Laboratório de Neurociências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMINÂNCIA E RECESSIVIDADE
Advertisements

PENETRÂNCIA x EXPRESSIVIDADE
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Expressão génica.
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA
Um subgrupo da depressão
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Neuroimagem e métodos computacionais: avanços no conhecimento sobre transtornos psiquiátricos e possíveis aplicações clínicas  GERALDO BUSATTO FILHO LIM21.
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Classificação dos Transtornos Mentais
FARMACOGENÔMICA: TERAPIAS INDIVIDUALIZADAS NA MEDICINA FUTURA
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
ESQUIZOFRENIA.
ESQUIZOFRENIA.
A influência dos psicofármacos na auto-regulação
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Transtornos da Aprendizagem
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Genômica funcional e metagenômica
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
Engenharia Genética.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Terapia cognitivo comportamental
Doença Mental Definição Médica
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Funções Cognitivas e Envelhecimento
Onde se localiza o material genético?
EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Transtorno Bipolar Daniela Baiôa 11ºB nº6
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Integrantes: Elaine Batista Claudete Maria Ana Carolina Linhares Uillian Ferreira Greice Sousa Daniel Athayde de Araujo.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
MUSICOTERAPIA.
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Mutação nova “aparecimento” da doença genética sem história familiar risco baixíssimo para irmãos e alto para prole.
Estratégias Cognitivas
ESQUIZOFRENIA.
 É a ciência que estuda como os alelos estão distribuídos em populações de organismos e de uma geração para outra. Atribui-se a presença de mutações.
Depressão.
MEDICINA GENÔMICA Prof. MSc. Hélio Alves.
ESQUIZOFRENIA.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Psicodiagnóstico.
Emergência Psiquiatra
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
OSP I Odontologia Social e Preventiva
ESQUIZOFRENIA Infantil
Caracterização do Paciente Neurológico
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Esquizofrenia.
Depressão.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Prof. Dr. João Quevedo Laboratório de Neurociências UNESC

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas As doenças neuropsiquiátricas, que incluem a esquizofrenia, transtornos de humor e autismo, afetam o pensamento e emoções. São a principal causa de incapacitação na América do Norte e Europa.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas O impacto nos indivíduos, familiares e na sociedade é grande, pois estas doenças surgem geralmente na fase adulta e duram a vida inteira. Não houve grandes avanços no tratamento da esquizofrenia nos últimos 50 anos e da depressão nos últimos 20 anos. Surgiram tratamentos com medicamentos

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Alguns pacientes não toleram ou não respondem adequadamente ao tratamento com determinados medicamentos. Esta heterogeneidade ressalta a necessidade de um maior entendimento das origens destas doenças. Desafio: base genética, molecular e celular

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Doenças neuropsiquiátricas podem ser resultado de uma perturbação nos circuitos neurais. Um defeito no desenvolvimento, estrutura anatômica e funcional ou na dinâmica destes circuitos pode levar a uma série de sintomas. Dada a complexidade dos circuitos neurais, existem inúmeras maneiras possíveis de perturbá-los ou até mesmo interrompe-los.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Milhares de genes estão envolvidos na regulação do desenvolvimento e função neural. Distúrbios na estrutura e função de um ou mais destes genes podem levar a vários e complexos fenótipos neuropsiquiátricos.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Mutações genéticas, mudanças epigenéticas e outras lesões celulares e morfológicas cerebrais Podem convergir em distúrbios num dado circuito Resultar em manifestações clínicas comuns Que levam ao mesmo diagnóstico clínico

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A maioria dos genes envolvidos nos principais transtornos psiquiátricos ainda não foram identificados e os modelos animais para estas doenças são limitados. Para muitos pacientes, os transtornos psiquiátricos são devidos à variabilidades genéticas que são compartilhadas por membros afetados de uma família.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Qual é a melhor estratégia para descobrir as causas biológicas dos transtornos psiquiátricos? Genômica e análise de circuitos Genômica é a combinação de sequenciamento em grande escala com análise sistemática computacional de genomas.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Nos últimos dois anos, o sequenciamento do genoma humano tornou-se significativamente mais rápido e menos dispendioso. Uma nova visão da base genética dos transtornos psiquiátricos vem de uma recente análise do número de cópias de genes mutantes presentes em pacientes com autismo, esquizofrenia e Transtorno do Humor Bipolar (THB).

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A maioria dos genes neurais até então identificados como mutantes foram observados uma única vez, sugerindo que o total de genes cuja desregulação pode resultar em doenças mentais graves é pelo menos várias centenas. Mutações em genes diferentes podem causar o mal funcionamento de circuitos neurais em transtornos psiquiátricos.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Análise de circuito é o estudo da estrutura, função e desregulação dos circuitos neurais. Depressão  pré-frontal Ansiedade  amígdala TOC  estriado

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Marcadores biológicos para as disfunções nos circuitos neurais envolvidos nos transtornos mentais são necessários. A fim de elucidar a base anatômica de cada doença para poder prestar diagnósticos mais objetivos e melhores respostas aos tratamentos

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Métodos de rastreamento de conexões neurais em seres humanos usando tensor de difusão de imagem. Análise de modificações da expressão gênica e epigenética em cérebro de animais e de humanos.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A medida em que novas variações genéticas para transtornos psiquiátricos são descobertas, será possível introduzir estas mutações em modelos animais para tentar elucidar a patogênese desses transtornos. Identificar os elementos centrais da desregulação dos circuitos neurais e conceber um novo tratamento.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Projeto  combinação desses dois conjuntos de ferramentas Objetivo de fornecer genomas de pacientes com doenças psiquiátricas graves. Autismo, esquizofrenia, THB, depressão maior.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas O custo do tratamento e das pesquisas em transtornos neuropsiquiátricos é muito elevado. Esquizofrenia  uma combinação de delírios, alucinações, embotamento afetivo e perda das funções cognitivas exemplifica muitos dos desafios lançados às pesquisas em transtornos neuropsiquiátricos.

Uma intervenção precoce levaria a melhores resultados. III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Ainda não se compreendeu totalmente a relação entre os sintomas da esquizofrenia e a fisiopatologia da mesma. Uma intervenção precoce levaria a melhores resultados. Um melhor entendimento biológico é essencial para melhorar diagnósticos e terapias.

III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Trabalhos em genética estão indicando genes não específicos para a esquizofrenia, tendo associação com THB e autismo. Sugerindo que as fases iniciais dos transtornos psiquiátricos sejam multivalentes. Reforçando a esperança de detecção precoce, juntamente com os fatores ambientais, possibilitando a prevenção da doença.

Transtornos psiquiátricos: Fatores genéticos + Fatores ambientais III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Transtornos psiquiátricos: Fatores genéticos + Fatores ambientais Para a esquizofrenia, cerca de 80% são fatores genéticos e os outros 20% são influência direta de fatores ambientais.

Obrigado! III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas “Trabalhamos sob determinadas suposições. Por exemplo: que o conhecimento seja possível”. (Nietzsche) Obrigado! quevedo@unesc.net ppt by Amanda V. Steckert

Inscrições: www.unesc.net/cerebroemente