Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Controlo da poluição de água
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
A importância de avaliação da exposição no controlo alimentar Tim Hogg Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa.
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
ordenamento do território e urbanismo
Desastres e desenvolvimento
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM POLITICA SOCIAL- UFF 07 DE OUTUBRO 2010
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,

Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Semana 11 – Planejamento Estratégico em RH
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
#3-0-1 Unidade 8: Utilização e Disseminação dos Dados de Vigilância Sentinela.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
REFORMA SANITÁRIA.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Ciências Naturais 9.º ano
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Overall Coordination 1 |1 | Coordenação Geral.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Transcrição da apresentação:

Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique

O PEN toma em conta a realidade epidemiologica? Antes da elaboração do PEN houve a analise da situação da epidemia e respectiva caracterização: –Magnitude/dimensão –Determinantes e causas –Grupos de risco –Zonas geográficas de alto risco Definição de áreas de intervenção/temáticos Definição de sectores prioritários

Como é que o conhecimento da epidemia orienta na selecção dos sectores prioritários? Definição de planos e estratégias sectoriais virados para a mudança de comportamento, onde as lideranças locais/comunitárias são os verdadeiros LÍDERES. Definição de acções para consciensalização do homem e empoderamento da mulher. Definição de acções de mitigação e protecção nos sectores prioritários (agricultura, defesa e segurança, saúde, transportes, educação, acção social) e grupos alvo prioritários (mulheres, crianças, jovens, etc.)

Qual deve ser o critério de selecção de um sector, não da Saúde, para maximizar o impacto na base Nível de inserção e presença do sector no terreno, a todos os níveis. Reconhecimento por parte das lideranças locais e população em geral. Cometimento na luta contra o HIV e SIDA. Credibilidade. Respeito pela cultura, hábitos e práticas locais positivas.

Como assegurar transparência e prestação de contas numa resposta multisectorial Divulgação pública da informação relativa aos subprojectos aprovados e em implementação. Supervisão e monitoria frequente, envolvendo as lideranças locais. Divulgação pública das entidades com boas práticas. Retroalimentação Capacitação das entidades implementadoras. Simplificação dos procedimentos.

Desafios Cometimento e estabilidade política nacional e regional. Operacionalização, sectores agindo em resposta ao PEN. Análise da informação epidemiológica e traduzí- la em intervenções mais focalizadas. Monitoria e avaliação. Reforço da implementação do princípio dos 3 UM.

OBRIGADO