SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contratação Pública Internacional
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional CTOC Madeira Tecnopólo 17/06/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
URBCOM PROJECTOS DE URBANISMO COMERCIAL.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FORUM EMPREGABILIDADE
NOVO PERÍODO PROGRAMAÇÃO
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO Madeira Tecnopólo 30/09/2009.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Casa de Pessoal do Instituto Emprego e Formação Profissional
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
PROGRAMA PARA A PROMOÇÃO DO EMPREGO E COMPETITIVIDADE 2012 – Março.
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
Apresentação da Agência
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Linha de Crédito INVESTE QREN FIN-EN Meeting Sharing Methodologies on Financial Engineering for Entreprises Lisboa, 26 Setembro de 2013 António Gaspar.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Crédito inovador com garantia imobiliária; - Refinanciamento de imóvel residencial e comercial; - Financiamento de.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
26 Outubro 2012.
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO APOIOS AO TECIDO EMPRESARIAL
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
Inquérito à Atividade Empresarial 2013 CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA OUTUBRO 2014.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Tipos de Operações de Crédito
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
1 REGRAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA CONSTRUÇÃO SERVIÇOS DE ECONOMIA.
1 - Apoio às PME´s Instrumentos Financeiros - Garantia Mútua 24 de abril 2015.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Orçamentação Pública Módulo 1: Conceitos da Contabilidade Nacional
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
2 Apresentação dos Sistemas  MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio Fase de Candidatura de 15 de Maio a 18 de Julho de.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
YOUR LOGO SISTEMA PORTUGUÊS DE GARANTIA MÚTUA Empréstimos a Estudantes do Ensino Superior António Gaspar Maputo, 30/11/2008.
Fundos de investimento
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
Projeto Conjunto Modernização do Centro Urbano de Vila Meã 16 de Outubro de 2015 Promotor: Projeto com o Apoio:
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL E O SEU IMPACTO NA ECONOMIA REAL Plano de relançamento da economia; Medidas de auxílios estatais a favor das empresas; Preversar os Postos de trabalho e contribuir para restabelecer a confiança; Repercutida em todos os sectores de actividade

SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL E O SEU IMPACTO NA ECONOMIA REAL Falta de liquidez das empresas Subida do custo do crédito Através de concessões de garantias de empréstimos subvencionadas durante um período limitado é nossa opinião uma solução bem adequada e bem orientada para facilitar o acesso ao financiamento das empresas INSTRUMENTOS DE APOIO AO FINANCIAMENTO

Montante Global da Linha Financiamento Candidatura ao Programa INTERVIR+ 50% FEDER; 50% Orçamento Regional. Montante Global da Linha 10.000.000 €

Beneficiários Micro e Pequenas Empresas, nos termos da Recomendação 2003/361/CE da Comissão Europeia (certificação electrónica através do site www.ideram.pt ); Micro Empresa PT < 10 trabalhadores; Volume de negócios e balanço total < 2 milhões de euros. Pequena Empresa PT < 50 trabalhadores; Volume de negócios e balanço total < 10 milhões de euros.

Instituto Desenvolvimento Empresarial (IDE-RAM) N.º Candidaturas Entradas 326 Montante 10 milhões de euros.

Instituto Desenvolvimento Empresarial (IDE-RAM)

Instituto Desenvolvimento Empresarial (IDE-RAM)

Instituto Desenvolvimento Empresarial (IDE-RAM)

Condições Gerais de Elegibilidade Localizar-se na Região Autónoma da Madeira; Actividade enquadrável nas CAE’s do Programa INTERVIR + (indústria, comércio, serviços, turismo, construção, transportes, saúde); Não ter incidentes não justificados junto da banca; Apresentar uma declaração de compromisso de manutenção do volume de emprego;

Condições Gerais de Elegibilidade Não ter dívidas à Administração Fiscal ou à Segurança Social e entidades pagadoras de incentivos; Dispor de contabilidade organizada; Não ter beneficiado da Linha de Crédito PME Madeira; Apresentar uma situação líquida positiva e resultados líquidos positivos em dois dos últimos três exercícios. Possuir um exercício económico completo e contas fechadas.

Montantes de Financiamento por Empresa Micro empresas até 25 mil euros; Pequenas empresas até 50 mil euros. Incentivo Público Bonificação total do spread e comissão de garantia mútua; Bonificação de 0,25% da taxa Euribor a 3 meses, com limite mínimo para o beneficiário 1,5%.

Operações Elegíveis Sociedade de Garantia Investimentos novos em activos fixos corpóreos e incorpóreos; Necessidades de capitais permanentes Sociedade de Garantia Garantia a emitir pela SGM poderá cobrir até 75% do capital em divida em cada momento.

Operações Não Elegíveis Operações que se destinem a reestruturação financeira e/ou consolidação de crédito vivo; Aquisição de terrenos, imóveis, viaturas e bens em estado de uso; Operações em empresas em dificuldade, nos termos da Orientação Comunitária (2004/C 244/02); Financiamento de projectos que tenham sido objecto de aprovação no âmbito do Programa INTERVIR+; Operações destinadas a substituir de forma directa e indirecta financiamentos anteriormente acordados com o Banco; Empresas dos sectores da construção naval, do carvão e do aço, actividades relacionadas com exportações para países terceiros.

Entidades Responsáveis IDE-RAM – Entidade Gestora; Banca e SGM – Entidades que manifestaram interesse em subscrever o Protocolo