(11) Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &
(11) Visão Geral da Apresentação Contextualizando a Universidade Conflito Ensino-Aprendizagem O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem Estratégias de Capacitação
(11) Contextualizando a Universidade
(11) Referencial Histórico 1200/1300 – Europa (Surgem universidades) 1500 – Europa (62 universidades) 1592 – Brasil (1a tentativa Jesuíta) EUA (Harvard) 1920 – Brasil (UFRJ) 1934 – Brasil (USP) BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006
(11) Perfil da Universidade Brasileira BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Atrelada ao Estado (dinheiro x independência) Formação fragmentada (junção de escolas) Modelo profissionalizante francês 1980 – 45 públicas / 20 privadas (paralisação) 1990 – Impulso da iniciativa privada
(11) Situação Contemporânea BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, – (ABMES) IES 7o lugar mundial 1474 faculdades e institutos isolados 1388 – Privadas (68,95%) 625 – Públicas (31,05%) América Latina Brasil 9% acesso (ProUni) Meta 2010 (30%) Argentina 39% Chile 27%
(11) Conflito Ensino-Aprendizagem
(11) Grande Transformador BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Tecnologias de Informação e Comunicação
(11) Pressões para o Professor BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Aumento da Exigência Preparar aulas: –PowerPoint (data show) –Lousa Digital –Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) –Prontuários On-line Avaliações: –Cópia de Trabalhos (Internet) Condições de Trabalho: –Horistas –Falta de autonomia institucional Consequencias: –Falta de Tempo –Insegurança
(11) Situação do Aluno Aumento da Exigência: –Competição/ Mercado de trabalho –Grande gama de oferecimento de cursos/ Dúvidas –Fácil acesso à informação –Baixa Tolerância à frustração –Facilidade de consumo/ prazer Consequencias: –Falta de Tempo –Dificuldade de escolher –Insegurança
(11) Situação Institucional BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Dilemas –IES: Sustentabilidade X Lucro –Mercado de Trabalho X Ministério da Educação –Formação Abrangente X Específica? –Cliente X Aluno –Ensinar X Aprender –Autonomia X Dependência –Cursos: curta duração X longa –EaD X Presencial – Alunos desnivelados
(11) Conflito BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 AlunoProfessor Instituição Evasão
(11) Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem
(11) Abordagens BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Centrada nos Processos (Aprendizagem) Centrada na Pessoa (Alunos)
(11) Ensino Centrado na Aprendizagem BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p Crítica ao Ensino Tradicional (estímulos aversivos) Fomentar a autoaprendizagem Estratégia de Aprendizagem Relação diretiva (comportamental) Condicionamentos Operante Controle de Estímulos Ensino (planeja e programar ação) Reforços positivos Avaliação comprovar se as competências foram adquiridas Ênfase no produto Burrhus F. Skinner (1904 – 1990) Abordagem Comportamental Palavra-chave: Condicionamento
(11) Ensino Centrado no Aluno Carl R. Rogers (1902 – 1987) Abordagem Relacional Palavra-chave: Relacionamento BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p Tendência Atualizante (sensível) Fomentar a autoaprendizagem Crescimento humano Empatia (competência básica) Aceitação (não permissividade) Congruência Empowerment Avaliação (ênfase no processo ) Autoavaliação
(11) Estratégias de Resolução
(11) Harvard Business School Problem Based Learn (PBL) BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p “Embora pareça ter sido m ganho, não o foi sem certa frustração do aluno. Minha grande frustração foi ter os melhores professores de administração do mundo, mas que ficavam, na maioria das aulas, simplesmente calados, quem falava eram os alunos, falar em aula era uma obrigação” Stephen Kanitz Mario Cortella
(11) Universidade na Universidade USP (PAD) Programa de Apoio ao Docente BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 UAM – (CAMILA) Curso de Especialização em Inovação na Gestão e na Didática do Ensino Superior Cursos de Capacitação (Universidade Corporativa)
(11) PAD - USP BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Objetivo Geral Dotar os docentes de conhecimentos e habilidades que possibilitem o aperfeiçoamento e a inovação nas atividades de ensino de graduação. Atividades Curso Básico (20hs), palestras, mesa redondas Assessoria – material didático Implementação de EaD
(11) CAMILA - UAM BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Competências Abordagem Resolução de Problemas Missão Institucional Interatividade Literatura, material didático diferenciado Avaliação continuada Metodologia Atividades Curso de Especialização EaD (360) Fórum (Presencial / On-line) Revista Científica
(11) Desenvolvimento de Competências BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Mobilização Competência Habilidades Conhecimentos Atitudes Aspectos Instrumentais Coeficiente Emocional Valores Visão de Mundo
(11) Obrigado