Transporte Rodoviário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

A PAISAGEM URBANA E A ELETRIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
REDE VIÁRIA FLORESTAL.
Grupo: Fernanda – nº 07 Gabriela – nº 09 Júlia – nº 17 Manuella – nº27.
URBANIZAÇÃO.
Distribuição da água no planeta Terra
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
A Terceira Travessia do Tejo em Lisboa
Uma abordagem prospectiva Manuel Margarido Tão ( )
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Logística e a realidade brasileira
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
A competitividade dos diferentes
Formulação de Políticas Públicas no Horizonte 2013
Apresentação: Luiz Carlos Garcia
Redes viárias e acessibilidades
As redes de transporte.
A Circulação da Mercadoria
As características da rede urbana
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
SECTOR DOS TRANSPORTES
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
As caraterísticas da rede urbana portuguesa
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Para uso exclusivo de professores adotadores da GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
FERROVIA EQUÍVOCO DA LINHA SINES-BADAJOZ EM BITOLA IBÉRICA
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Transporte Intermodal: Desafios e Oportunidades Presidente da ADFERSIT
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Tendências atuais. Tendências na distribuição GrandesGrandes concentraçõesBaixas densidadesdensidadesExistência de um crescimento no interiorde.
Transportes Israel
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger
Distritos de Portugal.
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
RECORTADA UMA IMAGEM Caravana no Níger. RECORTADA UMA IMAGEM Comboio no Bangladesh.
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções Slide 1 Estratégia de Desenvolvimento.
MODOS DE TRANSPORTE Terrestres AquáticosAéreos Rodoviário FerroviárioMarítimo e FluvialAéreo LigeirosPesados.
COMPONENTES DO SISTEMA:
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Sistema de Transportes Profa. Débora Cordeiro Braga.
A PESCA.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
PORTUGAL España Portugal Portugal PORTUGAL CONTINENTAL situa-se na Península Ibérica e faz fronteira com Espanha a Norte e Este, e com o Oceano Atlântico.
A Distribuição da Temperatura no Território Nacional
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
Conf. Ribeira de Castro = Cabo da Roca =
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são aglomerações urbanas de grande dinamismo e polarizadoras do desenvolvimento regional e nacional.
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Divisões territoriais de Portugal
Transcrição da apresentação:

Transporte Rodoviário A rede rodoviária nacional é formada : pela rede nacional fundamental e pela rede nacional complementar. A rede nacional fundamental: é constituída pelos itinerários principais (IP), que estabelecem a ligação entre os centros urbanos com influência supradistrital e entre estes e os principais portos, aeroportos e fronteiras. Inclui também as auto-estradas, exceptuando as que asseguram a circulação dentro das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Transporte Rodoviário A rede nacional complementar: integra os itinerários complementares (IC) e as estradas nacionais (EN) Assegura a ligação entre a rede nacional fundamental e os centros urbanos de influência concelhia ou supraconcelhia, mas infradistrital e apresentam duas categorias: estradas municipais. estradas regionais

Densidade da rede Nacional de estradas por Distrito

A malha rodoviária apresenta: maior densidade no corredor litoral (entre Setúbal e Viana do Castelo e em redor dos grandes centros urbanos, com especial expressão nas ligações suburbanas às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Deste corredor partem eixos transversais que estabelecem a ligação entre o litoral e o interior). O contraste é também evidente entre as regiões do Norte e as do Sul, sendo aquelas mais bem servidas. Nas regiões autónomas, de um modo geral, a rede viária forma um circuito a baixa altitude, estabelecendo ligações entre as principais cidades do litoral e atravessa as ilhas de forma a servir as localidades do interior.

Transporte Ferroviário: A rede ferroviária nacional apresenta uma hierarquização que inclui os seguintes eixos: Rede principal (linhas do Norte, da Beira Alta e da Beira Baixa) de interesse nacional e internacional, com um total de cerca de 1420 km; Rede complementar (ramais e extensões), com cerca de 1085 km. Não sendo financeiramente rendível, a sua exploração deve-se ao facto de ser considerada de utilidade pública; Rede secundária, com cerca de 176 km, serve necessidades ao nível regional e local, sendo a sua exploração da responsabilidade das autarquias e outros agentes locais. A linha do Norte, que percorre a faixa costeira mais densamente povoada (Lisboa-Porto-Braga), é a mais importante e nela circula o maior número de comboios diários de passageiros e de mercadorias.

Transporte Ferroviário: As assimetrias territoriais fazem-se notar: na distribuição da rede e do fluxo de comboios e; ao nível da modernização do sistema-material circulante mais rápido e seguro, electrificação da rede, controlo automático de velocidade, sistema de sinalização e de telecomunicações moderno, condições mais presentes na linha do Norte e nas ligações internacionais (por Vilar Formoso e por Elvas).

Extensão e Características da Rede Ferroviária Nacional (2003)

Rede Ferroviária A extensão da rede ferroviária nacional é de cerca de 3600 km e, no seu todo, encontra-se ainda pouco modernizada. Os melhoramentos já efectuados e os projectos de renovação previstos visam, principalmente, a modernização das vias de ligação internacional e de circulação Norte-Sul. A criação do serviço do comboio Alfa-Pendular é disso um bom exemplo. A nível regional, a rede ferroviária evidencia desi­gualdades significativas

O Transporte Marítimo O transporte marítimo assegura 76% do nosso comércio externo, especialmente com os países da União Europeia, valor demonstrativo da importância dos portos na economia nacional. A nível interno, estabelece ligações entre o continente e as regiões autónomas, assegurando a mobilidade de pessoas e mercadorias entre as ilhas. Na rede nacional de portos destacam-se, como principais portos comerciais do país, em termos de carga movimentada: Lisboa, Sines, Leixões e Setúbal, Outros portos que registam um movimento considerável de embarcações são: Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Funchal (R. A. da Madeira), Ponta Delgada e Praia da Vitória (R. A. dos Açores).

O Transporte Aéreo Destacam-se pelo tráfego internacional de passageiros e carga os Aeroportos de: Lisboa Porto Faro Funchal e Porto Santo (Madeira) Ponta Delgada, Lages, Horta e Santa Maria (Açores) Está projectado o Aeroporto de Ota que deverá resolver problemas: decorrentes do crescimento de tráfego aéreo de Lisboa de segurança motivado pele proximidade de áreas residências.