em gás e Nossa Empresa 26 eletricidade 18 mil 20 M GNL países 26 Maior companhia integrada em gás e eletricidade funcionários 18 mil de clientes no mundo 20 M Mais de GNL 30 BCMs 3ºoperador mundial de
VOCÊ Empreendedor Natural
FOCO 2014 VISÃO CLIENTE MIGRAÇÃO DE CONTATOS REDUÇÃO DE CONTATOS Increm Redes Sociais Ag. Virtual Melhora de Processos
Como tudo começou? Havia muitas ideias... SOLTAS DISPERSAS
O que buscávamos? Ideias Simples Pequenas Soluções Grandes Resultados
Quais eram os desafios? Falta de Tempo Poucos Recursos R$ Humano TI
O SEU TALENTO É NOSSO MAIOR PROJETO!
Quando lançamos... Abelhas Enlouquecidas
Técnicas de gestão de projetos Oficina Prática de Criação Onde cada colaborador teve a oportunidade de externalizar suas ideias e pensamentos Grupos de Trabalho Técnicas de gestão de projetos Dinâmicas
Oficina Prática de Criação Em busca do seu DNA O inovador busca sempre novas formas de atual. Sua curiosidade o leva além do óbvio Não se intimida diante dos obstáculos. Tem coragem para enfrentar o problema. Como bom observador, enxerga longe e não perde o foco. O azar morre de medo de pessoas determinadas. Sabe que soluções grandiosas podem surgir de ideias simples, por isso é um bom ouvinte O eterno apaixonado pelo que faz, sabe que esse é o principal segredo do sucesso
Proposta Fomentar ideias inovadoras que contribuíssem para a melhoria de processos Para proporcionar integração entre as áreas Para identificar e valorizar talentos individuais e de equipe Por que é importante inovar? Incentivando os participantes através de uma competição saudável
Proposta Ideia e aplicação Coordena e conduz os grupos COORDENADOR ORIENTADOR Ideia e aplicação Coordena e conduz os grupos Direciona e desenvolve equipe Feed Back e Avaliação Feed Back e Avaliação - 03 (três) coordenadores. - 01 (um) orientador para cada grupo. - Grupos de no máximo 06 (seis) pessoas. DESENVOLVIMENTO - 01 (um) líder, 01 (um) redator e 04 (quatro) integrantes. Investimos em consultor/instrutor externo Couting - Grupos mistos (diversas áreas da Diretoria de Serviço ao Cliente). Treinamentos
Critério de Avaliação Criatividade Ferramentas Prazos Esforço Potencial Benefícios O projeto deverá ser criativo e inovador, levando em consideração o baixo custo As ferramentas indicadas devem ser utilizadas adequadamente Os prazos devem ser acordados e respeitados Toda a equipe deve se esforçar para alcançar os objetivos do projeto O projeto deve ter potencial de difusão não só no Brasil, como em outros países Benefícios mensuráveis gerados para o cliente e empresa
? Ferramenta DMAIC Defina Mensure Analise Melhore Controle LeanSixSigma Ferramenta DMAIC ? Defina Mensure Analise Melhore Controle Definição do desconforto Levantamento de dados Mapa do estado futuro Treinamento para os envolvidos Documentar melhorias Definição dos indicadores Análise de dados Discussões Aplicação das ferramentas Criar padrão de auditoria Nomeação da equipe de trabalho Análise de oportunidades Brainstorming de oportunidades Implementação de melhorias Criar padrão de treinamentos Definição do escopo Mapa do estado atual Planej. de atividades e treinamentos Análise de resultados Planejar novas melhorias Redução de falhas Aumento de produtividade Redução de custo Melhoria de processos
Presidente, Country Manager e toda a empresa Como o projeto foi divulgado? Retrospectiva 2013 Evento de Lançamento Presidente, Country Manager e toda a empresa Comunicados Internos In Pauta
O melhor projeto será premiado Como quando e porquem o projeto será avaliado? O melhor projeto será premiado Final 2014 Por uma bancada formada por membros do Comitê de Direção... & ... por um consultor externo com expertise no assunto.
O que ganhamos? Visibilidade Credibilidade Equipe desenvolvida Equipe motivada Certificado Troféu Prêmios Redução de Custo Satisfação do Cliente
acreditar que pequenas mudanças fazem grande diferença. Inovar é... acreditar que pequenas mudanças fazem grande diferença. Projetos Inscritos 10 Áreas Envolvidas 09 Pessoas Envolvidas 73
Obrigada