças e jovens.... ... se queremos esperar deles melhores desempenhos em suas vidas e, de modo especial, em sua vida escolar. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Relacionar o conhecimento humano é um processo de estabelecer relações ... ... entre idéias que temos e fazemos das coisas... ... entre situações .... entre as idéias que temos e as idéias dos outros ... entre as idéias dos outros entre si. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

CLASSIFICAR Habilidade básica que implica na capacidade de relacionar e que é fundamental para inúmeras atividades intelectuais presentes nas mais diversas áreas do conhecimento sistematizado. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Desenvolve-se através de atividades nas quais se possam: CLASSIFICAR Desenvolve-se através de atividades nas quais se possam: aproximar ou distinguir por semelhanças ou diferenças; ordenar classes por generalização crescente ou decrescente; distinguir gênero e espécie; encaixar indivíduos em classes; dividir gêneros em espécies e encaixar espécies em gêneros etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

ANALISAR . . . é decompor objetos, sistemas ou situações, em seus elementos constitutivos, sem perder de vista as interrelações. Ao fazer uma análise pode-se estar enumerando qualidades e propriedades, descrevendo ou narrando ... NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

S E R I A R capacidade que permite: seguir e entender seqüências ou progressos; ordenar segundo certos critérios numéricos, físicos ou cronológicos. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

R E U N I R CAPACIDADE DE ... compor conjuntos ou sistemas a partir de elementos dados; recompor a partir de elementos que nós mesmos dissociamos; construir novos sistemas ou novos objetos pela união criteriosa de elementos disponíveis. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

S I N T E T I Z A R IMPLICA AS HABILIDADES DE RELACIONAR, CLASSIFICAR, SERIAR, ANALISAR, REUNIR, ... MAS ESTÁ ROL DAS HABILIDADES COGNITIVAS ELEMENTARES POR SER BÁSICA OU FUNDAMENTAL A TODO PROCESSO DE CONHECIMENTO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

aprender as relações essenciais de uma situação, S I N T E T I Z A R C A P A C I D A D E D E: aprender as relações essenciais de uma situação, de um discurso, de um texto; escolher ou selecionar elementos, segundo certos critérios; reduzir fatos, situações ou coisas e seus elementos fundamentais ou essenciais; produzir esquemas, quadro sinótico; condensar, escrever sumários etc... NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

D E F I N I R CAPACIDADE de dizer ou expressar, com objetividade, o que é algo (uma coisa, um fato, uma situação), indicando seus elementos essenciais, o gênero a que pertence e a sua diferença específica em relação aos demais objetos do mesmo gênero; implica em classificação, em estabelecimento adequado de relações, em reunião, em análise etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

J U L G A R Elaborar ou fazer juízos ou julgamentos; capacidade de afirmar ou negar algo de alguma coisa, fato ou situação, de maneira adequada; pressupõe habilidade de relacionar; está ligada à habilidade de P R O V A R. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

E X P L I C A R Capacidade de nos fazer entender de maneira clara, através de explicações sucessivas; implica em desdobramentos de idéias que vão ampliando as noções que estão sintetizadas numa idéia inicial; capacidade de dizer a mesma coisa de maneira diversa, ou em outras palavras. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

ARGUMENTAR ADEQUADAMENTE P R O V A R - A R G U M E N T A R ARGUMENTAR ADEQUADAMENTE é construir prova de verdade do que dizemos; H A B I L I D A D E cognitiva fundamental que implica, praticamente, em todas as demais habilidades. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

S U P O R HABILIDADE DE PENSAR OU DE CONJECTURAR POSSIBILIDADES; IMPLICA PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES ATUAIS E POSSÍVEIS; IMPLICA EM CRIATIVIDADE. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

I N F E R I R POSSIBILIDADE DE TIRAR CONCLUSÕES ADEQUADAS A PARTIR DE PREMISSAS OU ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES ANTERIORES QUE POSSAM ESTAR RELACIONADAS ENTRE SI. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

G E N E R A L I Z A R CAPACIDADE DE, A PARTIR DE DADOS PARTICULARES, FORMAR CONCEPÇÕES MAIS AMPLAS OU MAIS GERAIS. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

O B S E R V A R 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Identificar problemas; 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O P R O B L E M A T I Z A R Identificar problemas; levantar questões NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

F o r m u l a r H i p ó t e s e s 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O F o r m u l a r H i p ó t e s e s NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Estimar Prever 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Verificar Medir Constatar Descrever 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O Verificar Medir Constatar Descrever NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Ser capaz de comportamento auto-corretivo 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O Ser capaz de comportamento auto-corretivo NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

3 - H A B I L I D A D E S D E F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

3 - H A B I L I D A D E S D E F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O IMPLICAM EM SER CAPAZ DE: FAZER DISTINÇÕES; FAZER CONEXÕES; AGRUPAR; CLASSIFICAR; EXPLICAR; DEFINIR; IDENTIFICAR SIGNIFICADOS ETC. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

4 - H A B I L I D A D E S D E T R A D U Ç Ã O PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

Finalmente ... A AUSÊNCIA DAS HABILIDADES COGNITIVAS BÁSICAS TORNA AS PESSOAS INTELECTUALMENTE CEGAS PARA A REALIDADE NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

ELAS, COMO QUE NÃO VÊEM TUDO O QUE ESTÁ À SUA FRENTE OU AO SEU REDOR ELAS, COMO QUE NÃO VÊEM TUDO O QUE ESTÁ À SUA FRENTE OU AO SEU REDOR... FICAM IMPEDIDAS DE CONSTRUIR SISTEMAS MAIS CLAROS DE ANÁLISE QUE POSSAM OFERECER-LHES UMA COMPREENSÃO MAIS COMPLETA DA REALIDADE. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

... E É FÁCIL DE PERCEBER AS IMPLICAÇÕES DE TUDO ISTO NO PROCESSO EDUCACIONAL ! NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques