EEF. Macário José de Farias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO FÍSICA, A EDUCAÇÃO E O ESPORTE: AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS EM BUSCA DA CIDADANIA ALEXANDRE SCHERER.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Currículo /Educação Física
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Escola Superior de Guerra
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
Arquidiocese de Brasília
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Ginástica Geral.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A Sociedade humana: generalidades
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Prof. Ms. José Elias de Almeida
História nas atuais propostas curriculares
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Matriz de avaliação processual
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

EEF. Macário José de Farias CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES Profª. Leiliane Farias

Esporte Educacional

Esporte Educacional O conceito de esporte-educação ou esporte educacional surge a partir da Carta Internacional da Educação Física, elaborada pela UNESCO, que renovou os conceitos do esporte em função da reação mundial pelo uso político do esporte durante a Guerra Fria.

Esporte Educacional Por ocasião dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em 1985, iniciou-se no Brasil o debate sobre o esporte educacional. Em 1993 a Lei 8672/1993 e o Decreto 981/1993 reforçam o conceito de Esporte Educacional ao afirmar que a hipercompetitividade e a alta seletividade invalidam a prática esportiva educacional.

Esporte Educacional E em 1995 com a criação do Ministério Extraordinário dos Esporte e do INDESP (Instituto Nacional do Desenvolvimento do Esporte) foi elaborado um documento-ensaio com os princípios fundamentais do esporte educacional, que são:

Esporte Educacional Princípio da Totalidade: a prática esportiva educacional deve fortalecer a unidade do homem consigo, com o outro e com o mundo, tendo como elementos indissociáveis a emoção a sensação, o pensamento e a intuição. Nesse princípio, os praticantes do esporte educacional deverão fortalecer o conhecimento, a auto-estima e a auto-superação, tudo isso desenvolvido dentro de um ambiente de respeito e preservação das individualidades.

Esporte Educacional Princípio da Coeducação: o esporte educacional integra situações heterogêneas de sexo, idade, nível socio-econômico, condições físicas, etc. das pessoas envolvidas nas práticas esportivas. Princípio da Emancipação: também introduzido nas atividades esportivas educacionais, busca levar os participantes a situações estimulantes de desenvolvimento da independência, autonomia e liberdade.

Esporte Educacional Princípio da Participação: estão todas as ações que levam os protagonistas do esporte educacional a interferir na realidade através da participação. Esse princípio compromissa os praticantes no campo social do esporte pelas vivências que essa participação oferece.

Esporte Educacional Princípio da Cooperação: ao registrar situações de individualismo, promove ações conjuntas para a realização de objetivos comuns durante a prática do esporte educacional. Princípio do Regionalismo: remete os praticantes do esporte educacional a situações de respeito, proteção e valorização das raízes e heranças culturais.

Esporte Educacional Tem por objetivo alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.

Esporte Educacional O principal equívoco histórico do entendimento do esporte-educação é a sua percepção como um ramo do esporte rendimento. Nesta percepção equivocada, as competições escolares, que deveriam ter um sentido educativo, em vez disto, simplesmente reproduzem as competições de alto nível, com todas suas características, inclusive com seus vícios deformando qualquer conceituo de educação.

Dimensão do Esporte Educacional Voltado para a formação integral do ser humano, sendo a prática esportiva não uma ferramenta, mas sim um fator de desenvolvimento global que promova uma leitura crítica do mundo em que o sujeito está inserido. Diferentemente do que ocorre em relação às outras duas dimensões, aqui o praticante é denominado aluno, e não atleta.

Dimensão do Esporte Educacional Embora não faça parte dos objetivos do esporte educacional a padronização gestual/técnica/motora, assim como a dimensão do rendimento, esta dimensão do esporte é caracterizada pela sistematização, intencionalidade e pelo compromisso com alguns resultados, neste caso, no campo educacional.

Dimensão do Esporte Educacional Vale lembrar que, embora a performance motora não seja o objetivo central do esporte educacional, esta dimensão não desconsidera a importância de ensinar “bem” esporte.

ESPORTE DE RENDIMENTO

ESPORTE DE RENDIMENTO A competição de alto rendimento é caracterizada pelos princípios de sobre pujança (busca vitória sobre adversários), de comparações objetivas entre jogadores e equipes (a partir da padronização dos locais de disputa, normas e regras universais), de seleção dos jogadores (pelas habilidades, idade, sexo, biotipo físico adequado às modalidades),

ESPORTE DE RENDIMENTO da especialização (redução de repertório de ofertas de modalidades para se obter maior grau possível de rendimento) e de instrumentalização (regras e métodos cada vez mais requintados são aplicados na busca do melhor rendimento).

ESPORTE DE RENDIMENTO O esporte de alto rendimento ou de alto desempenho é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.

ESPORTE DE RENDIMENTO O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas.

ESPORTE DE RENDIMENTO Dimensão social do esporte que exerce efeitos importantes na sociedade. Por exigir uma organização complexa de investimento, o esporte rendimento, cada vez mais, passa a ser de responsabilidade de iniciativa privada. Traz consigo o propósito de novos êxitos esportivos, a vitória sobre os adversários nos mesmos códigos,

ESPORTE DE RENDIMENTO e é exercido sob regras preestabelecidas pelos organismos internacionais de cada modalidade. O que impede de ser considerada uma ação democrática, é que ele tem uma tendência natural para que seja praticado principalmente pelos chamados talentos esportivos.

ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO

ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO O Esporte-participação ou popular tem relações íntimas com o lazer e o tempo livre. Esta manifestação, que ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora de obrigações da vida diária, de modo geral, tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e as relações entre as pessoas.

ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO O segmento esporte de participação inclui iniciativas desportivas que têm como objetivo principal a interação social entre seus praticantes e a promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida. Cabe destacar que o esporte de participação é tão importante quanto o esporte educacional e o esporte de rendimento, pois será alicerce e fomentará ambos em momentos diferentes. Maior objetivo é o PRAZER.

Dimensão do Esporte de participação – ou de lazer Pressupõe a atividade em tempo livre, desregrada e descompromissada, sem orientação profissional, sem busca de superação. Esse é o esporte pelo qual as pessoas buscam a socialização, a prática de atividade física prazerosa como a “pelada do fim de semana”, o vôlei/frescobol/futebol à beira mar, ou seja, a prática que não estabelece compromisso formal com o rendimento esportivo. Uma das principais características do esporte de participação/lazer é a ausência de sistematização e padronização.

Jogo do Autódromo 1ª RODADA *O conceito de Esporte Educacional surgiu a partir de uma carta elaborada pela UNESCO. *Os princípios fundamentais do Esporte Educacional são: -Princípio da Totalidade -Princípio da Co-Educação -Princípio da Emancipação -Princípio da Participação -Princípio da Cooperação -Princípio do Regionalismo

Jogo do Autódromo 2ª RODADA *O Princípio do Regionalismo ao registrar situações de individualismo, promove ações conjuntas para a realização de objetivos comuns durante a prática do Esporte Educacional. *No Princípio da Totalidade, os praticantes do Esporte Educacional deverão fortalecer o conhecimento, a auto-estima e a auto-superação.

Jogo do Autódromo VV 3ª RODADA *Respeito à diversidade refere-se ao Princípio do Regionalismo. *O Esporte Educacional tem por objetivo alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo. VV

Jogo do Autódromo 4ª RODADA *O Esporte Educacional não é uma ferramenta, mas sim um fator de desenvolvimento global que promove uma leitura crítica do mundo em que o sujeito está inserido. *Diferentemente do que ocorre em relação às outras duas dimensões, no Esporte Educacional o praticante é denominado aluno, e não atleta. VV

Jogo do Autódromo 5ª RODADA *Uma das principais características do Esporte de Rendimento é a busca pela vitória. *O esporte de alto rendimento ou de alto desempenho é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. VV

Jogo do Autódromo 6ª RODADA *O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. *Por exigir uma organização complexa de investimento o Esporte de Rendimento, cada vez mais, passa a ser de responsabilidade de iniciativa pública. VF

Jogo do Autódromo FF *O Esporte de Rendimento é uma ação democrática. 7ª RODADA *O Esporte de Rendimento é uma ação democrática. *O Esporte de Rendimento tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e as relações entre as pessoas. FF

Jogo do Autódromo 8ª RODADA *O Esporte-participação ou popular tem relações íntimas com o lazer e o tempo livre. *O Esporte de Participação inclui iniciativas desportivas que têm como objetivo principal a interação social entre seus praticantes. VV

Jogo do Autódromo 9ª RODADA *O Esporte de Participação é uma prática que estabelece compromisso. *Uma das principais características do esporte de participação/lazer é a ausência de sistematização e padronização. FV

Jogo do Autódromo 10ª RODADA *O Esporte de Participação é o esporte pelo qual as pessoas buscam a vitória. *O Esporte de Participação exige orientação profissional. FF