Tecnologia Educacional: Abordagem Sistêmica a Projetos de Inclusão Digital Alexander Romiszowski, Ph.D. Syracuse University/TTS-Global ajromisz@syr.edu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Informática na Educação
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
1/7/ Introducing the Personal Studies for New Christians curriculum Introduzindo o Currículo dos Estudos Pessoais para Novos Cristãos By Por David.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Apresentação do Projeto
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desafios e oportunidades do EAD
Gestão do Conhecimento
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
PLENÁRIA FINAL.
Iº Seminário de Avaliação da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado Roberto Carvalho – Diretoria de Ensino e Serviços.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Formação profissional Autodesk: o modelo de gestão do Senac SP
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Projeto Educação Novo Milênio Instituto Edumed TV Século 21 Instituto Edumed TV Século 21.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Alexander, J. Romiszowski.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
O computador como Meio e como Fim...
NOVO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA José Roberto Cardoso - Escola Politécnica da USP -
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Educacional: Abordagem Sistêmica a Projetos de Inclusão Digital Alexander Romiszowski, Ph.D. Syracuse University/TTS-Global ajromisz@syr.edu CREAD – Rio de Janeiro - 2008

Instructional Design, Development and Evaluation School of Education http://idde.syr.edu

Tecnologia, Treinamento e Sistemas Technology-based Training Systems

O que exatamente é “Tecnologia”? (tecnologia = ferramenta / produto?)

PELO MENOS 2 CONCEITOS / SENTIDOS TECNOLOGIA PELO MENOS 2 CONCEITOS / SENTIDOS SENTIDO “:PRODUTO” mídias, computadores, ferramentas, etc. (tecnologias NA educação) SENTIDO “PROCESSO” aplicação criativa de conhecimentos científicos para finalidades práticas. (tecnologia DA educação)

“Tecnologia NA Educação” (1) Pintura feita na década de 60 que previa como seria a educação do século XXI

“Tecnologia NA Educação” (2) Foto tirada em 2005 no Colégio Objetivo de São Paulo

Tecnologia DA Educação (1): O Modelo “ADDIE” Design Develop Analysis Implement Evaluate

Tecnologia DA Educação (2) “ABORDAGEM SISTÊMICA” Levantamento de necessidades (pess./ trab./ soc.) Análise de contexto (político/ cultural/ econom.) Planejamento geral (“macro”/ estratégico) Objetivos e indicadores Planejamento instrucional (“micro”/ tático) Desenvolvimento de produtos (recursos) Meios de distribuição (logística) Implementação e difusão (relações humanas) Execução, controle, avaliação (gestão do projeto)

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TRÊS CONCEITOS / SENTIDOS SENTIDO “HARDWARE” - uso de meios, computadores, redes, e outros “recursos tecnológicos” (tec. na educação) SENTIDO “SOFTWARE” - planejamento científico de processos de ensino-aprendizagem (design instrucional) SENTIDO “SISTEMAS” - planejamento científico de todos os aspectos de sistemas educacionais e/ seus sub-sistemas (enfoque sistêmico à solução de problemas)

Solução de Problemas = Soluções eficazes Soluções eficientes impactam as causas e não apenas os sintomas Soluções eficientes utilizam o mínimo de recursos e tempo Soluções custo-benéficas retorno significativo sobre o investimento Soluções sustentáveis sobrevivem mudanças ambientais / organizacionais Soluções etica e moralmente justificáveis uma diferença crítica entre ciência e tecnologia

Apoio tecnológico para mudança em larga escala e tempo reduzido Estudo de caso (1) Apoio tecnológico para mudança em larga escala e tempo reduzido

Costa Rica Population: 4m Area: 51.000 sq. km. Mountains: 3.800 m. Rural pop: 53% Main ocup: agriculture Literacy: 95% One official language (plus many unofficial)

New Zealand Population: 4m Area: 269,000 sq.km. Mountains: 3,800m Rural pop: 20% (1936:80%) Main ocup: agriculture Literacy: 99% 2 official languages

New Zealand Correspondence School (public institution, inaugurated in 1936) (2005 data / 1936 photo) Around 20,000 students at any one time, with up to 30,000 students over a year. This includes approximately: 1000 early childhood students 1000 full-time primary students 1500 dual enrolled prim. students 2000 full-time secondary students 8000 dual enrolled sec. students 6000 adult students 500 fee paying students

Apoio tecnológico para implantação de mudança sistêmica na comunidade Estudo de caso (2) Apoio tecnológico para implantação de mudança sistêmica na comunidade

Kothmale: “Cybervillage” em Sri Lanka

História de successo desde 1985: “para a comunidade, pela comunidade”

Tentativas de clonagem de Kothmale Nepal (1995 ---) um computador p/ 10.000 km quadrados Romênia (2003 ---) alunos do ensino médio como “change agents” Timor Leste (2005 ---) potencial ainda não realizado (por quê?) E aqui, agora? (2008 ---)

E aqui, agora?

Cidade maravilhosa? – nem sempre!

Viva Rio: uma ONG que utiliza uma abordagem local, social e sistêmica (contraste c/ CDI – enfoque global / visão multinacional)                        

Viva Rio: Ações Comunitárias Aceleração Escolar Ana e Maria Espaço Criança Esperança Estação Futuro - Formação para o Trabalho Voluntariado Resgate da Cidadania Villa-Lobinhos - Viva Cred Jardineiros do Bairro

Viva Rio – “Estação Futuro” Espaços destinados ao desenvolvimento da economia local e da cidadania, que oferecem: - Acesso à internet e rádio comunitária - Cursos de Informática - Formação para o Trabalho - Qualificação profissional - Inserção no Mercado de Trabalho - Cursos de Gestão de Negócios - Digitação de trabalhos e atendimento - Apoio aos artistas locais

Estudo de caso (3) Desenvolvimento de Recursos Humanos para implantação de mudanças sistêmicas na comunidade – e no país

ICT4D (ICT for Development) Projeto da”UTICT” - Unidade Técnica da Comissão para Implementação da Política da Informática Administrado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia Financiado pelo Governo da Itália e UNDP / PNUD 13 Centros Provinciais de Recursos Digitais - CPRD Centro de ensino básico de informática (ICT) Centro de apoio técnico às empresas e comunidades Centro de capacitação de funcionários públicos em ICT4D Centro de planejamento e gestão de projetos de ICT4D e-learning; e-saúde; e-governo; e-negócios; etc. (E-TUDO) O Desafio: DRH para trabalhar nos CPRD

Definição de Competências em ICT4D Competências em ICT4D do professor Competências técnicas (“technology use”) Competências profissionais (“technology integration”) Competências pedagógicas (“technology transfer”) Competências em ICT4D do funcionário público Competências profissionais (“technology exploitation”) Competências organizacionais (“ change management”) Competências adicionais do “ICT4D practitioner” Tudo o que foi listado em cima, e ainda ...... ICT aplicadas p/ saúde, microempresas, agricultura, etc, etc, etc. Planejamento sistêmico e gestão eficaz de projetos sociais EMPREENDEDORISMO

Programa – Tronco Comum (ICT) Habilidades técnicas – Nível 1 Módulo 1. Introdução à Informática Módulo 2. Uso e gestão de pastas e arquivos Módulo 7. Internet e correio eletrônico Habilidades técnicas – Nível 2 Módulo 3. Processamento de textos Módulo 4. Planilhas de cálculo Módulo 5. Bases de dados Módulo 6. Apresentações gráficas TOTAL: +/- 100 horas-aula (mais apoio on-line)

The European Computer Driving License (ECDL) Interactive CD-ROM This interactive training program will help you pass your ECDL Exams without the need to refer to text books It is designed to allow you to return to items you may be unsure of within any module of the program and practice as many times as you want. Works with Windows XP, ECDL Version 4 is compatible with MSOffice XP. One CD covers over 40 different lessons to include all 7 modules.  The program allows you to create your own profile and save your lessons to your hard drive or floppy disk.  You can also test yourself and monitor your progress.

ECDL – Versão Portuguesa Filosofia de auto-formação, ao dirigir o formando para uma metodologia de aprender-fazendo, o curso proporciona uma interacção permanente. Instrumentos de aferição que permitem a cada formando identificar o seu nível de aquisição de conhecimentos e rever os temas que necessita. Idioma - Todos os módulos desenvolvidos estão integralmente em Português e funcionam sobre écrans em Português. Assim, o Windows XP, o Office XP, o Internet Explorer 6 e o Outlook, simulados no curso, são-no na versão portuguesa.

Programa ICT4D – Professor Tronco comum completo (até 100 horas-aula + on-line) Habilidades profissionais – Nível 1 Módulos 11 & 12 (uso de recursos ICT na educação) (16 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) Habilidades profissionais – Nível 2 Módulos 13 & 14 (criação de recursos ICT para educação) (24 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) TOTAL: 100+52=152 horas-aula (+ on-line)

Programa – Funcionário Público Tronco comum completo (até 100 horas-aula + on-line) Habilidades profissionais – Nível 1 Módulos 21 & 22 (uso de recursos ICT no serviço público) (16 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) Habilidades profissionais – Nível 2 Módulos 23 & 24 (projeto de soluções ICT para o setor público) (24 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) TOTAL: 100+40=140 horas-aula (mais apoio on-line)

Programa – Praticante ICT4D Tronco comum completo (até 100 horas-aula + curso online) Habilidades profissionais – Nível 1 Módulos 31 & 32 (uso de recursos de ICT para Desenvolvimento) (16 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) Habilidades profissionais – Nível 2 Módulos 33, 34 & 35 (criação de soluções viáveis de ICT4D - 1) (36 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) Habilidades profissionais – Nível 3a Módulos 36 & 37 (criação de soluções viáveis de ICT4D - 2) (24 horas-aula + “comunidade de practica” on-line) Habilidades profissionais – Nível 3b Módulos 38 & 39 (empreendedorismo; gestão de projetos TOTAL: 100+100=200 horas-aula (mais apoio on-line)

PROCURA DE INCLUSÃO DIGITAL E EQUIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO Para concluir: PROCURA DE INCLUSÃO DIGITAL E EQUIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO

“Best-seller” sobre Globalização “Best-seller” #1 na lista de não-ficção da New York Times p/ 1 ano Mais que 2 milhões de cópias vendidas da 1ª versão “hardback” Enorme impacto popular Severas críticas do mundo científico / académico Quebrou algumas regras de “ética digital”

As capas originais - roubo de desenho de um pobre pintor – Ed Miracle

As capas mais recentes – resultado de queixas e litígios (inusitados)

Pankaj Ghemawat, professor de Harvard, mostra que o grau de internacionalização de várias atividades do mundo é inferior a 10%, para explicar que o mundo não está tão globalizado como Thomas Friedman afirma em O mundo é plano. Ele cita desde investimentos em times de futebol até ligações telefônicas, passando por estatísticas de imigração, intercâmbios de estudantes universitários, turismo, patentes etc. A globalização ainda está reduzida pela diversidade de culturas, segundo o especialista indiano, ex-consultor da McKinsey.

Outras respostas dos estudiosos: “But the world's still round” (SIDDHARTH VARADARAJAN)

The World is Spiky: Population Map by Tim Gulden, University of Maryland. From Richard Florida, “The World is Spiky,” The Atlantic Monthly, October 2005 Innovation and wealth production is increasingly concentrated in cities, especially in advanced economies. In 2007, more people will live in urban-regions for the first time in human history. Greatest rural to urban migration in history is occurring today in China China is building critical mass in research and sees the stem cell field as a competitive opportunity. Today population is a crude indicator of economic activity. But what about in 2106?

The World is Spiky: Light Emissions Map by Tim Gulden, University of Maryland. From Richard Florida, “The World is Spiky,” The Atlantic Monthly, October 2005 Light emissions from space based on a NASA study at night (“Earth at Night”). A rough proxy for energy use and economic activity.

The World is Spiky: Patents Map by Tim Gulden, University of Maryland. From Richard Florida, “The World is Spiky,” The Atlantic Monthly, October 2005 Worldwide patent statistics -- can be misleading as indicator of innovation. 300,000 patents grant by more than 100 nations in 2002. 90,000 of the 170,000 U.S. patents granted to Americans, 35,000 to Japanese.

The World is Spiky: Scientific Citations Map by Tim Gulden, University of Maryland. From Richard Florida, “The World is Spiky,” The Atlantic Monthly, October 2005 Residence of 1,200 leading scientists by scientific citiation. Highly concentrated in U.S. and Europe but beginning to change with the rise of the East. Stem cell field is highly collaborative internationally.

Na realidade, “O Mundo é Irregular e Regionalizado” Segundo Feiock, Moon and Park ( http://www.blackwell-synergy.com/doi/pdf/10.1111/j.1540-6210.2007.00832_2.x?cookieSet=1 ): “More apt is a metaphor portraying the economic world more as clustered and rough (regionally focused) than flat (globally focused) or spiky (locally focused)” (Romiszowski, A. “Educational Technology and Globalization” Educational Technology, Vol 48, No 4, Julho-Agosto de 2008)

Sugestão: mudança da metáfora Em vez de: “think globally – act locally” a visão de multinacionais c/ fins lucrativos que é o equivalente de “think flatly – act spikyly” Use: “think regionally – act appropriately” “act appropriately” implica em “plan sistemically” “plan sistemically” implica em integrar os aspectos locais, regionais e globais de forma apropriada

Alexander Romiszowski OBRIGADO! Alexander Romiszowski Email: ajromisz@syr.edu tel/fax: (xx21)2556-5666 ? Perguntas?