Antibióticos e Resistência aos Antibióticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

Micróbio Mania BACTÉRIA BACTÉRIA
Transmissão das Infecções
O que são microrganismos?
USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS
O que são Micróbios?.
TESTE DE SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS (TSA) OU ANTIBIOGRAMA
ÁGUA E SAÚDE.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Robert Koch.
Uso Racional de Antimicrobianos
CURIOSIDADES DA MB Desodorantes usados para reduzir a putrefação. Hipoclorito de sódio usado em necrotérios de Paris para reduzir a deterioração.
NOVOS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA Eu quero compartilhar esta mensagem com você, porque na última segunda-feira Claudia morreu  por causa desta doença.
Qual é o único alimento que não se altera?
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
O SuperSAN foi desenvolvido pela SUPERBAC, multinacional brasileira que possui a última geração em soluções biotecnológicas e conta com a experiência de.
TUBERCULOSE.
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
M I C R O G A N S.
o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)
Qualificar – Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso: Técnico em Saúde Bucal MICROBIOLOGIA Professor: Bruno Aleixo Venturi.
Staphylococcus.
Leiam com atenção esta mensagem que me enviaram, e espero que a comuniquem a terceiros!!! Segundo o Instituto das Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N, em.
 NOÇÕES SOBRE O EMPREGO DE ANTIBIÓTICOS
As bactérias.
FARINGITE/AMIGDALITE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UCP Imunobiologia - MTBarros 1.
IX Semana de Biologia da UFPB Mini-curso
Streptococcus e Enterococcus
Transmissão das Infeções
DOENÇA DE PAGET É UM CÂNCER DE MAMA Em novembro/2006, uma mulher jóvem desenvolveu uma “erupção” nas mamas, semelhante à que as mulheres desenvolvem quando.
Prevenção e cuidados Porfirias Cutâneas II Porfiria Eritropoética Congênita (PEC) e Porfiria Hepatoeritropoética (PHE), muito se assemelham.
Vamos Falar sobre… SIDA.
Importância da Química na Medicina
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO III. SAÚDE E MEDICINA
Doenças de pele.
FEBRE MACULOSA E SUA EPIDEMIOLOGIA
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Química Pablo Felipe Profª. Carol
PROPOSTA DE DIRETRIZES NACIONAIS PARA POLÍTICA DE ANTIMICROBIANOS
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Fernanda Catarine de Carvalho nº05 1ºEM
Anel β-Lactâmico CH O=C N.
Os Micróbios.
Agentes Antimicrobianos e antibióticos
Endocardite Bacteriana
ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS
B IOLOGIA – R EINO F UNGI Prof. Marcel Klug. 1. A PENICILINA Há aproximadamente 90 anos atrás, no laboratório St. Mary, em Londres, o pesquisador Alexander.
Tuberculose.
O QUE É TUBERCULOSE? A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch. Ela é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, quando o doente fala,
PENICILINA.
Hemocultura Sangue colhido por venipunção podendo ser introduzido em um ou mais frascos com meio de cultura especial 1 venipunção = 1 HEMOCULTURA Meio.
Utilizar substitutos de nicotina para tratar os doentes hospitalizados
ANTIBIÓTICOS.
“A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose”
É vítima de violência doméstica? Siga estes passos.
Ciências Naturais – 9.o ano
Introdução a antibioticoterapia
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
PROGRAMA DE PREVENÇÃO e Controle de infecções e de Resistência aos Antimicrobianos 1 as Jornadas do PPCIRA 18 Novembro 2015.
DOENÇAS.
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Antibióticos e Resistência aos Antibióticos

Antibióticos Antibióticos são medicamentos poderosos que combatem as infecções bacterianas Tradução Literal anti – contra bióticos – seres vivos

Descoberta Alexander Fleming em 1928 Era um cientista extremamente desarrumado Voltou de férias para observar o crescimento de bolor numas placas de agar com Staphylococcus Verificou que o Staphylococcus não crescia à volta do bolor O bolor evitava o crescimento das bactérias!

Como funcionam os antibióticos Os antibióticos podem ter Largo espectro Matam um grande leque de bactérias ex. Penicilina Espectro reduzido Matam um tipo específico de bactérias ex. Isoniazida Funcionam de duas maneiras Bactericidas Matam as bactérias Bacteriostáticos Evitam que as bactérias se dividam

Cura Milagrosa? Antes de 1930 não existia tratamento para as infecções bacterianas Após a descoberta da penicilina a indústria começou a procurar mais antibióticos na natureza A Estreptomicina foi o primeiro medicamento a ter um efeito na tuberculose – uma situação que era incurável Os cirurgiões começaram a tentar fazer cirurgias mais perigosas

Cura Milagrosa? O uso excessivo de antibióticos pode destruir as bactérias inofensivas /úteis. Muitos dos antibióticos prescritos pelo médico são de largo espectro Estes matam as bactérias nocivas, mas também as inofensivas O desaparecimento das bactérias inofensivas, deixa espaço para a invasão de mais micróbios nocivos!

Resistência aos Antibióticos Cura Milagrosa? Resistência aos Antibióticos Muitas bactérias desenvolvem a capacidade de se tornarem resistentes aos antibióticos. Estas bactérias são hoje uma das maiores ameaças nos nossos hospitais. As bactérias resistentes aos antibióticos incluem o Staphylococcus Aureus Meticilino Resistente(SARM)

Resistência aos Antibióticos As Causas Uso excessivo Dos antibióticos em infecções em que não estão indicados ex. gripe Uso incorrecto Não completar o tratamento prescrito Uso de antibióticos prescritos para outros doentes

Como se pode prevenir a resistência aos antibióticos Os antibióticos devem ser usados como último recurso e NÃO como primeiro recurso As infecções mais comuns melhoram espontaneamente com repouso, reforço de ingestão de líquidos e vida saudável. Tomar Apenas os antibióticos prescritos pelo médico Se forem prescritos, faça o tratamento até ao fim. Não use antibióticos prescritos para outras pessoas Eles são específicos para a outra infecção