Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSUNTO 9: Operãções com números inteiros (DIVISÃO)
Advertisements

ASSUNTO 8: Operãções com números inteiros (MULTIPLICAÇÃO)

COMPREENDER A DIVISÃO.
Monômios e Polinômios.
POTENCIAÇÃO.
Regras de operações com potências
Potenciação.
REGRAS DE OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS
Matemática Financeira Revisão
NÚMEROS NATURAIS Alunas: Debora e Rita
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
POLINÔMIOS.
O que você deve saber sobre
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Oficina de Frações.
Trabalho de matemática
Trabalho de Matemática
Matemática Bárbara e Gabriela - 6ª 18 Prof. Kênia EMPSOM.
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Formulário de Matemática
Definição de adição Adição é uma das operações básicas da álgebra. Na sua forma mais simples,adição combina dois números (termos, somandos ou parcelas),
Regras Operatórias das Potências
Revisão de Potências de dez,
Conjunto Dos Números Racionais
Entendo os números inteiros
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
Sonia Regina de Souza Guedes
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
ASSUNTO 7: Operãções com números inteiros (SUBTRAÇÃO)
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Operações com frações (semana 9).
Matemática Básica – Aula 1
Algarismos Significativos
Matemática Divertida Potências Docente: Sandra Coelho
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
FARMACOLOGIA E CÁLCULOS DE MEDICAMENTOS
Operações com Monômios e Polinômios.
REVISÃO PRODUTOS NOTÁVEIS FATORAÇÃO FRAÇÕES ALGÉBRICAS
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
Expressões: operadores aritméticos
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Multiplicação de números negativos Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ / USS.
Professora: Mariane Krull Turma: 8º ano
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
O que são? (clique para passar os slides)
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Regras operatórias das potências
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Professores Adriana e Wellington
MATEMÁTICA APLICADA Prof. Sérgio Mélega
POLO MG_09 Encontro 7 – Polinômios Prof. Luciano.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Operações envolvendo números complexos
MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.
Números Naturais Propriedades dos Divisores.
RADICIAÇÃO 9º ano Profª Elaine.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
PROFESSOR: GLAYDSON ERBERTH
Transcrição da apresentação:

Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves (Re) Construindo Conceitos das Operações com Números Inteiros Relativos Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves Agosto/2012

Questões Iniciais Como justificar para o aluno porquê de “-” com “-” resultar em “+” ? Será que podemos provar as regras de sinais? De que forma pode-se trabalhar, do ponto de vista didático, as operações em Z? De que forma podemos justificar as regras de sinais referentes a operações de adição/subtração e multiplicação/divisão no conjunto dos inteiros?

Os Modelos Básicos de Pommer (2010) Adição/Subtração Multiplicação/Divisão Modelo Aritmético Modelo Aritmético Modelo Algébrico Modelo Funcional Modelo Conjuntista Modelo Conjuntista Modelo Geométrico Modelo Físico Geométrico

O Ábaco dos Inteiros

Primeiro Momento – Adição 1) Represente no ábaco o número 6, depois acrescente três argolas vermelhas. a) Que número você obteve?______ b) Escreva essa operação utilizando a linguagem matemática._____________.   2) Represente no ábaco o número 3, depois acrescente cinco argolas pretas.

Adição 3) Represente no ábaco o número -3, depois acrescente sete argolas vermelhas. a) Que número você obteve?______ b) Escreva essa operação utilizando a linguagem matemática._____________.   4) Represente no ábaco o número -6, depois acrescente quatro argolas pretas.

Adição 5) Efetue as operações abaixo com a ajuda do ábaco. = +6 e) (-6) + (-1) -7 i) (+5) + (-8) -3 b) (+2) + (+5) +7 f) (-4) + (-7) -11 j) (+9) + (-4) +5 c) (+6) + (+3) +9 g) (-1) + (-8) -9 k) (-8) + (+6) -2 d) (+5) + (+8) +13 h) (-9) + (-3) -12 l) (-7) + (+1) -6

Adição Resultado das operações... a) (+4) + (+2) = +6 e) (-6) + (-1) -7 i) (+5) + (-8) -3 b) (+2) + (+5) +7 f) (-4) + (-7) -11 j) (+9) + (-4) +5 c) (+6) + (+3) +9 g) (-1) + (-8) -9 k) (-8) + (+6) -2 d) (+5) + (+8) +13 h) (-9) + (-3) -12 l) (-7) + (+1) -6

Adição 6) Analisando os itens de a a d o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? A soma de dois números inteiros relativos positivos equivale à soma de seus valores absolutos e o resultado terá “sinal” positivo.

Adição 7) Analisando os itens de e a h o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? A soma de dois números inteiros relativos negativos equivale à soma de seus valores absolutos e o resultado terá “sinal” negativo.

Adição 8) Analisando os itens de i a l o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando representamos valores absolutos sinais diferentes, subtraímos os valores absolutos das parcelas e o resultado terá o sinal da parcela que possui maior valor absoluto.

Adição 9) A partir das respostas anteriores, é possível chegar a um padrão de resolução da operação de adição de números inteiros? Qual? A soma de dois números inteiros relativos de mesmo sinal equivale à soma de seus valores absolutos e “seu sinal” é igual ao dos números das parcelas; e a soma de dois números inteiros relativos de “sinais diferentes” equivale a diferença entre os valores absolutos dos números e o seu sinal é o “sinal da parcela” que possui maior valor absoluto.

Segundo Momento – Subtração 1) Represente no ábaco o número 6, depois retire três argolas vermelhas. a) Que número você obteve?______ b) Escreva essa operação utilizando a linguagem matemática._____________. 2) Represente no ábaco o número 3, depois retire cinco argolas pretas.

Subtração 3) Represente no ábaco o número -3, depois retire sete argolas vermelhas. a) Que número você obteve?______ b) Escreva essa operação utilizando a linguagem matemática._____________. 4) Represente no ábaco o número -6, depois retire quatro argolas pretas.

Subtração 5) Efetue as operações abaixo com a ajuda do ábaco. = +2 e) (-6) - (-1) -5 i) (-8) - (+5) -13 b) (+5) - (+3) f) (-7) - (-4) -3 j) (-9) - (+4) c) (+4) - (+6) -2 g) (-1) - (-8) +7 k) (+6) - (-8) +14 d) (+5) - (+8) h) (-3) - (-9) +6 l) (+2) - (-7) +9

Subtração Resultado das operações... a) (+4) - (+2) = +2 -5 i) (-8) - (+5) -13 b) (+5) - (+3) f) (-7) - (-4) -3 j) (-9) - (+4) c) (+4) - (+6) -2 g) (-1) - (-8) +7 k) (+6) - (-8) +14 d) (+5) - (+8) h) (-3) - (-9) +6 l) (+2) - (-7) +9

Subtração 6) Analisando os itens de a, b, e e f o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Subtraímos os valores absolutos dos números e o sinal do resto será igual ao “sinal” do minuendo, quando este possuir maior valor absoluto que o subtraendo.

Subtração 7) Analisando os itens de c, d, g e h o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Subtraímos os valores absolutos dos números e o “sinal” do resto será oposto ao “sinal” do minuendo, quando este possuir menor valor absoluto que o subtraendo.

Subtração 8) Analisando os itens de i a l o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Somamos os valores absolutos dos números e o “sinal” do resto será o mesmo do minuendo.

Subtração 9) A partir das respostas anteriores, é possível chegar a uma regra para todas as operações realizadas? Qual? Quando os “sinais” são iguais, subtraímos os valores absolutos dos números e o sinal do resto será igual ao “sinal” do minuendo, quando este possuir maior valor absoluto e, “sinal” oposto ao do minuendo quando este possuir menor valor absoluto que o subtraendo. E quando os “sinais” são diferentes somamos os valores absolutos e o “sinal” será o mesmo do minuendo.

Terceiro Momento – Multiplicação 1) Efetue as operações abaixo com a ajuda do ábaco. a) (+4).(+2) = +8 f) (-6).(-2) +12 k) (-3).(+4) -12 b) (+5).(+3) +15 g) (-7).(-1) +7 l) (-5).(+2) -10 c) (+2).(+6) h) (-4).(-2) +6 m) (-1).(+9) -9 d) (+1).(+8) +9 i) (-3).(-4) n) (+2).(-7) -14 e) (+2).(+3) +5 j) (-2).(-6) o) (+3).(-2) -6

Terceiro Momento – Multiplicação Resultado das operações... a) (+4).(+2) = +8 f) (-6).(-2) +12 k) (-3).(+4) -12 b) (+5).(+3) +15 g) (-7).(-1) +7 l) (-5).(+2) -10 c) (+2).(+6) h) (-4).(-2) m) (-1).(+9) -9 d) (+1).(+8) i) (-3).(-4) n) (+2).(-7) -14 e) (+2).(+3) +6 j) (-2).(-6) o) (+3).(-2) -6

Multiplicação 2) Analisando os itens de a a e o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os sinais dos fatores são positivos, o produto é igual ao produto entre os valores absolutos dos fatores e o seu “sinal” será sempre positivo.

Multiplicação 3) Analisando os itens de f a j o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os sinais dos fatores são negativos, o produto é igual ao produto entre os valores absolutos dos fatores e o seu “sinal” será sempre positivo.

Multiplicação 4) Analisando os itens de k a o, o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os “sinais” dos fatores são diferentes, o produto é igual ao produto dos valores absolutos dos fatores, e o “sinal” será sempre negativo.

Multiplicação 5) A partir das respostas anteriores, é possível chegar a um padrão de resolução para todas as operações realizadas? Qual? Quando os sinais dos fatores são iguais, o produto é igual ao produto entre os valores absolutos dos fatores, e seu “sinal” será sempre positivo. Quando os “sinais” dos fatores são diferentes, seu produto é igual ao produto dos valores absolutos dos fatores, e seu “sinal” será sempre negativo.

Quarto Momento – Divisão 1) Efetue as operações abaixo com a ajuda do ábaco. a) (+9):(+3) = +3 f) (-12):(-4) k) (-9):(+3) -3 b) (+10):(+5) +2 g) (-8):(-4) l) (-8):(+2) -4 c) (+6):(+3) h) (-4):(-2) m) (-8):(+4) -2 d) (+12):(+4) i) (-5):(-1) +5 n) (+12):(-4) e) (+14):(+2) +7 j) (-10):(-5) 0) (+6):(-3)

Divisão Resultado das operações... a) (+9):(+3) = +3 f) (-12):(-4) k) (-9):(+3) -3 b) (+10):(+5) +2 g) (-8):(-4) l) (-8):(+2) -4 c) (+6):(+3) h) (-4):(-2) m) (-8):(+4) -2 d) (+12):(+4) i) (-5):(-1) +5 n) (+12):(-4) e) (+14):(+2) +7 j) (-10):(-5) 0) (+6):(-3)

Divisão 2) Analisando os itens de a a e o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os “sinais” são positivos dividimos os valores absolutos dos números e o quociente terá “sinal” positivo.

Divisão 3) Analisando os itens de f a j o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os “sinais” são negativos dividimos os valores absolutos dos números e o quociente terá “sinal” positivo.

Divisão 4) Analisando os itens de k a o, o que você observa de comum entre as operações feitas e os resultados obtidos? Quando os “sinais” são diferentes, dividimos os valores absolutos dos números e o quociente terá “sinal” negativo.

Divisão 5) A partir das respostas anteriores, é possível chegar a um padrão de resolução para todas as operações realizadas? Qual? Quando os “sinais” são iguais dividimos os valores absolutos dos números e o quociente sempre terá “sinal” positivo. Quando os “sinais” são diferentes dividimos os valores absolutos dos números e o quociente sempre terá “sinal” negativo.

Referências POMMER, W. M. Diversas abordagens das regras de sinais nas operações elementares em Z. FEUSP: 2010. Disponível em: <http://www.nilsonjosemachado.net/sema20100316.pdf>. Acesso em 27 jan. 2012. RODRIGUES, L. R; OLIVEIRA, T. O. Operando números inteiros com o ábaco. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/minicursos/operandonumeros>. Acesso em 27 de jan. de 2012.