(11) 5589 0195 Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Desafios e oportunidades do EAD
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
SÉCULO XX.
RH: Melhores Práticas de Inovação
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Treinamento SEER à distância: uma estratégia para repasse de tecnologia A educação à distância (EaD) não é, propriamente, uma novidade possibilitada pela.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa Uma analise livre do futuro das UC em empresas privadas de capital aberto.
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Prêmios Santander Universidades
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Talentos para Inovação
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Monitoramento e Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

(11) Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &

(11) Visão Geral da Apresentação Contextualizando a Universidade Conflito Ensino-Aprendizagem O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem Estratégias de Capacitação

(11) Contextualizando a Universidade

(11) Referencial Histórico 1200/1300 – Europa (Surgem universidades) 1500 – Europa (62 universidades) 1592 – Brasil (1a tentativa Jesuíta) EUA (Harvard) 1920 – Brasil (UFRJ) 1934 – Brasil (USP) BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006

(11) Perfil da Universidade Brasileira BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Atrelada ao Estado (dinheiro x independência) Formação fragmentada (junção de escolas) Modelo profissionalizante francês 1980 – 45 públicas / 20 privadas (paralisação) 1990 – Impulso da iniciativa privada

(11) Situação Contemporânea BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, – (ABMES) IES 7o lugar mundial 1474 faculdades e institutos isolados 1388 – Privadas (68,95%) 625 – Públicas (31,05%) América Latina Brasil 9% acesso (ProUni) Meta 2010 (30%) Argentina 39% Chile 27%

(11) Conflito Ensino-Aprendizagem

(11) Grande Transformador BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Tecnologias de Informação e Comunicação

(11) Pressões para o Professor BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Aumento da Exigência Preparar aulas: –PowerPoint (data show) –Lousa Digital –Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) –Prontuários On-line Avaliações: –Cópia de Trabalhos (Internet) Condições de Trabalho: –Horistas –Falta de autonomia institucional Consequencias: –Falta de Tempo –Insegurança

(11) Situação do Aluno Aumento da Exigência: –Competição/ Mercado de trabalho –Grande gama de oferecimento de cursos/ Dúvidas –Fácil acesso à informação –Baixa Tolerância à frustração –Facilidade de consumo/ prazer Consequencias: –Falta de Tempo –Dificuldade de escolher –Insegurança

(11) Situação Institucional BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Dilemas –IES: Sustentabilidade X Lucro –Mercado de Trabalho X Ministério da Educação –Formação Abrangente X Específica? –Cliente X Aluno –Ensinar X Aprender –Autonomia X Dependência –Cursos: curta duração X longa –EaD X Presencial – Alunos desnivelados

(11) Conflito BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 AlunoProfessor Instituição Evasão

(11) Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem

(11) Abordagens BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Centrada nos Processos (Aprendizagem) Centrada na Pessoa (Alunos)

(11) Ensino Centrado na Aprendizagem BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p Crítica ao Ensino Tradicional (estímulos aversivos) Fomentar a autoaprendizagem Estratégia de Aprendizagem Relação diretiva (comportamental) Condicionamentos Operante Controle de Estímulos Ensino (planeja e programar ação) Reforços positivos Avaliação comprovar se as competências foram adquiridas Ênfase no produto Burrhus F. Skinner (1904 – 1990) Abordagem Comportamental Palavra-chave: Condicionamento

(11) Ensino Centrado no Aluno Carl R. Rogers (1902 – 1987) Abordagem Relacional Palavra-chave: Relacionamento BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p Tendência Atualizante (sensível) Fomentar a autoaprendizagem Crescimento humano Empatia (competência básica) Aceitação (não permissividade) Congruência Empowerment Avaliação (ênfase no processo ) Autoavaliação

(11) Estratégias de Resolução

(11) Harvard Business School Problem Based Learn (PBL) BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p “Embora pareça ter sido m ganho, não o foi sem certa frustração do aluno. Minha grande frustração foi ter os melhores professores de administração do mundo, mas que ficavam, na maioria das aulas, simplesmente calados, quem falava eram os alunos, falar em aula era uma obrigação” Stephen Kanitz Mario Cortella

(11) Universidade na Universidade USP (PAD) Programa de Apoio ao Docente BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 UAM – (CAMILA) Curso de Especialização em Inovação na Gestão e na Didática do Ensino Superior Cursos de Capacitação (Universidade Corporativa)

(11) PAD - USP BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Objetivo Geral Dotar os docentes de conhecimentos e habilidades que possibilitem o aperfeiçoamento e a inovação nas atividades de ensino de graduação. Atividades Curso Básico (20hs), palestras, mesa redondas Assessoria – material didático Implementação de EaD

(11) CAMILA - UAM BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Competências Abordagem Resolução de Problemas Missão Institucional Interatividade Literatura, material didático diferenciado Avaliação continuada Metodologia Atividades Curso de Especialização EaD (360) Fórum (Presencial / On-line) Revista Científica

(11) Desenvolvimento de Competências BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Mobilização Competência Habilidades Conhecimentos Atitudes Aspectos Instrumentais Coeficiente Emocional Valores Visão de Mundo

(11) Obrigado