FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER

O que é? “ Um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes” Dec. Lei nº6/2001

Objectivos Gerais da Formação Cívica Desenvolver competências necessárias ao exercício de cidadania; Promover atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos autónomos, participativos e civicamente responsáveis; Promover valores de tolerância e solidariedade; Estimular a participação dos alunos na vida da turma, da escola e da comunidade.

Objectivos Específicos da Formação Cívica Debater os problemas da turma e resolver conflitos; Valorizar as experiências vividas e sentidas pelos alunos; Promover o diálogo e a reflexão sobre questões relativas à participação/actuação individual e colectiva nos diferentes espaços da escola, recorrendo a atitudes normas e valores que visem a sua preservação e melhoria.

Objectivos Específicos da Formação Cívica Promover o diálogo e a reflexão sobre as regras de convivência e respeito mútuo na comunidade educativa, questionando comportamentos, atitudes e valores; Consciencializar os alunos para a importância das relações humanas e a existência de regras de conduta social; Adquirir hábitos de participação democrática ao nível do debate de ideias; Aprender a exprimir opiniões fundamentadas.

Conteúdos Regulamento interno da escola (análise e reflexão);- Eleição do delegado e sub-delegado de turma (reflexão prévia); Reflexão sobre direitos e deveres dentro e fora da escola; Sociedade (cidadania, democracia, consciência cívica, solidariedade, discriminação, violência, respeito pela diferença);

Conteúdos Família; Prevenção rodoviária, Ambiente; Saúde; Consumismo; A importância social da dádiva de sangue; Informação escolar pertinente para a turma;

Propostas de Temas Porque é Importante a Família Os Vários Actores da Família Os Vários Tipos de família Cultura e Ambiente O Meu Ambiente Política e Ambiente Qualidade de Vida Zonas Protegidas O Bem Comum Cidadão/cidadania Humanidade Paz Xenofilia A liberdade A Igualdade A Fraternidade O Consumidor As Consequências do Consumo As drogas As religiões Educação Rodoviária ... Regulamento Interno Regulamento de Segurança A Organização do Estado A Política O poder local Governo/Governar Impostos Justiça Nação/nacionalidade ONU União Europeia Regiões Autónomas O Voto O Associativismo A minha escola O meu corpo O namoro A sexualidade A Saúde

Metodologias Metodologias pedagógicas activas utilizando estratégias como: Trabalho de Grupo; Debates; Pesquisa orientada de textos e imagens; Visionamento de Vídeos e DVDs

Metodologias Presença na escola de membros da comunidade e convidados; Organização de um “Diário de Formação Cívica” (caderno de reflexão de cada aluno sobre temáticas tratadas).

Avaliação Incide, sobretudo, no campo das atitudes e valores e resulta numa proposta de avaliação qualitativa feita pelo director de turma e completada pelos professores da turma. Existe uma ficha de auto – avaliação e uma grelha de observação, ambas disponíveis nesta página.

Avaliação NÃO SATISFAZ Não intervém nas tarefas/actividades; Não manifesta empenhamento; Não é responsável; Não tem sentido crítico; Revela pouca tolerância/respeito pelos outros alunos e fraco sentido de justiça; Não colabora e raramente coopera com solidariedade; Revela pouca consciência democrática; Tem fraca capacidade de diálogo SATISFAZ Intervém nas tarefas/actividades; Manifesta empenhamento; É responsável; Tem sentido crítico; É tolerante, respeitador, e revela sentido de justiça; Colabora e coopera com solidariedade; Revela consciência democrática; Tem capacidade de diálogo. SATISFAZ BEM Intervém com muito entusiasmo nas tarefas /actividades; Manifesta muito empenho; É muito responsável e tem sentido crítico muito desenvolvido; É muito tolerante, muito respeitador e tem sentido de justiça; Colabora activamente e coopera com solidariedade; Tem consciência democrática; Dialoga com muita facilidade.