Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To

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Transcrição da apresentação:

Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To Estudo de caso A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: atendimento educacional especializado na educação infantil Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To

Estudo de Caso 1- Apresentação da barreira 2-Esclarecimento da situação 3-Identificação da natureza da barreira 4-Proposta 5- Elaboração do Plano de AEE 6- Avaliação do Plano de AEE

1a. Etapa – Apresentação do problema O professor diante do problema: Ouve as razões que motivaram o o encaminhamento do aluno ao AEE; Anota a queixa trazida pelo professor do aluno, pelo próprio aluno e/ou sua família; Identifica o(s) elemento(s) central(is) do problemas – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE

Roteiro que auxilia a o estudo de caso. Dados de Identificação do aluno: Nome: G.S Idade: 5 anos Classe: Infantil 2 Professora da sala comum: Maria José Professora do AEE: Débora   Diagnóstico: Paralisia cerebral Queixa: “Apático, não participa das atividades de registro”.

2ª. Etapa-Esclarecimento do problema O professor identifica: O tipo do problema :cognitivo; de linguagem; do contexto escolar, familiar, cultural; de saúde e desenvolvimento físico;afetivo; social; de aprendizagem... A origem do problema - se é :de escola, de sala de aula comum; da relação com o professor; relacionado à família; de material pedagógico, falta de equipamento, socialização; comunicação ... Quem são as pessoas envolvidas no problema? Busca e recolhe informações sobre o aluno e seu meio;destaca seus pontos fortes e fracos e suas dificuldades.

A escrita do Caso A escrita do caso não deverá abordar apenas a queixa da professora e o tipo de deficiência do aluno e nem aspectos relacionados a questões emocionais e de problemas familiares ou dados clínicos (estes devem ser registrados na entrevista que é realizada pela professora no início do ano letivo e são informações sigilosas). O relato de caso deverá descrever o contexto educacional ao qual está inserido o aluno, abordando suas dificuldades, habilidades, desejos, preferências, entre outras questões relacionadas ao seu cotidiano escolar. A coleta de dados para a descrição do caso poderá ser feita por meio de observações diretas, entrevistas, gravações, avaliação escrita, análise de documentos, pareceres pedagógicos, entre outros.

ROTEIRO PARA ESCRITA DE UM CASO Informações referentes ao aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência, outros. Informações coletados do/sobre o aluno: O aluno gosta da escola? Tem amigos? Tem um colega predileto? Quais as atividades que ele gosta mais de fazer Para ele, que tarefas são mais difíceis? Por quê? Expressa suas necessidades, desejos e interesses? De que maneira? Costuma pedir ajuda aos professores? Por quê? Qual é a opinião do aluno sobre seus professores? Por que ele acha importante vir à escola e estudar nela? Está satisfeito com os apoios (material pedagógico especializado,equipamentos, informática acessível, intérprete, outros atendimentos) que dispõe no momento? Desejaria ter outros? Quais?

Informações coletas da/sobre a escola: O aluno participa de todas as atividades e interage em todos os espaços da escola? Como? Se não participa, por quê? Das atividades propostas para a turma, quais ele realiza com facilidade e quais ele não realiza ou realiza com dificuldades? Por quê? Como é a participação do aluno nas atividades propostas à sua ambiente escolar? Que tipo de atendimento educacional e/ou clínico o aluno já recebe e quais são os profissionais envolvidos?• Como é esse aluno do ponto de vista social, afetivo, cognitivo, motor, familiares outros? Qual a avaliação que o professor de sala de aula faz sobre o desempenho escolar desse aluno? • Quais as expectativas escolares do professor em relação a esse aluno? • Quais são as principais habilidades e potencialidades do aluno, segundo os professores? • Qual é o motivo que levou o professor de sala de aula solicitar os serviços do AEE para esse aluno?

O professor pode precisar de: Fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos; Fazer observações na sala de aula do aluno; Observar o aluno nos demais espaços da escola; Fazer uma entrevista com a professora, com a família; Fazer uma avaliação do aluno na sala de recurso multifuncional;

2. Identificação, clarificação e proposta de soluções para os problemas: Habilidades do aluno Dificuldades identificadas no aluno EX: Responde perguntas sim e não com expressão facial. EX: Utiliza pouco suas pranchas de comunicação. Manuseia objetos grandes Não registra as atividades Pontos positivos do contexto Dificuldades identificadas no contexto EX: Disponibilidade da professora da sala comum em desafiar o aluno a comunicar-se respondendo sim e não e apontando cartões. EX: Pranchas de comunicação desatualizadas. Vários materiais concretos na sala Mobiliário inadequado

3ª. Etapa – Identificação da natureza do problema O professor diante da natureza/tipo do problema: Analisa o conjunto de dados e busca relações entre eles; Estuda a situação problemática vivida pelo aluno; Formula suas hipóteses sobre a natureza do problema; Avalia os conhecimentos de que dispõe para entender o problema e dar início à resolução; Escreve as suas conclusões sobre o que está provocando o problema.

4ª. Etapa Resolução do problema O professor questiona: Que recursos humanos e materiais são necessários para resolver o problema? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na comunidade? Quais os parceiros e colaboradores podem contribui? Onde encontrá-los? Que potencialidades do aluno e do seu meio social e familiar pode ajudar na resolução do problema?

3.clarificação e proposta de soluções para os problemas Lista de problemas por prioridade. Identificação da origem do problema Lista de soluções EX: Falta de conhecimento dos professores sobre comunicação alternativa. EX: Gestão Professores (AEE, sala comum, auxiliar) desatualizados. EX: Formação continuada em CAA. . EX: Falta de atualização constante da prancha de comunicação EX: Falta de integração entre professores do AEE e sala comum para produção das pranchas. EX: Disponibilização de tempo para trabalho conjunto entre professor do AEE e sala comum. Atualização das pranchas de comunicação de acordo com as demandas do aluno e da sala comum. EX; Falta de adequação das atividades de registro EX: Falta de integração entre professores do AEE e sala comum para produção de atividades adaptadas EX Planejamento conjunto professor do AEE e sala comum. Produção de material adaptado.

5ª. Etapa- Elaboração do Plano de AEE O professor precisa ter clareza dos objetivos que deseja alcançar na sala de recursos multifuncional e na sala de aula do aluno. Planeja atividades para serem desenvolvidas na sala de recurso multifuncional; Propõe ações em parceria com o professor da sala de aula; Estabelece o período para o desenvolvimento de seu Plano de AEE; Define os resultados esperados; Avalia se o Plano de AEE é exequível na sua realidade; se os conhecimentos e recursos são suficientes para a sua execução

6ª. Etapa – Avaliação do Plano de AEE O professor deverá avaliar periodicamente o seu Plano de AEE em função: Dos objetivos que definiu para o aluno no AEE e na sala de aula; Do trabalho realizado pelos parceiros: professora da sala de aula, familiares e outros; Do tempo estabelecido para a execução do Plano.