Ética Prof. Enfº Roger Torres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Consulta à Comunidade Interna
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Responsabilidade Ética do Médico
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
ÉTICA e DEONTOLOGIA PROFISSIONAL. Lei n° 6.684, de 03/09/1979 CAPÍTULO III (Dos Órgãos de Fiscalização) Art. 6° O Conselho Federal e os Conselhos Regionais.
Historia da enfermagem
Conselho Federal de Enfermagem Il Encontro de Coordenadores de Fiscalização.
O que é o Conselho Superior?
AS ENTIDADES DE CLASSE NA ENFERMAGEM E AS RELAÇÕES PREVISTAS PELO CÓDIGO DE ÉTICA. Prof. Marlon A Santos.
Entidades de Classe na Enfermagem
Manoel Carlos Neri da Silva
Conselho Federal de Enfermagem
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Código padronizado na geração de números de inscrições do COREN
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DA ENFERMAGEM
ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Conselho Municipal de Educação
A Deontologia na construção de uma cultura organizacional
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Conselho Federal de Enfermagem
Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE)
Ética profissional.
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
Prof. Dr. David Lopes Neto
Associação Brasileira de Enfermagem ABEn
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
ÉTICA.
O Código Eleitoral e o TSE
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Atribuições e Responsabilidades
Superintendência de Colegiados
Estatuto da OAB Aula 14.
Cidadania e Direito Cidadania
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
Conselhos Seccionais Os Conselhos Seccionais, dotados de personalidade jurídica própria, têm jurisdição sobre os respectivos territórios dos Estados-membros.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Objetivos da visita Parceria do Cress e UFA´s.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Ética.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
CONFEA CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

Ética Prof. Enfº Roger Torres

Ética Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objetivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correto e o incorreto. Os princípios éticos constituem-se enquanto diretrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante.

Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter. (Oscar Wilde)...Sendo assim, dê dinheiro e poder para uma pessoa, que você descobre o caráter dela.

História da Enfermagem COREN COFEN Criação - Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, foram criados os Conselhos, Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da Profissão de Enfermeiros, e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem Em cada estado existe um Conselho Regional os quais estão subordinados ao Conselho Federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com escritório Federal em Brasília. 

Direção - Os Conselhos Regionais de Enfermagem são dirigidos pelos próprios inscritos, que formam uma chapa e concorrem a eleições. O mandato dos membros do COFEN/COREN's é honorífico e tem duração de três anos, com direito apenas a uma reeleição. A formação do plenário do COFEN é composta pelos profissionais que são eleitos pelos Presidentes dos CORENs. 

Receita - A manutenção dos Sistemas COFEN/CORENs é feita através da arrecadação de taxas emolumentos por serviços prestados, anuidades, doações , legados e outros, dos profissionais inscritos nos CORENs. 

Finalidade - São entidades públicas de direito privado vinculadas ao Poder Executivo, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial é zelar pela qualidade dos profissionais de Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e cumprimento da Lei do Exercício Profissional. 

Competências Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) órgão normativo e de decisão superior:    • normatizar e expedir instruções, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento dos Conselhos Regionais;    • esclarecer dúvidas apresentadas pelos COREN's; · apreciar decisões dos COREN's, homologando, suprindo ou anulando atos praticados por este;    • aprovar contas e propostas orçamentária de autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes;    • promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional;    • exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas por lei. 

Conselho Regional de Enfermagem (COREN) - órgão de execução, decisão e normatização suplementar:  • deliberar sobre inscrições no Conselho e seu cancelamento;    • disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN;    • executar as instruções e resoluções do COFEN;    • expedir carteira e cédula de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão, a qual tem validade em todo território nacional;    • fiscalizar e decidir os assuntos referentes à Ética Profissional impondo as penalidades cabíveis;    

• elaborar a proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno, submetendo-os a aprovação do COFEN;    • zelar pelo conceito da profissão e dos que a exercem;    • propor ao COFEN medidas visando a melhoria do Exercício Profissional;    • eleger sua diretoria e seus delegados eleitores a nível central e regional;    • exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas pela Lei 5.905/73 e pelo COFEN. 

Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter. (Oscar Wilde)...Sendo assim, dê dinheiro e poder para uma pessoa, que você descobre o caráter dela.