Tour de table Membres du COPIL:

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Transcrição da apresentação:

COPIL ATELIER-CLASSE PREAUT Comité de pilotage Croix-Rouge française 30 juin 2014

Tour de table Membres du COPIL: Dr Jean-Louis SARRADET, psychiatre, Président de l'Association PREAUT (excusé) Dr Catherine SAINT-GEORGES, pédopsychiatre, Docteur en Neurosciences, Praticien attaché au service de Psychiatrie de l'Enfant et de l'Adolescent de la Pitié-Salpêtrière (laboratoire ISIR CNRS UMR 7222) ; psychiatre à l’Hôpital de Jour pour Enfants du CEREP (PARIS) Dr François SOUMILLE, psychiatre, Médecin-Directeur de l'Hôpital de Jour ARI (MARSEILLE) Dr Marie-Noëlle CLEMENT, psychiatre, Médecin-Directeur de l'Hôpital de Jour pour Enfants du CEREP (PARIS) Pr David COHEN, Professeur de psychiatrie de l'enfant et de l'adolescent de l’Hôpital Pitié-Salpêtrière / laboratoire ISIR CNRS UMR 7222 (Université Pierre et Marie Curie, PARIS VI) (excusé) Annick HUBERT-BARTHELEMY, Docteur en psychologie, conceptrice des ateliers-classe Delphine LE MOLGAT, Croix-Rouge Française, Chargée de mission Handicap Graciela C. CRESPIN, psychanalyste, Vice-présidente de l'Association PREAUT Loïc BLANCHARD, Croix-Rouge Française, Conseil Juridique Thierry CABRITA, Croix-Rouge Française, Délégué national Handicap Myriam GARING, Croix-Rouge Française, Directrice filière handicap Ile-de-France 2

APRESENTACÃO DA PESQUISA A PESQUISA NA FRANÇA SE ASSOCIA AOS PARCEIROS: CRUZ VERMELHA FRANCESA: Financiadora da pesquisa 11 estabelecimentos médico sociais e sanitários franceses Association Préaut (Programa de Pesquisa e Estudos sobre Autismo) Laboratório do serviço de Psicopatologia da criança e do adolescente da Pitié-Salpêtrière/ laboratório ISIR CNRS UMR 7222 3

Annick HUBERT-BARTHELEMY, Docteur en psychologie, conceptrice des ateliers-classe Graciela C. CRESPIN, psychanalyste, Vice-présidente de l'Association PREAUT

Atelier Classe Martha Silva Claudia Mascarenhas

Hôpital de Jour CEREP Médico Responsável pelo hospital dia: Dr. Marie Noelle Clement Professora Responsável pelo atelier classe: Aude Brellier

Espaço coletivo para hora de chegada e despedida.

Mural coletivo: datas do mês colocadas dia a dia, letras do alfabeto, tempo, roupas menino e menina para o clima do dia, fotos e nomes de todos, cores. Nas caixas no chão: boneco mascote, instrumentos musicais, fantoches e dedoches, livros de historias, cds e som.

O espaço para chegada e despedida é aconchegante e circunscrito com as cadeiras.

Trem com fotos dos presen- tes

Espaço individualizado: mesa, 2 cadeiras, gaveteiro, mural (rotina, atividades, planejamento pedagógico semanal).

Gaveteiro individual: descoberta do mundo, leitura, matemática, grafismo.

Mural individualizado: nome, desenvolvimento de atividades e rotina diária.

Planejamento pedagógico semanal fixado na parede, inclui também as observações diárias sobre a criança.

Hôpital de jour L’Étincelle (Croix Rouge) Médico Responsável pelo hospital dia: Dr. Annabelle Tuset. Professora Responsável pelo atelier classe: Claire Ducateau.

Detalhe indicador do lanche

Mesa para o lanche coletivo

ao Detalhe do painel coletivo que indica os que estão em casa, os ausentes do dia.

Espaço individualizado e ao lado um armário com materiais comuns a todos.

Pegam para indicar que vão ao banheiro

Hôpital de jour d’Aulnay ROBERT BALLANGER Médicos Responsáveis: Dr. Severine Rauna e Dr. Clementine Rappaport Professora Responsável pelo Atelier Classe: Aline Vautrin

Em todas as portas dos ateliers classe há uma indicação como esta: nome atelier classe, fotos dos participantes, boneco mascote.

Detalhe do quadro coletivo do dia a dia Detalhe do quadro coletivo do dia a dia. hora da chegada: o trem indica todos que vieram no dia, eles colocam a foto de cada um, e há outro espaço para indicar quem não está presente no dia. Contam quantas pessoas estão no trem.

Espaço Individualizado para cada criança Espaço Individualizado para cada criança. Nesse hospital dia eles usavam computador também.

Em todos espaços individualizados há um cartaz com a indicação da Rotina do dia: a seqüência do que irá ser realizado, a foto do que esta sendo realizado é retirada daí e colocada na mesa durante a tarefa, e a foto da pessoa que vai fazer a tarefa junto.

Detalhe do espaço para chegada e despedida Detalhe do espaço para chegada e despedida. Nesse hospital dia o pinguim era o mascote, servia para cantar as musicas, dar bom dia…..

Nesse hospital dia, com crianças mais comprometidas, eles fizeram o espaço individualizado mais protegido dos estímulos externos das outras crianças.

Todos os dias após o término com as crianças, os profissionais preenchem uma ficha de avaliação de como foi cada criança.

Tabela de Avaliação PESQUISA ATELIER-CLASSE VIVA INFÂNCIA Participação: P0a=Passiva P0b=opositora P1=algum interesse P2=ativa NOME DA CRIANÇA:______________________ Estruturação: E0=instável E1=irregular E2=estável SEMANA __________ Relação: R1= retraimento R2=presente-passivo R2=investido Comunicação: C0=nenhuma-estereotipia C1=aponta C2=diz palavras,canta