País exporta US$1 bi em móveis UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. País exporta US$1 bi em móveis Docente: Prof. Dr. Marcos Fava Discentes: Beatriz Larini Buainain Lucas Soares Gonçalves
ARTEFACTO Criada em 1978. Presente nas principais capitais brasileiras, no México, nos EUA e no Caribe. Prepara-se para expansão na África do Sul, Oriente Médio e Europa, sendo Dubai o próximo alvo para expansão.
ARTEFACTO Sua coleção se destaca pela modernidade e uma gama de produtos com perfil diversificado. A linha Artefacto une em seu estilo a modernidade dos produtos italianos, o bom gosto da decoração moderna francesa, os toques asiáticos e temperos brasileiros.
FLORENSE Fundada em maio de 1953, na Serra Gaúcha. No começo, fabricação artesanal e sob encomenda. Atualmente, presente no mercado nacional e internacional (EUA,México, Panamá, Chile, Angola, Uruguai e Paraguai), sendo os EUA seu foco. Uma linha de produção que harmoniza tecnologia de ponta com o trabalho artesanal de experientes profissionais.
DELL ANNO Inaugurada em 1975, na cidade de Bento Gonçalves/RS. Oferece um estilo exclusivo em móveis planejados. No Brasil, mais de 300 lojas autorizadas. Produtos exportados para mercados como EUA, Portugal, Espanha, Inglaterra e países da América do Sul.
Fonte, O Estado de São Paulo, 25/02/08, Caderno Economia B6 Os fabricantes de móveis, mesmo com o câmbio desfavorável, continuam a investir no mercado internacional para expansão de suas marcas. Fonte, O Estado de São Paulo, 25/02/08, Caderno Economia B6
Em 2006, com a desvalorização da moeda americana frente ao real, as exportações despencaram de US$ 990 milhões para US$ 945 milhões. Em 2007, as exportações de móveis alcançaram US$ 1 bilhão (alvo perseguido a dois anos), e isso aconteceu devido: a entrada em novos mercados com preços competitivos; maior participação das empresas em feiras internacionais; parceria das pequenas empresas com a Agência de Promoções de Exportações do Brasil (Apex).
Em 2009, o objetivo é crescer 10% em relação a 2007. Até março de 2009, a estratégia do setor em conjunto com a Apex é consolidar mercados conquistados recentemente como: México, Angola, Argélia, África do Sul, Emirados Árabes e Índia.
Segundo Barrete, gerente de exportação da Única (fabricante da Dell Anno): “Além de aumentar a produção, exportar significou se adaptar às medidas e tendências do mercado externo. O brasileiro gosta de branco nas cozinhas. Já americanos, árabes e europeus preferem padrões amadeirados.” Este ano a Única vai expandir em 15 mil m² a fábrica, renovará 50% do maquinário importado da Alemanha para aumentar a capacidade produtiva. E também construirá um novo pavilhão de 2,7 mil m² para estocagem da matéria-prima.
A Artefacto inauguro em abril do ano passado, duas lojas com móveis de estilo mais simples, a Artefacto Basics. “ O foco é o consumidor de apartamentos de 100m² a 130 m², disposto a ter um móvel de qualidade mas de dimensões menores e poucos detalhes.” A mesma empresa aumentou em 50% sua área fabril, devido ao mercado externo aquecido somado com as vendas internas, e também estimulada pelo crescimento do mercado imobiliário.
A Florense abriu um centro de distribuição em Chicago que virou ponto estratégico para atender os EUA, Canadá e México. Segundo o gerente de exportação da Florense, Mateus Corrado: “ Conseguimos uma solução logística que tornou a empresa mais competitiva.” A exportação responde a 20% das vendas da Florense, e a intenção é elevar a 50% através da entrada em novos mercados.
Bibliografia: Jornal O Estado de São Paulo, 23/02/08. www.artefacto.com.br www.florense.com www.dellanno.com