As Estratégias e os Instrumentos de Mobilização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“Quero novos amigos e poder brincar de novo.” Depois do atendimento
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
A Escola e as Mudanças Sociais
HUMANIZA CEPAC.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
CELEBRAR Equipe do Serviço Social do
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Desenvolvimento Comunitário
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Amor e Sexualidade.
3ª Parte Agir.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Verbo Língua Portuguesa.
Dor de perda Letícia Thompson.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Identidade da Pastoral
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Atividade complementar 04
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

As Estratégias e os Instrumentos de Mobilização A nossa história Alguém tem que contar A estrada é muito longa, Não sabemos onde vai dar São dois caminhos, um estreito e outro largo, Já dizia o bom Raul aonde é que eu me encaixo

Mobilizar é articular desejos, vontades para atuarem na conquista de um objetivo comum, sob um olhar e um sentido também compartilhados

MOBILIZAÇÃO X PARTICIPAÇÃO A mobilização de um grupo, comunidade, sociedade, passa por um processo de ação - decisão na perspectiva de realizar essa conquista comum. Participar de um processo de mobilização é um ato de escolha. Participação é um ato de liberdade. As pessoas são convidadas, mas a ação participativa é uma decisão individual que depende de se perceberem responsáveis e capazes de provocar e construir mudanças.

Mobilização: ação permanente Pensar a mobilização como processo que envolve paixão, dedicação permanentes, que se insere no cotidiano, não como algo pontual, um evento, campanha

Mobilizar é antes de tudo pensar ações comunicativas O processo de mobilização ao potencializar a interação entre as pessoas, o compartilhamento de práticas e saberes se constitui uma ação comunicativa onde conflitos e desafios podem ser superados e as pessoas podem se descobrir sujeitos - construtores de sua história

MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR A educação popular oferece um instrumental teórico fundamental para o desenvolvimento de novas relações, "através da ênfase ao diálogo, a valorização do saber popular e a busca de inserção na dinâmica local" (Vasconcelos), tendo a identidade cultural como base do processo educativo, e compreendendo que o "respeito ao saber popular implica necessariamente o respeito ao contexto cultural" (Freire).

O desafio de pensar um processo de mobilização como produção social e coletiva, transformadora das condições que geram pobreza e opressão e centrada numa perspectiva de atuação permanente como experiência de transformação dos contextos concretos devolvendo ao sujeito popular o lugar de partícipe da construção desse processo.

Falamos de uma construção recente, De que lugar falamos..... Falamos de uma construção recente, mas que nasce da interação de pessoas vindas dos movimentos populares, universidades e serviços de saúde que, acreditando na possibilidade de, compartilhando saberes, construir ações de transformação capazes de contemplar uma nova visão dos atores envolvidos nas práticas de saúde. É deste lugar que falamos, resguardando a preciosidade das experiências,sublinhando a perspectiva popular e suas formas de pensar sua prática social .

Atos - Limite Vou contar, vou contar Viram a massoterapia Vou contar uma história E as plantas medicinais Que ora se desenrola Também círculos de cultura Nas terras do Ceará Teatro e muito mais Nascendo a menina ANEPS Vou contar, vou contar A farinhada começou O povo e a universidade O espaço da academia Logo, logo se juntou Fez-se mais interativo Aprendendo com o povo Vou contar, vou contar A ser bem mais criativo E logo a estudantada Vou contar, vou contar Começou a conhecer O que no meio popular Trabalhando a realidade Estava a acontecer Com base na experiência Juntando vários olhares Vou contar, vou contar Pensando uma nova Ciência

O LUGAR DA ARTE NO TRABALHO EM SAÙDE: A POÉTICA DO ENCONTRO Vamos acreditar num mundo muito melhor Nunca pare de sonhar Se você não encontra mais a solução Olhe a sua volta e encontre uma razão, Uma razão para viver, Uma razão para acreditar Venha se juntar a nós, juntos vamos transformar Semearte

Arte humanização e educação popular: o desafio Nos faz pensar“nos modos de acalentar,sentir a dor, o parto, o gozo, a traição, o choro, o crescimento dos filhos, a seca, a invernada, a partida para o longe de outras terras, o acarinhado de quem se aguneia por um agrado, o modo de despejar na natureza seus sentimentos de homem ou de mulher, a fome” (Linhares,2003), esse singular que é o modo próprio de ser do povo. As linguagens da arte nos permitem tocar dimensões mais totalizadoras do sujeito e, em geral esquecidas; nos processos de conhecer- como a do corpo, da estética, da ética, da religiosidade, da afetividade - em um construto que vincula desejo e cognição, intuição e sensibilidade

Os espaços da arte no cotidiano do trabalho de saúde A arte dos possíveis sabores e cores da culinária popular, que possam favorecer o prazer de reconstruir novas formas de se alimentar frente á descoberta de estar diabético ou hipertenso? A arte de reconstituir movimentos de superação dos limites físicos produzidos pela hanseníase ou pelo inevitável processo do envelhecer? De tornar mais belos e acolhedores os espaços das nossas unidades mesmo quando as verbas são escassas, a infra-estrutura é precária e temos tão poucos recursos “didáticos e audiovisuais”? Da escuta sensível, do toque carinhoso, do olhar que acolhe, da palavra que apoia, mas que também explicita e aclara os conflitos?

Atos - Limite : Os movimentos populares e o inédito viável Conjunto Palmeiras: Mulheres em Movimento - das CEBs para o resgate dos cuidados das medicinas tradicionais com a fitoterapia às quais incorporam práticas originárias do oriente como o Shiatsu e o Do-in; No ar às 14 horas Saúde ao Alcance de Todos Temos a farmácia viva E a manipulação Também de alimentação Falo de multimistura Preparada em mutirão” Trabalhamos na saúde em várias dimensões Com a massoterapia Auto-estima e orações Mas também muito importante É nossa alimentação Temos a rádio Santo Dias Com o programa famoso Com a comunicação Também curamos o povo

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim: a Escuta Sensível, da terapia comunitária e a história do grupo Semearte, eivado do sofrimento de jovens mulheres e crianças no contexto das fomes da periferia; Pirambu (Quatro Varas) onde a terapia comunitária articula processos vários de cuidado e expressão artística que vão fortalecendo os processos de identificação e de geração de renda dos atores envolvidos, se constituindo ainda como espaços terapêuticos.

ANEPS – A CULTURA TECENDO REDES E COMPARTILHANDO SABERES NO CAMPO DA SAÚDE Partindo da busca da memória das lutas populares, o percurso da ANEPS tem nos parecido uma possibilidade coletiva de intervenção e produção da vida coletiva; conexão entre cotidiano e história, vinculando a experiência local sentida no singular dos grupos com a inserção na história, vivida no exercício político de uma rede de articulação nacional.

reflexão, partilha e leitura coletiva das possibilidades sendo feita também mediante o exercício das linguagens como as dos mestres da arte popular, da viola e do repente, dos grupos de maneiro-pau, de coco, teatro de rua, dos cordelistas, radialistas, palhaços, pajés e xamãs. Espaços comunicativos dos movimentos, através dos quais é possível estimular o protagonismo popular a partir do reconhecimento da história de vida das pessoas em seus anseios, necessidades e potencialidades. linguagens que emergem na capilaridade das experiências locais que, em uma vivência de protagonismo ousada, tomaram a frente no processo de articulação e imprimiram sua feição particular, buscando, aos pouco, incluir-se nos espaços dos serviços de saúde e instituições formadoras e ensaiar uma ação que interfira nas políticas públicas, mas que, ao mesmo tempo, possa alimentar-se continuamente de suas práticas concretas

ARTE : ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E DE PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE

Meus senhores e senhoras Que compõem essa platéia Aqui no bairro a saúde é uma piada Tem que sair de madrugada pra poder ser atendido Mas depois de ter sofrido noite inteira numa fila Tem gente que até cochila e não é recebido E enquanto isso, Por aí se ouve falar De um tal sistema único Que está a se organizar Esse sistema de saúde Dizem que é universal Atendendo a todo mundo Do pequeno ao maioral Dizem, porém, que ele garante a eqüidade, Pois quanto à necessidade, Nem todo mundo é igual. Esse tal SUS envolve o posto e o hospital Corpo, mente e a cultura das pessoas Numa ação que é integral Meus senhores e senhoras Que compõem essa platéia Vamos saber da história Dessa grande epopéia Que a nossa periferia Vive no seu dia-a-dia E o grupo Semearte Encena com muita arte O que se passa com esse povo tão sofrido Não é história inventada É realidade encenada Desse povo excluído Todos Ai, ai, ai, tô doente tô quebrado e o posto não me atende Ai, ai, ai, o tempo todo esperando e o posto me enrolando

CIRANDAS DA VIDA NA FORTALEZA BELA

ARTE E PARTICIPAÇÃO POPULAR: CIRANDAS DA VIDA - O INÉDITO VIÁVEL Espaço de articulação e participação de diversos atores (mov sociais, técnicos, gestores, conselhos, grupos emergentes, comunidade em geral ), para definição de situações – limite e constituição de propostas de ação coletiva, possibilitando o compartilhamento de saberes e incorporando a visão da integralidade. Animação a partir da SMS, partindo das loco- regiões(SER) onde a ação acontece propõe-se a construir uma cultura permanente de promoção à saúde mediante a estruturação de Cirandas Regionais que funcionem como espaços dialógicos, capazes de fortalecer os movimentos e práticas populares e alimentar as ações e políticas públicas de saúde.

Estruturação das Cirandas Regionais Sensibilização e mobilização dos diversos atores - essencialmente grupos-sujeito Realização de encontros nas SER com o objetivo de pactuar a proposta com o coletivo e agendar o lançamento da Ciranda Desencadeamento do processo de planejamento das Cirandas nas regiões : oficinas para levantar as situações-limite ( que exigem transformação – trazem também as potencialidades) Estruturação das oficinas temáticas e dos escambos de arte e saúde, a partir das situações-limite levantadas Monitoramento e avaliação continuadas Construção de processo formativo permanente  

PROMOÇÃO À VIDA

Proporcionar que o saber gestado nesses espaços possam alimentar as práticas em saúde locais, de modo a incorporar abordagens populares como farmácias vivas, massoterapia, terapia comunitária, espaços de brincar, círculos de cultura, grupos de auto-conhecimento, entre outros, no contexto dos serviços públicos de saúde; Potencializar as práticas culturais da comunidade como estratégia de promoção e cuidado à saúde; Viabilizar um processo formador que possa partir da leitura coletiva de situações-limite, vistas como situações que exigem transformação, nas práticas de saúde locais, formação capaz de articular e incluir os grupos emergentes nos Núcleos de Educação Popular na Saúde (cirandas da vida) de cada regional;

NA EDUCAÇÃO PERMANENTE

NO CAMPO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Essa Ciranda não é minha só Ela é de todos nós A melodia principal quem diz É a primeira voz

PRIMEIRO MOVIMENTO: A CIRANDA DA VIDA NA VILA VELHA Quem veio para a roda:Cia Vidança; Secretário Regional, Chefe do Distrito de Saúde, técnicos do Distrito de Assistência Social, Educação, Cultura, Mobilização Social e Meio Ambiente, Equipe de saúde da área de risco, do Gabinete de políticas públicas da Prefeitura,lideranças comunitárias, professores, músicos, grupo de percussão, capoeiristas, crianças e adolescentes das escolas locais e que não estão na escola, pessoas da igreja católica

Momento 1 - (Re)conhecimento e socialização da história da comunidade , a partir do encontro entre grupos intergeracionais, localizando imagens de transformação, em suas potencialidades e desafios.. Proporcionar o encontro entre os atores sociais locais, a partir da reconstrução da história de luta e resistência da comunidade, mediante a escuta aos grupos que atuam por ciclos da vida I. Infância; II. Juventude; III. Adultos. Lutas comunitárias: entendidas como as respostas aos desafios mais prementes da realidade, as festas populares, a arte e a cultura em suas celebrações

TRAÇANDO O CAMINHO A CIRANDA EM MOVIMENTO

O TRABALHO COM AS CRIANÇAS: ARTE E BRINCADEIRA CONSTRUINDO O RETRATO DA COMUNIDADE

CORPO, DESENHOS, CIRCO E TEATRO DE RUA TRAZENDO O RETRATO DA COMUNIDADE. Tombei, tombei tombar Quero um lugarzinho pra gente morar... Dona Mariquinha se eu pedir você me dá Um lugarzinho pra gente poder morar Oh raia o sol suspende a lua, Hoje à noite ninguém dorme na rua Pisei na copa do meu chapéu Olha o vento que vem lá do céu Pipoca amendoim torrado A chuva era grossa e derrubou o meu barraco Pompeu, Pompeu o que aconteceu Lá vem a polícia quem acode eu?

A prosa vai ser misturada O Inédito viável é....sabedoria popular, misturada com conversa de doutor. A prosa vai ser misturada O linguajar meio louco Vai ter papo de caboco Conversa de doutorada Riso, canto e balada Repente feito de rima Receitas de medicina E remédio popular História de arrepiar Eita mistura arretada

O Escambo: Jovens adultos crianças e as situações -limite Potencialidades: DANÇA(VIDANÇA) - CAPOEIRA HIP HOP GRUPOS DE AXÉ QUADRILHAS GRUPOS DE JOVENS SITUAÇÕES-LIMITE: Violência moradia no mangue falta de oportunidade para os jovens. Drogas.

AS CRIANÇAS DA GRANJA PORTUGAL CONSTRUINDO SONHOS E APONTANDO DESAFIOS NOSSOS SONHOS Meu bairro não tem Paz Mas se todos colaborarem teremos Paz. Quero meu bairro limpo Um verdadeiro paraíso Quero árvores grandes E flores para perfumar a escola Um canal sem poluição Uma ponte cheia de atração Quero a felicidade para todos Quero mudar de vida Ver a minha família feliz Quero acabar com a violência Não quero mais assalto Não quero ver mais morte Quero me sentir seguro Não quero ter medo de brincar.

OS IDOSOS NA SERRINHA A RECONSTRUÇÃO POÉTICA DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE

Serrinha do meu coração: te conheci ainda sem progresso, sem ônibus, sem aeroporto e sem avião; te conheci no tempo da lamparina no tempo do lampião a gás, de fogo, de carvão. Tuas ruas eram verdadeira escuridão. Serrinha, tu que passastes muitas dificuldades, mas hoje tu és um grande bairro desta cidade. Juntos estamos aqui com a Ciranda Da Vida, buscando resgatar tua história e tua vida. História de luta, de amor e de alegria. Hoje, somos a Serrinha dos Movimentos, temos M.T.R. que nos proporciona trabalho, renda, lazer e prazer. Temos também o M.C.P. – Movimento dos Conselhos Populares,movimento este que nos ajuda a nossos problemas resolver. Mas para isso acontecer, é necessário você, comunidade, se envolver. Movimentos como este devem sempre acontecer. A Ciranda Da Vida conta com você. Para juntos virmos debater assuntos sobre Segurança, Educação, Emprego, Saúde e Lazer.(Lucieldo)

AS CRIANÇAS DA SERRINHA: A ARTE DE DESENHAR A REALIDADE

COMO PENSAR A FORTALEZA BELA A PARTIR: Da Rua Da Família Do Bairro Da Escola Dos espaços da religiosidade popular: Do Parque Da Praça

Da cidade - território vivo: semente nascida da resistência dos povos nativos. Cidade, que precisa ser cuidada resgatando toda a força do seu povo e, ao mesmo tempo, a delicadeza perdida; o compromisso da luta de todos na busca de soluções para os problemas que afligem as pessoas; onde a riqueza, o saber e o poder precisam ser distribuídos, onde a liberdade é escola boa, moradia adequada e saúde digna; onde se caminha no sentido de reduzir a desigualdade e a injustiça social; onde se busca a participação do povo nas decisões do poder, a possibilidade do cidadão e da cidadã definirem o quê e como querem viver, revitalizando e se re- apropriando de seus espaços.

Pensar estratégias também ferramentas Que bem nos ajudam a mobilizar Galope à Beira Mar Pensar estratégias também ferramentas Que bem nos ajudam a mobilizar Também nos remete a reflexões Do que para nós é participar Participação vista como conquista Nos move e anima a poder caminhar E assim vigilantes da nossa saúde Seguimos em galope na beira do mar ´

Música, teatro, coco, cantoria Também brincadeiras ajudam a pensar A reza, os grupos, radios comunitárias São alguns dos espaços que podemos contar Os jovens nos grupos e sua ousadia Criança desenhando também vai falar Idoso trazendo sua experiência Todos galopando na beira do mar

O mais importante é que estejamos juntos E o saber do outro poder respeitar Juntando governo e comunidade E os trabalhadores prá mobilizar Assim caminhamos prá cidadania Todos no galope a beira do mar

E como fazer prá que a saúde direito de todos possamos conquistar Não temos receitas vamos construir juntos Cantando um galope na beira do mar