ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Máscaras Africanas.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Implantação das Diretrizes Curriculares
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Educação Ambiental - GPEEA
Sensibilização no IF-SC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Por que o jornal na escola?
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares, Maria Cordélia Lobato de Jesus, Patrícia de Sousa Veras Escola Técnica do SUS do Maranhão – ETSUS/MA Introdução A formação técnica dos trabalhadores de nível médio, é componente decisivo para a consolidação da Política Nacional de Saúde, sendo o processo educativo uma reflexão crítica da realidade, no qual o cotidiano do profissional estudante passa a integrar o conjunto de conhecimentos que formam o arcabouço teórico-prático de sua formação. Assim, percebeu-se que a escola poderia incrementar este processo com atividades lúdicas e artísticas, as quais articulassem características do trabalho em saúde com cultura, estimulando o profissional na busca de outros conhecimentos e, considerando que se trata de educação de adultos, com capacidade cognitiva diferenciada. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de ensino- aprendizagem com a utilização da arte.

ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares, Maria Cordélia Lobato de Jesus, Patrícia de Sousa Veras Escola Técnica do SUS do Maranhão – ETSUS/MA Material e Métodos Utiliza a metodologia da problematização como instrumento que auxilia o processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente realizou-se sessão piloto com os técnicos da escola. Em cada sessão foi apresentado um título e discutido o roteiro, o mesmo contempla a sinopse do título e as questões norteadoras que serão apresentadas em sala de aula, utilizando filmes, jogos, fotografias e músicas. Ao final de cada sessão foram formadas rodas de conversa sobre as principais ideias apresentadas, utilizando roteiro de discussão previamente elaborado. Para finalizar as atividades em sala de aula, são realizados trabalhos em grupo, do tipo mural, folder, colagem, peças teatrais, vídeos, fotografias, musicais, a respeito da temática trabalhada na sessão.

ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares, Maria Cordélia Lobato de Jesus, Patrícia de Sousa Veras Escola Técnica do SUS do Maranhão – ETSUS/MA Resultados A primeira sessão de cada título acontece na ETSUS/MA, como um Projeto Piloto, com a presença dos técnicos da escola, inserindo-os nos processos de ensino. Após as discussões, e consolidadas as sugestões, o produto é encaminhado para a Gestão de Projetos que finaliza o processo com a gravação dos CDs/DVDs e os encaminha à Biblioteca para serem catalogados e posteriormente utilizados em sala de aula. O Projeto ArteSUS desenvolve de forma lúdica o processo ensino aprendizagem nos cursos da ETSUS/MA, por meio da análise crítica de títulos ligados ao cinema, música, poesia, fotografia, pintura entre outras formas de expressão da cultura. O projeto possibilita a ampliação dos campos de informação acerca das ciências, artes e tecnologias no processo de formação técnica e desenvolvimento do senso crítico, estético e de cidadania nos estudantes da ETSUS/MA. Instrumento pedagógico que conjuga diversos saberes, extrapolando o conhecimento técnico. O método atende às especificidades da Metodologia Problematizadora e pode ser utilizado nos cursos, e nas capacitações pedagógicas. Observou-se o engajamento dos técnicos da escola no processo de elaboração das sessões bem como da interação entre os setores.

ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares, Maria Cordélia Lobato de Jesus, Patrícia de Sousa Veras Escola Técnica do SUS do Maranhão – ETSUS/MA Conclusões – A experiência de utilização de outros recursos pedagógicos e didáticos contribui para a reflexão do cotidiano, para a problematização da realidade, para apropriação dos conhecimentos, e por consequência à mudança da realidade. A construção de conhecimentos acontece em diversas áreas, proporcionando ao discentes a possibilidade de enxergar o mundo por diversas óticas. Contribuições. Favorece o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos, consolidando a metodologia da problematização. REFERÊNCIAS 1.Filho RL B. Educação profissional no Brasil: novos rumos. Revista Ibero-americana. Maio - Agosto Cyrino EG; Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3): , mai-jun, Davini MC. Do processo de aprender ao de ensinar. Texto elaborado para a Capacitação Pedagógica de Instrutores/Supervisores do Programa de Formação de Pessoal de Nível Médio em Saúde (Projeto Larga Escala), mediante consultoria à OPAS, Brasília, 1983.