Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo
Pergunta Central – Equação Como dimensionar os conhecimentos pertinentes à formação do médico com o perfil desejado, considerando as especificidades dos saberes: docentes, discentes e dos profissionais que atuam na área da saúde e sua relação com as diferentes fases do currículo ?
Rompendo com as Ortodoxias Campos disciplinares Auto-suficiência Supervalorização da detenção do conhecimento
Rompendo com as Ortodoxias Cenarios de aprendizagem Aula “paroquial” Sala de Aula-Laboratório-Hospital
Rompendo com as Ortodoxias Hierarquização das relações interpessoais Professor-Aluno Aluno-Aluno Professor-Professor Professor-Profissionais de saúde Professor-Paciente Aluno-Paciente Aluno-Profissionais de saúde
Rompendo com as Ortodoxias Processos de construção do conhecimento Fragmentação do conhecimento Meios tradicionais de acesso ao conhecimento
Trabalhando as Ortodoxias Campos disciplinares Cenários de aprendizagem Hierarquização das relações interpessoais Processos de construção do conhecimento
Qual Como Quando Quanto Com quem Construção do Conhecimento Quando Quanto Com quem
Redimensionar/Sistematizar ensinar aprender fazer
Situação Desejada Promover estratégias de ação/reflexão que garantam a diluição ou concentração dos conhecimentos especificos intra e inter fases do currículo, objetivando o redimensionamento de forma sistematizada e contínua.
Programa de Inciacao Cientifica
Condicionantes Tecnologia Metodo Interacao Utilizacao de instrumentos adequados de avalicao continua Diagnostico dos diferentes saberes e praticas (Docentes,Discentes,Rede) Criacao de rede para articulacao, sistematizacao e implementacao do redimensionamento Tecnologia Metodo Interacao
Muito obrigado! Os visionários