Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.

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Transcrição da apresentação:

Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva de Tal - Prof. Prof. Fulano da Silva de Tal - Resumo O presente artigo visa apresentar o sistema E-Tec (Escola Técnica Aberta do Brasil), que oportuniza a educação profissional e tecnológica na modalidade a distância objetivando a democratização de formação profissional para a inserção de jovens no mundo do trabalho ou para a atualização ou recolocação de profissionais já experientes. Também objetiva apresentar as variáveis que impactam na criação de cursos, bem como na formação docente específica para esta modalidade de ensino. Este trabalho tem natureza qualitativa, onde será utilizada a estratégia da análise documental, por meio dos projetos de lei e decretos que normatizam os programas de educação profissional EAD, bem como a revisão bibliográfica. Para fins de contextualização desta análise, será apresentada a experiência do IFPR na oferta destes cursos para o Paraná e outras regiões do Brasil. Foi possível constatar que a demanda por formação profissional e tecnológica é crescente, e esta acompanha as demandas regionais, pressionadas por fatores legais, econômicos e tecnológicos, e que os docentes precisam estar atentos a estas influências e incorporando as mesmas à sua ação docente. Metodologia Este estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, e tem como estratégia de pesquisa o estudo de caso. foi utilizada a estratégia da pesquisa documental, por meio do levantamento de dados secundários disponibilizados nos programas de governo de educação profissional, do próprio programa em questão e da IES pesquisada e a interpretação dos resultados foi realizada levando em conta a experiência do autor, pelo fato de coordenar um dos cursos do E-Tec. Curso de Graduação Administração Referências DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. California: Sage, Resultados Percebeu-se ao longo deste estudo, que a educação profissional evoluiu na mesma proporção de todas as políticas de acessibilidade do governo Lula e assim a necessidade da sociedade civil é que ditou o ritmo da criação de novos cursos profissionalizantes, para a formação e fortalecimento de um mercado de recursos humanos capacitado e disponível as organizações que desejam ampliar e renovar seus quadros funcionais. Considerações Finais Conclui-se que os objetivos da E-Tec com a criação de cursos profissionalizantes são alcançados com eficácia, e que o surgimento de novos projetos se dará pela necessidade de capacitação profissional frente às mudanças socioeconômicas vividas pelo país.