Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo.

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Transcrição da apresentação:

Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo

Pergunta Central – Equação Como dimensionar os conhecimentos pertinentes à formação do médico com o perfil desejado, considerando as especificidades dos saberes: docentes, discentes e dos profissionais que atuam na área da saúde e sua relação com as diferentes fases do currículo ?

Rompendo com as Ortodoxias Campos disciplinares Auto-suficiência Supervalorização da detenção do conhecimento

Rompendo com as Ortodoxias Cenarios de aprendizagem Aula “paroquial” Sala de Aula-Laboratório-Hospital

Rompendo com as Ortodoxias Hierarquização das relações interpessoais Professor-Aluno Aluno-Aluno Professor-Professor Professor-Profissionais de saúde Professor-Paciente Aluno-Paciente Aluno-Profissionais de saúde

Rompendo com as Ortodoxias Processos de construção do conhecimento Fragmentação do conhecimento Meios tradicionais de acesso ao conhecimento

Trabalhando as Ortodoxias Campos disciplinares Cenários de aprendizagem Hierarquização das relações interpessoais Processos de construção do conhecimento

Qual Como Quando Quanto Com quem Construção do Conhecimento Quando Quanto Com quem

Redimensionar/Sistematizar ensinar aprender fazer

Situação Desejada Promover estratégias de ação/reflexão que garantam a diluição ou concentração dos conhecimentos especificos intra e inter fases do currículo, objetivando o redimensionamento de forma sistematizada e contínua.

Programa de Inciacao Cientifica

Condicionantes Tecnologia Metodo Interacao Utilizacao de instrumentos adequados de avalicao continua Diagnostico dos diferentes saberes e praticas (Docentes,Discentes,Rede) Criacao de rede para articulacao, sistematizacao e implementacao do redimensionamento Tecnologia Metodo Interacao

Muito obrigado! Os visionários