BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
A visão Grega da Ciência
CONCEITOS ELEMENTARES
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FONTES DO CONHECIMENTO JURÍDICO
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia da Pesquisa em Linguística
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
HUM Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
CIÊNCIA e CONHECIMENTO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Professora Angela Mota
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Plano de Aula Para que serve isso de Metodologia?
O que é Conhecimento Aula nº1.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Introdução ao Trabalho Científico
Metodologia Científica
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Priscilla Indianara Di Paula Pinto. CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na.
Conhecimento: da definição aos tipos
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Metodologia Científica e da Pesquisa
Fundamentos da Filosofia
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Metodologia da Pesquisa
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
O que é conhecimento?.
A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Projetos de Pesquisa e Conhecimento Científico Uma visão.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOGRAFIA DE APOIO: Metodologia de Estudo e Pesquisa Introdução ao conhecimento da ciência - natureza do conhecimento científico -. Problemas, hipóteses e objetivos da pesquisa científica. O método e a pesquisa científica: noções gerais - conceito de pesquisa, tipos de pesquisa. Práticas de leitura e produção de textos científicos. Avaliação: Atividades e exercícios em sala (soma dos trabalhos valem 10,00) 2. Atividades extra-sala – trabalho (10,00) 3. Avaliação Individual – (10,00) Pesos iguais – soma e divide por 3 Freqüência : 75% Pequenas tarefas Devolutiva de prova BIBLIOGRAFIA DE APOIO: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ED., São Paulo: Pioneira, 1999. DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 1990 GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. 200 p. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 1986. MINAYO, Maria Cecília de Sousa, (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1997. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo: Ed. Atlas, 1991. Eduardo Fantato

Metodologia de Estudo e Pesquisa Conhecimento e Ciência Por que tenho de estudar isso? Afinal o que é? Conhecimento Curiosidade Pertinente ao ser humano Dispõe de 3 prerrogativas: - sujeito - objeto - interpretação (visão da realidade) Busca por origens explicações razões consequencias Eduardo Fantato

Metodologia de Estudo e Pesquisa Conhecimento é tudo a mesma coisa Metodologia de Estudo e Pesquisa Conhecimento é tudo a mesma coisa? Existem diferentes fontes de conhecimento? Eduardo Fantato

Conhecimento Popular x Conhecimento cientifico diferenças e correlações * Veracidade * Formas de acesso ao conhecimento * Natureza do objeto * Modos de conhecer Não diferem diferem “A ciência não é o único meio de acesso ao conhecimento e a verdade” “Um mesmo objeto ou fenômeno...pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum” Eduardo Fantato

Conhecimento suas possibilidades valorativo reflexivo Senso Comum assistemático verificável falível inexato factual contingente Cientifico sistemático verificável falível aproximadamente exato valorativo racional Filosófico sistemático infalível não verificável exato Religioso valorativo inspiracional (Teológico) sistemático infalível não verificável exato Eduardo Fantato

Conhecimento Cientifico ”o que é ciência Conhecimento Cientifico ”o que é ciência ?” “Ainda não sei porque estou estudando isso?” Existem inúmeras definições que variam alguns aspectos mas em essência: Conceito: “ A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento do objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (Trujillo, 1974, p.8) Natureza da ciência Compreensiva (de conteúdo, abordagem) Metodológica (operacional, lógico-técnico) Componentes da ciência Objetivo: distinguir características comuns e leis gerais Função: aperfeiçoamento do homem com o mundo Objeto: material (aquilo que se pretende analisar) formal (como analisar um mesmo fenômeno) Eduardo Fantato

Classificações da Ciência Inúmeras classificações conforme complexidades, conteúdos e similaridades Ver Bunge, Comte Wundt, etc.) – formal, real, natural , cultural, moral, etc.etc. O que deve nortear a ciência atual, independente de sua classificação distinção entre sujeito e objeto método operações de análise e síntese lei do fenômeno instrumentos tecnológicos linguagem específica Desafio: Grupos de 4 alunos: escrever exemplo de 1 conceito do senso comum que a ciência comprovou estar errado e de 1 que comprovou estar certo. Descreva os passos que o senso comum e a ciência tiveram para comprovar o segundo caso citado Eduardo Fantato