Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO 1
Advertisements

JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 MEIOS ADMINISTRATIVOS DE SOLUÇÃO DE LÍTIGIOS COMERCIAIS E TRABALHISTAS.
A evolução do direito comercial brasileiro
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias Comitiva Argélia Brasília, 03 de dezembro de 2007.
Impugnação das decisões arbitrais
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSOR DEJALMA CREMONESE.
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR EVENTO MORTE
Dra. Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas Juíza da 26ª Vara Federal
ARBITRAGEM SOLUÇÃO EFICAZ DE CONFLITOS
PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
TEMA: A APLICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
TEORIA GERAL DO PROCESSO ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
INSTITUTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL
Envolvimento de Uma Terceira Parte no Conflito
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Reunião Técnica ANEFAC “Arbitragem e Seguros” Palestrante: Gabriel Teodoro de Oliveira Advogado de Mattos Muriel Kestener Advogados.
CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE FLORIANÓPOLIS - CAMAF -
NEOCONSTITUCIONALISMO
Família de direitos romano-germânicos Método utilizado para a descoberta do direito aplicável 5 de Abril de 2011.
ARBITRAGEM.
Resolução Privada de Disputas
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
A CBMAE – Fernandópolis A CBMAE – Fernandópolis  É um órgão da ACIF, que colocamos à disposição das empresas associadas. Inaugurado em 20 de junho de.
TÚLIO LOUCHARD PICININI TEIXEIRA CONSELHEIRO CRP 04 – MG
“A VIA ARBITRAL E A PRÁTICA DESPORTIVA”
A ARBITRAGEM E O NOVO CÓDIGO CIVIL
Uma solução Jurídica em Tempo Real (Cássio Telles Ferreira Netto)
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Arbitragem Internacional.
Arbitragem Técnica que visa a solucionar questões de interesse de duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas e possam dispor livremente em termos de transação.
FORMAS ALTERNATIVAS DE
ARBITRAGEM Professor orientador: Ricardo S. S. dos Santos.
Aula 2 Acesso à Justiça.
Direito Internacional Privado Prof. Dra. Evelyn S.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
Viviane A. Gurgel
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROBLEMAS COM CHEQUES ?
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
HISTÓRICO DA ARBITRAGEM → A arbitragem é um dos institutos jurídicos mais antigos, apontando os estudiosos para a sua utilização no julgamento e solução.
cláusula compromissória e o compromisso Arbitral
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
ARBITRAGEM.
ARBITRAGEM.
Arbitragem em Contratos de Empreitada x Empresas Subcontratadas
DIREITO E JORNALISMO Tema: Justiça e imprensa – Responsabilidade Civil e conflitos. Constituição da República Federativa do Brasil - de 1988, inovou na.
Professora Lucélia de Sena Alves
M ÉTODOS COMPLEMENTARES E A D ESJUDICIALIZAÇÃO Professora Lucélia de Sena Alves.
PROF. PAULO BENINCÁ WEB – NAÍMA WORM AMPLA LIBERDADE DE CONTRATAÇÃO. PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PROCEDIMENTO.
CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM Escola Superior de Advocacia – ESAD Ordem dos Advogados do Brasil – BA. Hilda Ledoux Vargas.
Enunciados aprovados pelas Jornadas de Direito Comercial
Arbitragem no Setor Portuário
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
Xaxim, inverno de 2013 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
ARBITRAGEM COMERCIAL PRIVADA INTERNACIONAL Primavera de 2014 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
Formas de Solução de Conflitos
A contratação colectiva
LL.M Litigation – Novos Desafios dos Contenciosos ASPECTOS GERAIS E PRINCÍPIOS DA ARBITRAGEM Prof. Rodrigo Garcia da Fonseca 16 de.
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
O Administrador no desempenho das funções de Conciliador, Mediador e Árbitro Algumas reflexões Belo Horizonte, Outubro de 2008 CRA/MG Conselho Regional.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
Dário Moura Vicente Advogado Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa A CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM: PROBLEMAS ATUAIS.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
Sistema de Solução de Controvérsias da O.M.C The Dispute Settlement Understanding.
Transcrição da apresentação:

Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II Lei n. 9.307/96 - ARBITRAGEM Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL Constituição de 1824, o artigo 160 Em 26 de julho de 1831, houve a previsão do uso da arbitragem nas litígios que envolviam seguro, DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL Lei 108, de 11 de outubro de 1837, nos dissídios referentes à locação de serviços. ano de 1850, o Código Comercial regulamentou a arbitragem para o direito societário, discriminando que todas as questões de contrato de locação mercantil poderiam ser resolvidas pela arbitragem. DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL 1894, a Lei 221 previu a arbitragem, no âmbito da Justiça Federal. Esse diploma foi regulamentado pelo Decreto 3084, de 1898. As partes, segundo o disposto neste diploma legislativo, seriam livres para recorrer, sem embargo da existência da cláusula sem recurso, no compromisso. DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL O código Civil, de 1916, em seus artigos 1037 a 1048, a arbitragem estava prevista, determinando que de sua sentença não cabia recurso, e que se ocorresse um compromisso escrito entre as partes designando um árbitro para solucionar tal questão, o contrato seria válido, afastando o Poder Judiciário do litígio em questão, na fase de conhecimento. DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL 1939, o Código Buzaideano, permitiu a composição de pendências judiciais e extrajudiciais por um juízo arbitral, independente do valor da causa e contanto que fosse uma questão que tratasse de direitos patrimoniais disponíveis. Convenção do Panamá de 1975, com o intuito de legislar sobre a Arbitragem Comercial Internacional, o reconhecimento das sentenças arbitrais estrangeiras somente ocorreu com a adesão a Convenção de Nova Yorque. DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. ARBITRAGEM NO BRASIL Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 – a Lei Marco Maciel. No início, ocorreram muitas discussões sobre a constitucionalidade da Lei. Pois alguns interpretavam a lei de modo incorreto, afirmando que a lei feria o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional. DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. RESUMO /vantagens rapidez economia de custo eficácia da decisão efetividade dos resultados informalidade garantia de privacidade e sigilo transformação e melhoria das relações possibilidade de aplicação nos contratos civis e comerciais DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Lei n 9.307/96 DRA. IVANA CEI – MÉT. ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O PAPEL DO ESTADO NA ARBITRAGEM EXEGESE DA LEI ARBITRAL CONCLUSÃO Lei n. 9.307/96.