A formação de leitores em encontros de autor presente

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Transcrição da apresentação:

A formação de leitores em encontros de autor presente UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - uNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS A formação de leitores em encontros de autor presente Antônio Schimeneck Orientadora: PROFª. DRª. MÁRCIA DUARTE São Leopoldo - 2014

Introdução: O estado do Rio Grande do Sul é reconhecido como um grande fomentador da leitura através de feiras e projetos de autor presente. Questionamentos: Montagem de projeto; Preparação para receber o autor; Pós-visita;

Por trás das cortinas, 2012. 7 histórias de gelar o sangue, 2013 Obras divulgadas pela Ama Livros; Participação em 46 eventos no ano de 2013; Aquisição de dados: observação durante o evento e aplicação de questionário aos professores envolvidos; É possível formar leitores a partir de encontros de autor presente?

Para quem ama livros Ama Livros: Distribui 25 editoras, com sede em Porto Alegre, focada na formação de leitores e na preocupação com a qualidade literária; Propicia a presença de autores em escolas públicas e privadas e em feiras do livros através da aquisição de obras literárias; “educar o gosto desde a infância para que mais leitores exijam obras literárias de qualidade e obriguem o mercado a fornecê-las”. (COLASANTI, 2012, p. 76).

Por que ler? Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 64% dos entrevistados apontam a leitura como algo importante, no entanto, 18% a consideram algo prazeroso. A leitura promove o desenvolvimento cognitivo do ser humano; Segundo Michéle Petit (2008, p. 17), “A leitura sempre faz sentido, inclusive para os pequenos leitores”. Para Ana Maria Machado (2008, p. 103), ler apresenta o “poder de crescer e expandir os limites individuais do humano”.

A literatura esteve atrelada, durante muito tempo, ao desenvolvimento de atividades pedagógicas. Para a colombiana Silvia Castrillón, ler é um direito que, durante muito tempo, em países de terceiro mundo, foi historicamente negado. Para Bretas (2012, p.67): “Esses pequenos espaços de ruptura com o mundo real, abrindo brechas para o mundo imaginário, provocam uma margem de manobra, uma possibilidade de afloramento da criatividade”.

A leitura no brasil 50% da população se diz leitora; 85% dos brasileiros têm como lazer assistir televisão; A leitura aparece em 7º lugar; 53% dos entrevistados não leem por falta de tempo; A média de leitura no país é de 1,85 livros por ano; A média entre os leitores é de 3,74; 45% dos leitores viram seus professores lendo; 68% dos não leitores nunca viram o pai lendo; 88% dos não leitores jamais ganhou um livro quando criança;

O desafio de formar leitores Concorrência com as novas tecnologias; Obrigatoriedade da prática da leitura; “o trabalho com a formação de leitores não tem apresentado a eficácia necessária. No Brasil, “Lê-se pouco, lê- se mal e até mesmo não se lê.” (MATOS; SANTOS, 2006, p. 56) O incentivo primeiro deveria dar-se na família; Para que ler realmente se torne um prazer, faz-se necessário a prática.

O encontro entre leitor e escritor O leitor estabelece certa intimidade com o autor; Os projetos de autor presente podem aproximar esses dois mundos; Como se dá a dinâmica dos encontros?

Resultados do relatório de observação:

Respostas dos professores:

Rumos e desafios A qualidade dos eventos no RS: os livros-brinquedos e os best sellers; A mediação do professor no processo de desenvolvimento da leitura; O educador ainda é o grande protagonista da promoção da leitura; O trabalho com o texto recai sobre o professor de língua materna; A organização e a preparação para o encontro com o autor: Dois casos.

Entraves para a leitura: Despreparo do professor e falta de sintonia com o corpo docente; Falta de tempo para a leitura; Supervalorização das novas tecnologias; Organização deficiente das feiras em município; Mitificação do autor;

Encontros que formam leitores Conhecer a obra do escritor; Desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares com as obras; Professores apaixonados por livros; Capacitação docente com vistas ao trabalho literário; Gestão escolar comprometida; Atividades de leitura e avaliação após a visita do escritor;

Novas perspectivas Importância da observação das atividades como forma de avaliar o trabalho realizado com vistas a um melhor desempenho; Promover a formação de professores quanto ao trabalho com a literatura e a mediação de leitura; Desenvolver projetos ligados à aquisição de livros na rede pública de Porto Alegre;

Poetas populares

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