Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Advertisements

Disciplina: Negócios Internacionais
Organização e Técnicas Comerciais
TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
O PLANO DE MARKETING.
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Negócios Internacionais
Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Análise do Meio Ambiente
CAPACIDADE INSTALADA DE SÍNTESE LOCAL.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Expandindo seus Negócios Internacionalmente Carlos Vieira, MBA Sorocaba, SP – 18 de Agosto de ª Conferência Anual de Empreendedorismo como Chave.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Definição Legal de Franquia
KAUANA COM. IMP. EXP. LTDA.
Introdução ao Composto de Marketing
PLANO DE NEGÓCIO.
Organização Industrial
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Salas de Matemática.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
Profª. Selma Maria da Silva
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Disciplina: Administração Mercadológica
Comércio Exterior Sumário: Exportação
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PRAÇA – PONTO DISTRIBUIÇÃO
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Administração Mercadológica IV
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
O AMBIENTE DE MARKETING
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Desafios da Logística Brasileira
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS Prof a. Valdnéa Santos
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Transcrição da apresentação:

Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster

Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Revisão da avaliação 1º bimestre semestre 2 – 2014 USD = 2,401

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  10 fatores decisivos (logísticos ou estratégicos) para a tomada de decisão para ingressar no mercado Internacional – justificando-os.  1 – Regime cambial e ou taxa de câmbio – o mais importante  Definirá custos e preços para Exportações e ou Importações.  2 – Infraestrutura: portos, equipamentos dos portos (grua, armazenagem), aeroportos, estradas, ferrovias, silos, etc.  Define custos logísticos, prazo e condições de entregas e ou recebimentos; define a estratégia logística a ser adotada para exportar ou importar  3 – Transportes: rodoviários, ferroviários, aquaviários (fluvial ou marítimo)  Define custos de transportes, embalagens, prazos de entrega ou recebimento, rotas (existência de canais p.e.), tipo de equipamentos disponíveis (navio-tanque, navio porta container,etc) intermodalidade e portanto, operação logística de transporte.

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  4 – Clima  Tem influências estratégicas e logísticas em diversas situações:  Para quem exporta ou importa alimentos: inverno ou verão – disponibilidade do produto para quem importa/preço – preços e demanda para quem exporta. O mesmo raciocínio para comércio de vestimentas, flores, etc.  5 – Acordos bilaterais ou acordos de comércio entre países:  Define estratégias de preços, principalmente, bem como custos alfandegários e barreiras tributárias, aceitação do produto/serviço.  6 – Leis locais (dos países exportadores e importadores)  Define estratégias comerciais e custos de comercialização

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  7 – Religião  Define a aceitação ou não, de um determinado produto/serviço em função de valores religiosos.  8 – Situação Econômica – do país exportador e do importador  Define, principalmente, riscos de mercado, riscos do negócio, de pagamentos ou recebimentos; podendo inclusive sofrer mudanças no regime cambial.  9 – Língua  Define questões quanto à comunicação e mercadológica (Marketing); define parte da documentação necessária ao comércio Internacional

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  10 – Barreiras tarifárias e não-tarifárias  Define custos/preços, necessidades de cumprimento de exigências legais, documentações necessárias, etc.  11 – Fatores determinantes do Comércio Internacional Fator custo (terceirizar ou não) Fator concorrência Fatores de Mercado Fatores Tecnológicos  12 – Teorias do Comércio Internacional: (entre países) Vantagem absoluta Teoria da Vantagem Comparativa  13 – Ciclo de Vida de um produto Internacional

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  14 – Escolha de Entrada em mercados estrangeiros  Estratégicos  Tamanho do Mercado  Crescimento do mercado  Fatia de mercado potencial  Tipo de produto  Estratégia de marcado da empresa  Características do país-alvo  Horizonte de temo

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  15 – Exporta indireta  Export Trading company  Export Management Corporation  Vendas a reboque  16 – Exportação ativa  Agente  Distribuidor  Filial comercial  Exportação direta  Fabricação por contrato  Licença  Franquia  Joint Venture  Subsidiária

 Atividade 3 B1 Logística Internacional 6/10/14  A nota B1 corresponde a 40% da média final.  A maioria dos alunos teve melhor performance em grupo.  Consequentemente as notas individuais foram menores.  Média da turma 3ª série: 6,50  Média da turma 4ª série: 6,04  Média geral: 6,17  Atenção: a nota B2 será individual; prova oficial em 2/12  Apresentações PROINTER IV: (de 0,0 a 10,0)  Grupos 1 a 8: 18/11/14  Grupos 9 a 17: 25/11/14