Eng. Ftal Jean C. Naumann Eng. Ftal Jean C. Naumann Presidente Agosto/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Política Nacional de Meio Ambiente
Legislação Ambiental Profª. Fernanda Alves 25/03/2017
Gestão do Meio Ambiente
Novo Código Florestal Votação – Câmara dos Deputados Propostas de Alterações para apresentação a Câmara dos Deputados Janeiro/2012.
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Direito ao Meio Ambiente
Direito Ambiental brasileiro
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Visa regular a relação do homem e seus meios de produção com a natureza, como forma de permitir o equilíbrio dessa relação, dando.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Gerente da Gestão Ambiental – PMM Presidente da ANAMMA-RN
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Luiz Carlos Zico Ledra Cristina Krichenko Ledra Luiz Carlos Zico Ledra Acadêmico de Ecologia Cristina Krichenko Ledra Acadêmica de Ecologia e Ciências.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
FONTES DO DIREITO AMBIENTAL
Política Nacional de Meio Ambiente
LEIS SOBRE POLUIÇÃO SONORA E VISUAL
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
Teoria Geral do Direito Ambiental
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
Responsabilidade por Danos Ambientais
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
Enem.
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
Política Nacional do Meio Ambiente
Augusto Henrique Lio Horta
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Curso Técnico em Meio Ambiente
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
SHEYLA MARTINS RODRIGUES ADVOGADA OAB/SP N. ° 193
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
Política ambiental do Brasil É bem avaliada e é considerada moderna e avançada Possui um capítulo especial na Constituição: CAPÍTULO VI – DO MEIO AMBIENTE.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
7. PLANEJAMENTO AMBIENTAL
FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E MEIO AMBIENTE
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Princípios do Direito Ambiental na Constituição Federal Direito Ambiental – Aula 3 Prof. MSc. Laura.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRAS LEIA BRASIL – ONG DE PROMOÇÃO DA LEITURA ENCONTRO DE LEITORES DINAMIZAÇÃO DA REVISTA LEITURAS COMPARTILHADAS Gestão e.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Transcrição da apresentação:

Eng. Ftal Jean C. Naumann Eng. Ftal Jean C. Naumann Presidente Agosto/2014.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

a) Constituição Federal: Artigo 23 e Incisos VI e VII) e Artigo; b) Lei Federal nr /1.981 (Política Nacional do Meio Ambiente); c) Lei Federal nr /1.998 (Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente [...]); d) Decreto Federal nr /2.008 (Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente[...]); e) Lei Federal /2.006 (Lei da Mata Atlântica); DIPLOMAS LEGAIS QUE REGEM A MATÉRIA AMBIENTAL 1/3.

f) Decreto Federal nr /2.008 (Regulamenta a Lei da Mata Atlântica); g) Resolução CONAMA nr. 001/1.986 (As definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental); h) Resolução CONAMA nr. 237/1.997 (Rito do Licenciamento Ambiental); i) Resolução CONAMA nr. 6/2.008 (Lista das espécies ameaçadas de extinção); j) Lei Federal /2.012 (Novo Código Florestal Brasileiro – Define, inclusive, limites da Área de Preservação Permanente); DIPLOMAS LEGAIS QUE REGEM A MATÉRIA AMBIENTAL 2/3.

k) Resolução CONAMA nr. 369/2.006 (Dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente); l) Resolução CONSEMA nr. 10/2.010 (Lista as ações e atividades consideradas de baixo impacto ambiental, para fins de autorização ambiental pelos órgãos ambientais quando executadas em APP; m) Lei Estadual /2.009 (Institui o Código Estadual do Meio Ambiente); n) Lei Complementar Municipal nr. 747/2.010 (Código do Meio Ambiente de Blumenau). DIPLOMAS LEGAIS QUE REGEM A MATÉRIA AMBIENTAL 3/3.

Contratação dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação Municipais: RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 1/3.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 2/3.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 3/3.

Reabertura do Parque São Francisco de Assis à visitação pública: RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 1/2.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 2/2.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 1/6 Treinamentos sobre Licenciamento Ambiental:

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 2/6.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 3/6. Ações voltadas à Educação Ambiental:

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 4/6.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 5/6.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 6/6.

RESUMO DAS AÇÕES (Set/2013 – Jun/2014) 1/2. Outras Demandas:

2/2. JANEIRO ATENDIMENTOS35 REUNIÕES TÉCNICAS18 ENTREVISTAS RÁDIO TV6 BRASÍLIA CONAMMA E ANAMMA1 FEVEREIRO ATENDIMENTOS75 REUNIÕES TÉCNICAS17 ENTREVISTAS RÁDIO TV2 TREINAMENTO1 (150 PESSOAS) MARÇO ATENDIMENTOS51 REUNIÕES TÉCNICAS8 ENTREVISTAS RÁDIO TV5 TREINAMENTOS1 (150 PESSOAS) EVENTOS FAEMA8 CONAMA/ ANAMMA1 CMMA1 ABRIL ATENDIMENTOS69 REUNIÕES TÉCNICAS11 ENTREVISTAS RÁDIO TV6 TREINAMENTOS2 (300 PESSOAS) EVENTOS FAEMA3 CMMA1 MAIO ATENDIMENTOS64 REUNIÕES TÉCNICAS16 ENTREVISTAS RÁDIO TV5 TREINAMENTOS2 (300 PESSOAS) EVENTOS FAEMA5 CMMA1

1/8. A Terra, os Seres e os Agora são os três pilares reflexivos propostos para a Semana Municipal do Meio Ambiente em Blumenau, que nos fazem pessoas conscientes da nossa responsabilidade ambiental como cidadãos e cidadãs. A Terra como morada maior, com todos os seus atributos naturais e de subsistência, merecedora de cuidados e atitudes constantes para sua preservação, com a manipulação e utilização de seus recursos de forma sustentada. Os Seres vivos e inanimados como atores relevantes na interação com os ecossistemas e na criação de hábitos preservacionistas, que nos tragam uma harmonia entre os reinos e que nos levem ao equilíbrio e à qualidade da existência. O Agora como período iminente, determinado pela urgência das ações, para abraçarmos novas agendas; para nos levar a uma tomada de atitudes incontestes para a conservação e preservação da Terra e dos Seres.

2/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

3/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

4/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

5/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

6/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

7/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

8/8. SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE A I Caminhada das Nascentes 2014, é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Blumenau, com a parceria de várias Secretarias e Entidades: Secretaria de Turismo, FAEMA, Fundação Municipal de Desportos, Parque da Serra do Itajaí/ICMBio, Intendência do Garcia, Seterb, Samae, Polícia Militar Ambiental, 23º BI, Corpo de Bombeiros, ABC Ciclovia, Parque Vila Germânica, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Serviços Urbanos e Associação de Moradores do Guarapari e Transversais.

1/1. FISCALIZAÇÃO Notificações e Interdições (2013) = 115 Autos de Infrações (2013) = 39 Notificações e Interdições 1º trimestre de 2014 = 22 Autos de Infrações 1º trimestre de 2014 = 15

1/1. Próximos Passos - Arborização Urbana; - Procedimento do Licenciamento Ambiental; - Novo concurso público; - Parque Foz do Ribeirão Garcia; - Plano de Regularização Sustentável; - Plano de Manejo do PNM São Francisco de Assis; - Desenvolvimento material educacional; - SisFAEMA; - Alterações de LC’s Municipais; - etc.

Obrigado