Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2009
Auto-avaliação Institucional Profº Claudio Osnei Garcia Coordenador * Profº Fernando Barreto Nunes Filho Docente Profª Maria Cecília Teles Docente Profª Roseli Amado da Silva Garcia Docente Profª Barbara Valério Issa Docente Geiza Cunha Técnico Administrativo Helenice Oliveira Técnico Administrativo Elka Sampaio Técnico Administrativo Tatiana Silva Santos Técnico Administrativo Gerusa Sales da Silva Discente Vagner O. P. Pereira Discente Nelson Luiz Rocha Silveira Sociedade Civil Ery de Almeida Miranda Sociedade Civil Comissão Própria de Avaliação FIB
Auto-avaliação Institucional Demanda da Mantenedora as avaliações ocorreram em todas as unidades do Grupo, no período de 06/05/09 a 05/06/09, utilizando-se o sistema SIA. Concentramos nossa atuação no período: 06/05 a 22/05 Metas de adesão: 60% discentes 90% docentes OBJETIVO
Auto-avaliação Institucional Quais os instrumentos utilizados na auto-avaliação s? Formulário para avaliação institucional Formulário para avaliação dos cursos Formulário para avaliação docentes (por disciplina) Quem participou da auto-avaliação? Discentes (Instituição/Curso/Professor) Docentes (Instituição/Curso) PESQUISA
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS (DISCENTES) - GILBERTO GIL
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS (DISCENTES) - VITÓRIA
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS (DISCENTES) - FRATTELI
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS (DISCENTES) - HOSPITALIDADE
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB PARTICIPAÇÃO CAMPUS (DISCENTES)
Auto-avaliação Institucional comparativo DESEMPENHO DOS 10 MAIORES CURSOS (61,9% dos alunos)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 1 - Conhecimento dos resultados da avaliação externa de sua Instituição (Conceitos do MEC/ENADE e da OAB, no caso do Curso de Direito)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 2 - Qualidade do funcionamento administrativo / acadêmico do seu Campus (Direção Geral e Acadêmica)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 3 - Eficiência do Sistema de Informação Acadêmica (SIA) (acesso às notas, faltas etc)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 4 - Acervo bibliográfico disponível para atender às necessidades das disciplinas de seu curso
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 5 - Qualidade do atendimento da Secretaria de Alunos e/ ou do NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 6 - Atendimento a requerimentos. (solicitação de isenção de disciplina, revisão de prova etc.)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 7 - Disponibilidade de laboratórios para atender às necessidades de seu curso
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 8 - Com relação às aulas práticas: os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 9 - Disponibilidade de recursos audiovisuais em seu campus. (TV/Vídeo, datashow, retroprojetor, DVD, microfone etc.)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES) 10 - Condições de limpeza e manutenção do seu Campus
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB RANKING AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (DISCENTES)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB RANKING AVALIAÇÃO CURSOS (DISCENTES)
Auto-avaliação Institucional RESULTADOS FIB AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES (DISCENTES) MAIORES NOTASMENORES NOTAS
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação Oportunidades de melhoria do processo: Focar sensibilização nos períodos matutino e vespertino; Atraso da campanha de sensibilização; Cursos sem coordenadores; Dificuldades operacionais: alguns professores não levaram suas turmas; laboratórios nas áreas descentralizadas; máquinas quebradas.
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação Pontos Fortes do processo: Estabelecimento de prioridade na reta final da campanha; A meta dos professores foi atingida; Redução nos problemas de cadastro; Envolvimento dos setores: CAF, CAD, Bibliotecas; Mantidos os ganhos anteriores: Avaliação mais abrangente (todos os Campi, coordenadores, etc.); Rapidez na divulgação dos resultados; Representatividade da amostra; Não houve contrapartida em prêmios.
Auto-avaliação Institucional Próximos passos: Análise dos dados fornecidos pela auto-avaliação (comparação com fragilidades identificadas nas avaliações do MEC); Identificação das oportunidades de melhorias (instituição, cursos, coordenadores e professores); Definição de iniciativas (planos de ação para superar as fragilidades identificadas; Compartilhamento das análises e iniciativas com a comunidade acadêmica (Fórum de avaliação) Auto-avaliação
Auto-avaliação Institucional Contato: Comissão Própria de Avaliação Foco no Aluno Gente Meritocracia Qualidade Foco no Resultado Inovação Simplicidade Ética